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CBT0036 - FUNDAMENTOS DE MARKETING - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Administração de Marketing (26/02/2018 - 26/02/2018)
Conceito e definição/ Responsabilidade Estratégica/ Responsabilidade Operacional/ Planejamento de Marketing (Análise de Mercado/ Identificação de Oportunidades e Riscos/ Objetivos de Marketing e Estratégia de diferenciação de produto/ Estratégias de preço, comunicação e distribuição/ Plano Tático/ Orçamento de Marketing)/ Avaliação e Controle
   Texto para o trabalho do dia 18-05 
Segue o segundo texto para o trabalho a ser entregue no dia 18-05.
História e evolução do Marketing (16/03/2018 - 26/03/2018)
Primeiras ideias (Teoria da Escolha Individual)/ 1ª e 2ª fase da Revolução Industrial/ O Marketing nas décadas de 50,60 e 70/ A Influência da Teoria Geral de Sistemas no conceito de Marketing de Phillip Kotler/ Definição de Marketing
Conceitos aplicados ao Marketing (30/03/2018 - 13/04/2018)
Mercado/ Segmento de mercado/ Segmentação de Mercado/ Definição de necessidades e desejos/ Satisfação/ Valor do produto para o cliente/ Diferença entre produto e serviço/ Demanda de mercado/ Potencial de Mercado/ Demanda de Produto/ Ambiente de Marketing
  Pesquisa de Marketing - Metodologia 
Apostila de metodologia para apoio ao conteúdo de pesquisa de marketing
Função do Marketing (16/04/2018 - 23/04/2018)
Funções básicas da empresa/ O Marketing como função empresarial/ Composto de Marketing (4P's, 4C's e 4A's)
Comportamento do Cliente (27/04/2018 - 18/05/2018)
  Texto para o trabalho do dia 18 
Segue o primeiro texto para o trabalho a ser entregue no dia 18-05
Comunicação de Marketing (21/05/2018 - 01/06/2018)
Conceito de comunicação integrada/ Processo de Comunicação
Plano de Marketing (04/06/2018 - 25/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
26 02 05 09 12 16 19 23 26 30 02 06 09 13 16 20 23 27 30 04 07 11 14 18 21 25 28 01 04 08 11 15 18 22 25
1 2016902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 201392**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
3 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
6 2016902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 70
7 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
8 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 4
12 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
13 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2
14 2017913**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 70
15 2015903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 70
16 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2016902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 70
20 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 5
21 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016901**** 3,0 9,0 9,0 7.0 0 AM
2 2016902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
3 2015903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
4 2016903**** 7,0 4,8 8,5 9.0 7.9 4 EF
5 2015904**** 3,0 8,0 8,0 7.5 6.9 2 EF
6 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 2 RN
7 2016903**** 6,0 4,5 9,5 7.5 7.1 2 EF
8 2017913**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
9 2016903**** 2,0 8,0 9,5 7.5 7.0 2 EF
10 2016902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
11 2016903**** 5,0 6,5 9,0 7.5 7.2 0 EF
12 2016903**** 7,0 2,3 8,5 6.5 6.2 0 EF
13 2016901**** 2,0 5,0 8,0 7.0 6.0 2 EF
14 2016902**** 2,0 4,8 8,0 7.0 6.0 4 EF
15 2015904**** 2,0 0,0 0,0 0.7 2 RN
16 2016903**** 4,0 4,5 8,0 6.5 6.0 4 EF
17 2016903**** 2,0 4,8 8,0 8.0 6.5 5 EF
18 2016903**** 4,0 5,0 9,5 6.5 6.4 4 EF
19 2016902**** 5,5 7,0 8,5 7.0 2 AM
20 2016902**** 3,0 7,0 8,0 6.5 6.3 2 EF
21 2015904**** 3,0 3,5 9,5 4.0 4.7 2 RN
22 201392**** 2,0 5,0 5,0 0.0 2.0 2 RN
23 2016903**** 9,0 4,8 9,0 7.6 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Introdução aos estudos de Marketing. O Ambiente de Marketing. Sistema de Informações de Marketing. Mercados Consumidores e Comportamento do Consumidor. Diferenciação de Produto e Segmentação de Mercado. Posicionamento da Oferta ao Mercado por meio do C.V.P. Responsabilidade Social e Ética no Marketing. Planejamento estratégico e o papel do marketing nas empresas. Mix de Marketing.
Objetivos: Apresentar ao aluno os conceitos e as ferramentas básicas do marketing. Tornar perceptível a atuaçao do marketing em esferas sociais, culturais, políticas e econômicas na atualidade. Oferecer uma visao global da importância do marketing na rotina das empresas e no posicionamento dos mercados. Estimular o uso contínuo da informaçao e planejamento na atuaçao profissional. Praticar situaçoes de planejamento de marketing com os alunos.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os procedimentos que serão utilizados no intuito de atingir os objetivos propostos para esta disciplina constituem-se em:
a) Aulas expositivas e dialogadas;
b) Análise e interpretação de situações reais vivenciadas no ambiente organizacional;
c) Discussão de assuntos atuais relacionados com o conteúdo programático;
Dinâmicas de grupo que tragam ao aluno o desenvolvimento do senso crítico e analítico frente a realidade empresarial do setor turístico.
Para tanto, os instrumentos de exposição de conteúdo e dinamização das aulas serão: equipamentos de audiovisual, estudos de caso, dinâmicas de grupo e quadro.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações ocorrerão em conformidade com os anseios de aprendizado dos alunos, porém serão propostas, inicialmente, as seguintes avaliações:
1. Trabalho em grupo (25%da nota final)
2. Prova Escrita (25% da nota final)
3.Trabalho em Grupo (25% da nota final)
4. Position Paper (25% da nota final)
Horário de atendimento:
Bibliografia: Bibliografia Básica
KOTLER, P. Administração de Marketing; Análise Planejamento, Implementação e Controle. 12ed. São Paulo: Prentice Hall, 2007..
BOONE, L.E.; KURTZ, David L. Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.
HOOLEY, G; SAUNDERS, J. Estratégia de Marketing e Posicionamento Competitivo. São Paulo: Prentice Hall, 2001.

Bibliografia Complementar
ETZEL, Michael J.; STANTON, Júlio César,; PASQUALE, Perrotti Pietrangelo. Dicionário de
Termos de Marketing. São Paulo: Atlas, 1999.
ETZEL, Michael J.; WALKER, Bruce J.; STANTON, William J. Marketing. São Paulo: Makron Books, 2001.
GILBERT A. CHURCHIL, Jr. J. PAUL PETER; Marketing – criando valor para os clientes. São Paulo: Saraiva, 2003
KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª edição. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 9ª edição. Rio de Janeiro:
Prentice Hall, 2003.
O. C. FERRELL E OUTROS. ESTRATÉGIA DE MARKETING. 1ª EDIÇÃO. SÃO PAULO: ATLAS, 2000.
WESTWOOD, John. O Plano de Marketing. 2ª edição. São Paulo: Makron, 1996.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/02/2018
26/02/2018
Administração de Marketing
16/03/2018
26/03/2018
História e evolução do Marketing
30/03/2018
13/04/2018
Conceitos aplicados ao Marketing
16/04/2018
23/04/2018
Função do Marketing
27/04/2018
18/05/2018
Comportamento do Cliente
21/05/2018
01/06/2018
Comunicação de Marketing
04/06/2018
25/06/2018
Plano de Marketing
Avaliações
Data Descrição
06/04/2018 1ª Avaliação
27/04/2018 2ª Avaliação
18/05/2018 3ª Avaliação
22/06/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Exame Final - Informações 21/05/2018
Aulas de preparação ao exame final 19/05/2018
Conteúdo para a 2ª prova de mkt 16/05/2018
Trabalho em grupo para a ser entregue no dia 18-05 03/05/2018
Datas das avaliações 02/05/2018
Retorno do professor Vicente 18/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:19