-

DAA0322 - SOCIOLOGIA DA EDUCACAO II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
1. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA (26/02/2018 - 27/03/2018)
1.1. Educação: alguns elementos da sua história 1.2. Adorno e a defesa de uma educação emancipatória 1.3. Mapeando a sociologia da educação: uma perspectiva crítica das desigualdades
   Slides projeto desenho animado 
Carx alunx, Segue, em anexo, slides do projeto de desenho animado. Saudações sociológicas,
  Texto apoio sobre criação de animações 
Carx alunx, Segue, em anexo, um texto de apoio sobre a produção de animações em escolas. Saudações sociológicas,
  Cartilha de produção animações 
Carx alunx, Segue cartilha de produção de animações. Saudações sociológicas,
  Modelo projeto animação 
Carx alunx, Conforme combinado, segue modelo do projeto de animação. Prazo de entrega e apresentação: 14.05.18 Att.
Antecipação aula 19.03 (13/03/2018 - 13/03/2018)
Aula Extra.
Antecipação aula 15.03 (15/03/2018 - 15/03/2018)
Aula Extra.
Reposição de aula (16/03/2018 - 16/03/2018)
Aula Extra.
Não Haverá Aula (19/03/2018)

Licença médica do professor.

Não Haverá Aula (20/03/2018)

Licença médica do professor.

Não Haverá Aula (26/03/2018)

Licença médica do professor.

Não Haverá Aula (27/03/2018)

Licença médica do professor.

2. EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias (02/04/2018 - 21/05/2018)
2.1. Foucault e a educação 2.2. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana 2.3. A emergência da sociologia ?crítica? da educação: onde pensar com Bourdieu 2.4. Os sujeitos da educação: interagindo com Judith Butler
  Estudo dirigido sobre texto A reprodução 
Carx alunx, Segue, em anexo, Estudo dirigido sobre o texto 6_ A reprodução, para conduzir na leitura do texto. Abraço,
Não Haverá Aula (01/05/2018)

Feriado do dia do trabalho.

3. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO (22/05/2018 - 26/06/2018)
3.1. Alguns traços históricos 3.2. O desafio de uma educação para todos 3.3. Perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
26 27 05 06 12 13 15 16 02 03 09 10 16 17 23 24 30 07 08 14 15 21 22 28 29 04 05 11 12 18 19
1 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 12
3 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2017901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
11 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 8
12 2017902**** 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 201393**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 46
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017902**** 2 2 2 2 2 4 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 0 2 2 2 2 2 2 60
17 2017908**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
18 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
19 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
21 2017908**** 0 0 0 0 2 4 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
22 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
25 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 42
26 2017910**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
29 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
30 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
31 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 14
33 2017902**** 0 0 0 0 2 4 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 14
34 2017901**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4
35 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2017901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
38 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
39 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
40 2017902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
41 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2
42 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 46 RF
2 2017902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
3 2016901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 42 RF
4 2017902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 4 AM
5 2017902**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
6 2017902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
7 2017900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
8 2017900**** 10,0 9,0 9,0 9.3 0 AM
9 2017901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
10 2017908**** 10,0 9,0 9,0 9.3 2 AM
11 2017901**** 10,0 9,0 8,5 9.2 4 AM
12 2017901**** 9,0 8,5 8,5 8.7 4 AM
13 2017901**** 10,0 9,0 9,5 9.5 4 AM
14 2017902**** 9,5 9,0 8,5 9.0 4 AM
15 2017901**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
16 2017902**** 10,0 9,5 10,0 9.8 4 AM
17 2017902**** 10,0 8,8 9,0 9.3 2 AM
18 2017900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
19 2017900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
20 2017900**** 10,0 8,5 9,0 9.2 0 AM
21 2017900**** 10,0 8,8 10,0 9.6 4 AM
22 2017900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 2 AM
23 2017902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 0 AM
24 2017900**** 8,0 8,5 8,5 8.3 4 AM
25 2017900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
26 2017902**** 7,5 9,5 9,5 8.8 4 AM
27 2017902**** 7,5 8,5 9,0 8.3 6 AM
28 2017908**** 7,5 9,5 9,0 8.7 10 AM
29 2017902**** 5,0 9,5 8,5 7.7 12 AM
30 2017900**** 10,0 9,0 9,5 9.5 2 AM
31 2017901**** 10,0 9,5 9,5 9.7 4 AM
32 2017900**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
33 2017910**** 10,0 9,5 8,5 9.3 4 AM
34 2017901**** 9,5 9,5 8,8 9.3 2 AM
35 2015901**** 5,5 9,5 6,0 7.0 14 AM
36 2017902**** 7,5 9,0 6,0 7.5 14 AM
37 2017901**** 8,0 9,5 9,5 9.0 8 AM
38 2017902**** 8,0 8,8 9,5 8.8 6 AM
39 2017900**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
40 2017902**** 10,0 9,5 9,5 9.7 2 AM
41 2017908**** 8,0 9,5 9,0 8.8 4 AM
42 2017901**** 10,0 8,8 9,5 9.4 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Utilizaremos diferentes estratégias para efetivação dos objetivos propostos:
• Aulas expositivas;
• Trabalho em equipes de análise de textos (Seminários) e debate em grande grupo;
• Produção de animações cinematográficas.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliações (discussões, textos produzidos e questões online).
Trabalho Integrado – Projeto desenho animado (Apresentação em sala de aula, em atenção aos critérios estabelecidos);
Produção do documentário - desenho animado (Apresentação em sala de aula, em atenção aos critérios estabelecidos).
Horário de atendimento: 16-18
Bibliografia: SOUZA, R. Sociologia da educação. São Paulo: Cengage, 2016. pp. 52-68.
ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995.
APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Mapeamento da sociologia da educação: contexto social, poder e conhecimento. In: ______. Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
DUSSEL, I. Foucault e a educação. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
HOADLEY, U.; MULLER, J. Códigos, pedagogia e conhecimento: avanços na sociologia da educação Bernsteiniana. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
VAN HAECHT, A. O esquema da reprodução: da escola ao sistema de classes sociais. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
VAN HAECHT, A. As críticas feita ao esquema da reprodução. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
YOUDELL, D. Reconhecendo os sujeitos da educação: interações com Judith Butler. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.
VAN HAECHT, A. A emergência da sociologia “crítica” da educação. In: ______. Sociologia da educação: a escola posta à prova. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
CHARLOT, B. Educação e globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate. In: ______. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.
OLSSEN, M. Social-democracia, complexidade e educação: perspectivas sociológicas do liberalismo do bem-estar. In: APPLE, M. W.; BALL, S. J.; GANDIN, L. A. (Orgs.). Sociologia da Educação: análise internacional. Porto Alegre: Penso, 2013.

Referências complementares para produção de desenho animado
RAMOS, M. Luz, câmera, ação! Disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=864&sid=7, acessado em 05 de março de 2018.
MAGALHÃES, M. Cartilha Anima Escola: técnicas de animação para professores e alunos. 2. ed. -- Rio de Janeiro: IDEIA - Instituto de Desenvolvimento, Estudo e Integração pela Animação, 2015. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/arquivos/material%20pedag%C3%B3gico/animaescola_cartilha2015_web.pdf, acessado em 05 de março de 2018.
FRANCO, V. N. D. O uso das tecnologias da informação e da comunicação no ensino fundamental: possibilidades e desafios. Dissertação de mestrado (Faculdade de Educação) UERJ, 2016. 159 f. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/leitura/1475163873.pdf, acessado em 05 de março de 2018.
OLIVEIRA, D. de; FERREIRA, L. Entre as múltiplas linguagens, os curtas na escola: experimentando a relação de autoria na alfabetização com a produção de animações, SME: RJ, 2013. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/leitura/1399401235.pdf, acessado em 05 de março de 2018.
Milliet, Joana Sobral. Pedagogias da animação: professores criando filmes com seus alunos na escola. Dissertação de mestrado (Faculdade de Educação) UERJ, 2014. 138 f. Disponível em: http://www.animaescola.com.br/media/leitura/1475163471.pdf, acessado em 05 de março de 2018.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/02/2018
27/03/2018
1. EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA
13/03/2018
13/03/2018
Antecipação aula 19.03
15/03/2018
15/03/2018
Antecipação aula 15.03
16/03/2018
16/03/2018
Reposição de aula
19/03/2018
19/03/2018
Não Haverá Aula
20/03/2018
20/03/2018
Não Haverá Aula
26/03/2018
26/03/2018
Não Haverá Aula
27/03/2018
27/03/2018
Não Haverá Aula
02/04/2018
21/05/2018
2. EDUCAÇÃO: perspectivas e teorias
01/05/2018
01/05/2018
Não Haverá Aula
22/05/2018
26/06/2018
3. EDUCAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO
Avaliações
Data Descrição
02/04/2018 1ª Avaliação
21/05/2018 2ª Avaliação
18/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Atividade avaliativa 22/05/2018
Próximas atividades da disciplina 07/05/2018
Retorno das aulas 30/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 20:06