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CMR0355 - FUNDAMENTOS DA CLINICA EM SAUDE COLETIVA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA (27/02/2018 - 27/02/2018)
SAÚDE COLETIVA E DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE (06/03/2018 - 06/03/2018)
PROMOÇÃO DA SAUDE (13/03/2018 - 13/03/2018)
REFORMA SANITÁRIA NO BRASIL (20/03/2018 - 20/03/2018)
REFORMA SANITÁRIA NO BRASIL (27/03/2018 - 27/03/2018)
HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE (03/04/2018 - 03/04/2018)
HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE (10/04/2018 - 10/04/2018)
POLÍTICA DE SAÚDE COMO UMA POLÍTICA SOCIAL (17/04/2018 - 17/04/2018)
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (24/04/2018 - 24/04/2018)
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (01/05/2018 - 01/05/2018)
MODELOS DE ATENÇÃO A SAÚDE (08/05/2018 - 08/05/2018)
REDES DE ATENÇÃO (15/05/2018 - 15/05/2018)
ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE (22/05/2018 - 22/05/2018)
PLANEJAMENTO EM SAÚDE (29/05/2018 - 29/05/2018)
I AVALIAÇÃO ESCRITA (05/06/2018 - 05/06/2018)
FILME SICKO (12/06/2018 - 12/06/2018)
DRAMATIZAÇÃO (19/06/2018 - 19/06/2018)
II AVALIAÇÃO TRIBUNAL DE JURI (26/06/2018 - 26/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI Total
06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 15 22
1 2015903**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 2 0 0 6
2 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015905**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 12
4 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2
5 2015901**** 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 2 4 14
6 201391**** 4 0 3 4 0 4 0 0 0 4 4 4 27
7 2015902**** 0 2 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 6
8 201490**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 10
9 201495**** 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 8
10 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 201395**** 0 0 0 4 4 0 0 0 0 4 0 4 16
12 2015900**** 0 0 0 0 4 2 0 0 0 0 4 0 10
13 201393**** 4 4 4 4 4 4 0 0 0 4 4 4 36
14 201395**** 0 0 0 4 0 4 0 0 0 4 0 2 14
15 201493**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
16 2014911**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3 0 0 3
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201395**** 10,0 8,0 10,0 9.3 0 AM
2 201391**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
3 201490**** 10,0 9,0 10,0 9.7 0 AM
4 2015903**** 8,7 8,0 8,7 8.5 0 AM
5 201493**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 201395**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
7 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 201495**** 8,7 9,0 9,0 8.9 0 AM
11 2015903**** 8,7 10,0 10,0 9.6 0 AM
12 2015902**** 7,0 9,0 9,0 8.3 0 AM
13 2015902**** 8,7 10,0 10,0 9.6 0 AM
14 2015905**** 10,0 8,0 10,0 9.3 0 AM
15 2015900**** 8,7 9,0 9,0 8.9 0 AM
16 2015901**** 7,0 8,0 8,0 7.7 0 AM
17 2014911**** 10,0 8,0 10,0 9.3 0 AM
18 201393**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: A gestão da Saúde no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) e o Programa de Saúde da Família (PSF). Atenção integral em saúde coletiva. A atuação dos profissionais nas políticas públicas de saúde. Temas atuais em saúde coletiva.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, . A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas estimular o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Como métodos de avaliação iremos utilizar. Como métodos de avaliação iremos utilizar: comunidade de aprendizagem I: avaliação subjetiva , comunidade de aprendizagem II: prova objetiva; comunidade de aprendizagem III: dramatização.

Horário de atendimento:
Bibliografia: LEAL, Mariana Bertol e CAMARGO JUNIOR, Kenneth Rochel de. Saúde Coletiva em debate: reflexões acerca de um campo em construção. Interface (Botucatu) [online]. 2012, vol.16, n.40, pp. 53-66. Epub 26-Abr-2012. ISSN 1414-3283.

CARVALHO, S.R. O movimento da Saúde Coletiva no Brasil In CARVALHO, S.R. Saúde Coletiva e Promoção da Saúde: sujeito e mudança. São Paulo, Editora HUCITEC, 2007.

CARVALHO, S.R. Correntes contemporaneas da Saúde Coletiva In CARVALHO, S.R. Saúde Coletiva e Promoção da Saúde: sujeito e mudança. São Paulo, Editora HUCITEC, 2007.

FLEURY, Sonia. Reforma sanitária brasileira: dilemas entre o instituinte e o instituído. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.3, pp. 743-752. ISSN 1413-8123.

CARVALHO,S.R.(orgs). Reflexões sobre o tema da cidadania e a produção de subjetividade no SUS. In CARVALHO,S.R Conexões: saúde coletiva e políticas de subjetividade. São Paulo, Aderaldo & Rothshild, 2009.p. 23-41.

NORONHA, José Carvalho de. Cobertura universal de saúde: como misturar conceitos, confundir objetivos, abandonar princípios. Cad. Saúde Pública [online]. 2013, vol.29, n.5, pp. 847-849. ISSN 0102-311X.

PEDROSA,J.I.S. Ação dos atores institucionais na organização na saúde pública no Piauí. Tese de Doutorado, Campinas, 1997. p. 34-318.

TEIXEIRA,C.F. Planejamento em Saúde: conceitos, métodos e experiência. Salvador. EDUFBA, 2010. p. 9-76.

BREILH,J. Las tres S de la determinacion de la vida In NOGUEIRA,R.P. Determinação Social da Saúde. Rio de Janeiro, CEBES, 2010.


MERHY,E. FRANCO,T.B. Por uma composição técnica do trabalho centrada no campo relacional e nas tecnologias leves .In MERHY,E. FRANCO,T.B. Trabalho, produção do cuidado e subjetividade em saúde. São Paulo, HUCITEC, 2013.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
27/02/2018
27/02/2018
INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA
06/03/2018
06/03/2018
SAÚDE COLETIVA E DETERMINAÇÃO SOCIAL DA SAÚDE
13/03/2018
13/03/2018
PROMOÇÃO DA SAUDE
20/03/2018
20/03/2018
REFORMA SANITÁRIA NO BRASIL
27/03/2018
27/03/2018
REFORMA SANITÁRIA NO BRASIL
03/04/2018
03/04/2018
HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE
10/04/2018
10/04/2018
HISTÓRIA DAS POLÍTICAS DE SAÚDE
17/04/2018
17/04/2018
POLÍTICA DE SAÚDE COMO UMA POLÍTICA SOCIAL
24/04/2018
24/04/2018
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
01/05/2018
01/05/2018
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
08/05/2018
08/05/2018
MODELOS DE ATENÇÃO A SAÚDE
15/05/2018
15/05/2018
REDES DE ATENÇÃO
22/05/2018
22/05/2018
ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
29/05/2018
29/05/2018
PLANEJAMENTO EM SAÚDE
05/06/2018
05/06/2018
I AVALIAÇÃO ESCRITA
12/06/2018
12/06/2018
FILME SICKO
19/06/2018
19/06/2018
DRAMATIZAÇÃO
26/06/2018
26/06/2018
II AVALIAÇÃO TRIBUNAL DE JURI
Avaliações
Data Descrição
06/03/2018 1ª Avaliação
08/05/2018 2ª Avaliação
19/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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