-

CMR0335 - ESTAGIO BASICO II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do estágio básico II. (06/03/2018 - 06/03/2018)
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do estágio básico II.
Relações sociais e habilidades interpessoais (13/03/2018 - 13/03/2018)
Postura analítico-reflexiva frente às demandas observadas e ética profissional na atuação em campo. (20/03/2018 - 20/03/2018)
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar (27/03/2018 - 27/03/2018)
Pesquisa documental no contexto institucional (03/04/2018 - 03/04/2018)
Uso de entrevistas e questionários no processo de anamnese (10/04/2018 - 10/04/2018)
Observações sistemáticas e observação participante na escola (17/04/2018 - 17/04/2018)
Inserção em campo para observação de processos de desenvolvimento e aprendizagem (24/04/2018 - 24/04/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional. (08/05/2018 - 08/05/2018)
Inserção em campo para observação de processos de desenvolvimento e aprendizagem (15/05/2018 - 15/05/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional. (22/05/2018 - 22/05/2018)
Inserção em campo para observação de processos de desenvolvimento e aprendizagem (29/05/2018 - 29/05/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação (05/06/2018 - 05/06/2018)
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação (12/06/2018 - 12/06/2018)
Apresentação dos relatos de experiência na Mostra de Práticas d Estágio Básico (19/06/2018 - 19/06/2018)
Relatório final. (26/06/2018 - 26/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22 29 05 12 19 26
1 2016904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016906**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016904**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2016905**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2016906**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Método de observação de crianças. Identificação das etapas do desenvolvimento infantil: funções cognitivas (pensamento de linguagem), fases psicossexuais e afetividade (nível das interações sociais). Avaliação psicométrica do desempenho escolar, da memória e da inteligência. Elaboração de relatório dos métodos utilizados (observação e avaliação psicológica).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas dialogadas em momento preparatório à inserção nos campos de estágio;
- Discussão das demandas dos campos de estágio, supervisão das atividades realizadas à luz de textos previamente lidos;
- Elaboração de textos científicos e relatórios técnicos.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação ocorrerá durante todo o processo, considerando a assiduidade, o envolvimento e a participação. Todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: relatório parcial, relatório final e apresentação do relato de experiência na Mostra de Práticas em Estágio Básico em Psicologia.
Horário de atendimento: Terça das 8 às 12h
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CORREIA, M. Psicologia e escola: uma parceria necessária. Campinas: Alínea, 2004.
GUZZO, R. S. L. Psicologia escolar: LDB e educação hoje. Campinas: Alínea, 2002.
NOVAES, Maria Helena. Psicologia escolar. 8. ed. Petropolis: Vozes, 1984.
PATTO, M. H. S. Introdução à psicologia escolar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.
YAMAMOTO, Oswaldo H (Org.). Psicólogo e a escola: uma introdução ao estudo da psicologia escolar. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2004.
WECHSLER, S. M. P. Psicologia escolar: pesquisa, formação e prática. Campinas: Alínea, 2001

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALMEIDA, S. F. C. Psicologia escolar: ética e competências na formação e atuação profissional. Campinas: Alínea, 2003.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Código de ética profissional dos psicólogos. Brasília: CEF, 2005.
DEL PRETTE, A., DEL PRETTE, Z. A. P. Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. Campinas: Alínea, 2003.
DEL PRETTE, Z. A. P. Psicologia escolar e educacional: saúde e qualidade de vida. Campinas: Alínea, 2001.
GUZZO, R. S. L., ALMEIDA, L. S., WECHSLER, S. M. Psicologia escolar: padrões e práticas em países de língua espanhola e portuguesa. Campinas: Alínea, 2001.
MARTÍNEZ, A. M. (Org.). Psicologia escolar e compromisso social. Campinas: Alínea, 2005.
PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.
VASCONCELOS, Z. B.; OLIVEIRA, I. D. Orientação vocacional. São Paulo: Vetor, 2004.
WITTER, G, P. Produção científica em psicologia e educação. Campinas: Alínea, 1999.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/03/2018
06/03/2018
Apresentação da proposta de trabalho da disciplina, aspectos organizativos, normas e orientações gerais sobre o funcionamento do estágio básico II.
13/03/2018
13/03/2018
Relações sociais e habilidades interpessoais
20/03/2018
20/03/2018
Postura analítico-reflexiva frente às demandas observadas e ética profissional na atuação em campo.
27/03/2018
27/03/2018
Técnicas de pesquisa qualitativa como instrumento de coleta de dados sobre processos de desenvolvimento e aprendizagem no contexto escolar
03/04/2018
03/04/2018
Pesquisa documental no contexto institucional
10/04/2018
10/04/2018
Uso de entrevistas e questionários no processo de anamnese
17/04/2018
17/04/2018
Observações sistemáticas e observação participante na escola
24/04/2018
24/04/2018
Inserção em campo para observação de processos de desenvolvimento e aprendizagem
08/05/2018
08/05/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional.
15/05/2018
15/05/2018
Inserção em campo para observação de processos de desenvolvimento e aprendizagem
22/05/2018
22/05/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para coleta de dados sobre as queixas escolares e elaboração da Anamnese e do Diagnóstico institucional.
29/05/2018
29/05/2018
Inserção em campo para observação de processos de desenvolvimento e aprendizagem
05/06/2018
05/06/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação
12/06/2018
12/06/2018
Supervisão das atividades realizadas em campo para elaboração do plano de ação
19/06/2018
19/06/2018
Apresentação dos relatos de experiência na Mostra de Práticas d Estágio Básico
26/06/2018
26/06/2018
Relatório final.
Avaliações
Data Descrição
24/04/2018 1ª Avaliação
19/06/2018 2ª Avaliação
29/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:31