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CMP002 - ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAUDE I - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Seminário de Introdução do Curso (07/03/2018 - 07/03/2018)

Organização da Atenção Básica em Parnaíba - Atividade de Integração

Coordenada pela Profa. Lorena Soares

   DSS - TEXTO 2 
Bases da Atenção Primária em Saúde (14/03/2018 - 14/03/2018)

Apresentação do Módulo APS 1

Discussão Dialogada das Atividades de Integração

Bases da Atenção primária em Saúde 

Profa Daniela Barros  

Visita à UBS ? observação livre do território (21/03/2018 - 21/03/2018)

Visita à UBS. Os alunos deverão realizar uma observação livre do território. Os alunos serão distribuídos por grupos para realização de visitas as UBSs: - Jander (UBS Mendonça Clark) -Sabrina (UBS dona Mocinha) -Daniela (UBS Bom Conselho) -Vladimir (UBS Catanduvas) -Lorena (UBS Vegflora) -Belisa (UBS bairro do Carmo) -Eneida (UBS Ilha Grande)

Objetivos 1. Localizar e descrever a divisão territorial da área de abrangência da UBS, analisando como funcionam os dispositivos da rede de atenção à saúde e de assistência social; 2. Observar a organização social do território, identificando necessidades, dificuldades e potencialidades.

 

  Distribuição alunos/Professores/UBS 
Distribuição dos alunos por UBS para realização das atividades práticas no período.
Determinantes Sociais da Saúde e Doença (28/03/2018 - 28/03/2018)
Determinantes Sociais da Saúde e Doença Prof. Jander Nogueira
   ATIVIDADE DE DSS
Período de Habilitação: 27/03/2018 às 22:00 a 01/04/2018 às 23:59
Visita à UBS: Território (04/04/2018 - 04/04/2018)
Visita à UBS: Território Os alunos realizarão a visita ao território sendo orientados pelos critérios estabelecidos em roteiro de visita.
Oficina de territorialização (11/04/2018 - 11/04/2018)
Oficina de territorialização - Prof. Vladimir Félix Trabalhar Conceitos de Territorialização Orientação para Produção do Portfólio.
1ª Avaliação escrita individual (18/04/2018 - 18/04/2018)
1ª Avaliação escrita individual - Profa. Daniela Barros
Retorno da Avaliação - Trabalho em equipe (25/04/2018 - 25/04/2018)
08 às 09:00h- Retorno da avaliação - Professores do módulo 09:00 às 12:00 h ? Sala invertida - Trabalho em Equipe - Profa Belisa Melo
VISITA ÀS UBS`s (02/05/2018 - 02/05/2018)
VISITA ÀS UBS?s - Professores do Módulo Atividade integrada de HM1 Observação participante do território
Participação e Controle Social no SUS (09/05/2018 - 09/05/2018)
Participação e Controle Social no SUS - Profa Daniela Barros Roda de Conversa sobre Participação Social no SUS
VISITA ÀS UBS?s (16/05/2018 - 16/05/2018)
VISITA ÀS UBS?s - Professores do Módulo Mapeamento do território
Atividade Avaliativa (23/05/2018 - 23/05/2018)
Professores do Módulo - Construção e apresentação do mapa do território - Sistematização - Atividade Avaliativa
VISITA ÀS UBS?s (30/05/2018 - 30/05/2018)
Professores do Módulo - VISITA ÀS UBS?s - Atividade Integrada de HM1 - Apresentação e discussão dialogada com a equipe e saúde sobre o mapa do território.
Entrega dos resultados (06/06/2018 - 06/06/2018)
Entrega de Portfólio (13/06/2018 - 13/06/2018)
Os alunos deverão entregar o portfólio produzido durante ao professore responsáveis pela acompanhamento de sua atividade na UBS durante o semestre: - Jander (UBS Mendonça Clark) -Sabrina (UBS dona Mocinha) -Daniela (UBS Bom Conselho) -Vladimir (UBS Catanduvas) -Lorena (UBS Vegflora) -Belisa (UBS bairro do Carmo) -Eneida (UBS Ilha Grande)
Avaliação Final (20/06/2018 - 20/06/2018)
O aluno que obtiver média 4,0 ? NF ? 6,9 ?....realizará Exame Final
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
07 14 21 28 04 11 18 02 09 16 23 30 06 13
1 2018900**** 0 0 0 0 0 4 0 4 4 0 4 0 0 4 20
2 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018900**** 4 0 4 0 4 4 4 4 4 0 4 0 0 4 36
5 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018902**** 0 0 0 0 0 4 0 4 4 0 0 0 0 0 12
7 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
11 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
13 2017915**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2018902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 8
15 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
19 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2018900**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
22 2018900**** 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 8
23 2018900**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
26 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018900**** 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
30 2018900**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 8
31 2018902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 2018901**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2017913**** 4 0 4 0 4 4 4 4 4 0 4 0 0 4 36
34 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018903**** 8,4 9,5 9,5 9.1 0 AM
2 2018900**** 6,6 9,5 10,0 8.7 0 AM
3 2018900**** 9,0 9,0 8,5 8.8 0 AM
4 2018902**** 5,8 6,7 8,5 7.0 0 AM
5 2018903**** 7,2 9,8 9,5 8.8 0 AM
6 2018900**** 0,0 8,7 9,5 8.0 7.1 0 EF
7 2018900**** 8,8 9,2 9,5 9.2 0 AM
8 2018900**** 8,6 9,5 10,0 9.4 0 AM
9 2018900**** 9,8 9,5 9,5 9.6 0 AM
10 2018900**** 8,8 9,0 9,5 9.1 0 AM
11 2018902**** 8,4 9,5 10,0 9.3 0 AM
12 2018900**** 8,6 8,0 10,0 8.9 0 AM
13 2018900**** 8,4 7,5 9,5 8.5 0 AM
14 2018900**** 5,4 9,5 9,5 8.1 0 AM
15 2018901**** 4,4 10,0 9,0 7.8 0 AM
16 2018900**** 8,4 9,5 8,5 8.8 0 AM
17 2017913**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
18 2018902**** 8,8 10,0 9,0 9.3 0 AM
19 2018900**** 8,8 9,5 8,5 8.9 0 AM
20 2018901**** 5,2 9,5 10,0 8.2 0 AM
21 2018900**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
22 2018900**** 5,4 9,5 9,5 8.1 0 AM
23 2018901**** 7,4 9,5 9,5 8.8 0 AM
24 2018902**** 5,0 8,8 9,5 7.8 0 AM
25 2018902**** 7,4 9,5 10,0 9.0 0 AM
26 2018902**** 4,6 10,0 10,0 8.2 0 AM
27 2018900**** 7,6 9,5 9,5 8.9 0 AM
28 2018902**** 5,6 8,4 7,0 7.0 4 AM
29 2018901**** 7,8 9,5 10,0 9.1 0 AM
30 2018902**** 7,4 10,0 10,0 9.1 0 AM
31 2018900**** 7,4 9,5 9,5 8.8 0 AM
32 2018900**** 6,4 0,0 0,0 2.1 20 RF
33 2018901**** 7,2 10,0 9,0 8.7 0 AM
34 2017915**** 8,4 9,5 9,0 9.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Determinação social da saúde. Território e saúde. A historicidade do conceito de saúde/doença os modelos de atenção à saúde e a emergência da Atenção Primária em Saúde. Trabalho em Equipe na Estratégia de Saúde da Família. Instrumentos de conhecimento da saúde na comunidade. Metodologia Científica.
Objetivos:  Conhecer a utilização de instrumentos de territorialização da Estratégia Saúde da Família no território de abrangência de uma Unidade Básica de Saúde, respeitando o conhecimento prévio e o contexto sociocultural da equipe de trabalho, dos grupos sociais e da comunidade.  Reconhecer a determinação social da saúde e da doença e a saúde como direito, vivenciando e acompanhando experiências de Agentes Comunitários de Saúde na identificação de necessidades das pessoas, das famílias e da comunidade.  Relatar vivências de territorialização a partir da descrição do território e da observação de práticas de cuidado de si e de atenção à saúde no Sistema Único de Saúde, considerando a história e o contexto atual das políticas públicas de saúde.
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Estratégias Didático-Pedagógicas:
• Sessão Expositiva Dialogada;
• Utilização de instrumentos de coleta de dados sobre território adscrito a UBS.
• Implementação de Portfolio para análise cognitiva das atividades práticas no território.
• Atividade prática supervisionada nas Unidades Básicas de Saúde e no território.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Avaliações:
• Serão realizadas três avaliações:
1º - Avaliação escrita individual - (10 pontos);
2º - Entrega dos portfólios (5 pontos) e Avaliação dos rendimentos nas UBS (5 pontos);
3º - Avaliação da participação na construção do mapa dos territórios (5 pontos) e do produto da oficina a ser apresentado em plenária. (5 pontos).

• A nota final (NF) será obtida através da seguinte equação matemática:
NF = (P1+ P2 + P3)/3
P1 – Avaliação escrita individual (10 pts)
P2 – Portfólio + Avaliação de rendimentos UBS (10 pts)
P3 – Construção dos Mapa dos territórios + Plenária (10 pts)

• Enquanto documento, as avaliações serão entregues aos alunos, somente, para que estes venham a efetuar revisões e retirar dúvidas.

O aluno que necessite faltar a uma ou mais aulas devido à participação em congressos, seminários e semanas de ciências, deverá procurar o professor para verificar possível abono da falta, com base no regimento da UFPI (Resolução 177/2012). Lembrando sempre que o conteúdo dado em sala, durante a sua ausência, será cobrado integralmente na prova.

OBS: Os casos de faltas, e segunda chamada, serão avaliados com base no regimento da UFPI e/ou com base no calendário e disponibilidade de solução para o problema.

• O aluno com 25%, ou mais, de faltas está reprovado, independente da nota.
• Condições de aprovação, referente à nota final (NF) das avaliações:
NF 7,0 …………..Aprovado
4,0 ≤ NF ≤ 6,9 …....Exame Final
NF ≤ 3,9 …………..Reprovado

Horário de atendimento: Quartas Feiras das 8:00 as 12:00
Bibliografia: LIVRO-TEXTO BÁSICO

AGUIAR, ZN (org.) Sistema Único de Saúde: antecedentes, percurso, perspectivas e desafios. São Paulo: Martinari, 2011.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIA DE SAÚDE. Atenção Primária e Promoção da Saúde, Brasília: CONASS, 2011(coleção para entender a gestão do SUS 2011).

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIA DE SAÚDE. Legislação Estruturante do SUS, Brasília: CONASS, 2011(coleção para entender a gestão do SUS 2011).

CAMPOS, GW.S.; MINAYO, M.C.; AKERMAN, M.; DRUMOND JR, M; CARVALHO, Y. (org). Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: HUCITC/FIOCRUZ, 2006.

PAIM, J.S. Reforma sanitária brasileira: contribuição para sua compreensão e crítica. EDUFBA/FIOCRUZ: Rio de Janeiro, 2008.

REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES:

ACOSTA AR, VITAL E FMA, (Org). Família: redes, laços e políticas públicas. 5. ed. Cortez: São Paulo, 2010.

BAHIA, L. O sistema de saúde brasileiro entre normas e fatos: universalização mitigada e estratificação subsidiada. Ciência & Saúde Coletiva, 14(3):753-762, 2009.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea. Brasília (Brasil): Ministério da Saúde, 2011.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). SUS: avanços e desafios. Brasília: Conass, 2006. Disponível em: <http://www.conass.org.br/pdfs/livro_sus_avancos_desafios.pdf, acesso em 31/01/2007). Acesso em: 20/dez/2014.

BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Assistência de Média e Alta Complexidade no SUS / Conselho Nacional de Secretários de Saúde. – Brasília: CONASS, 2007.

BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIA DE SAÚDE. Vigilância em Saúde, Brasília: CONASS, 2011(coleção para entender a gestão do SUS 2011).


CAMPOS, GWS. Reforma Política e sanitária: a sustentabilidade do SUS em questão. Rev. Ciência & Saúde Coletiva 12(2):301-306.2007.

CECÍLIO, L. C. de O. As necessidades de saúde como conceito estruturante na luta pela integralidade e eqüidade na atenção em saúde. In: PINHEIRO, R. & MATTOS, R. A. de (Orgs.) Os Sentidos da Integralidade na Atenção e no Cuidado à Saúde. Rio de Janeiro: IMS, Uerj, 2001.

CECÍLIO, L. C. de O. & MATSUMOTO, N. F. Uma taxonomia operacional de necessidades de saúde. In: PINHEIRO, R; FERLA, A. A. & MATTOS, R. A. (Orgs.) Gestão em Redes: tecendo os fios da integralidade em saúde. Rio de Janeiro, Caxias do Sul: Cepsc, IMS, Uerj, Educs, 2006.

CANESQUI, A. M. (org). Ciências Sociais e a Saúde para o Ensino Médico. São Paulo: HUCITEC, 2000.

CORTES SV (org). Participação e saúde no Brasil. FIOCRUZ: Rio de Janeiro,
2009.
108
MARTINS CM, STAUFFER AB. Educação em saúde. FIOCRUZ/Escola Politécnica Joaquim Venâncio. FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 2007.

*20 ANOS DE SUS. Revista Saúde em Debate, Rio de Janeiro. V.33, n.81, p.27-37, jan/abr.2009.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2018
07/03/2018
Seminário de Introdução do Curso
14/03/2018
14/03/2018
Bases da Atenção Primária em Saúde
21/03/2018
21/03/2018
Visita à UBS ? observação livre do território
28/03/2018
28/03/2018
Determinantes Sociais da Saúde e Doença
04/04/2018
04/04/2018
Visita à UBS: Território
11/04/2018
11/04/2018
Oficina de territorialização
18/04/2018
18/04/2018
1ª Avaliação escrita individual
25/04/2018
25/04/2018
Retorno da Avaliação - Trabalho em equipe
02/05/2018
02/05/2018
VISITA ÀS UBS`s
09/05/2018
09/05/2018
Participação e Controle Social no SUS
16/05/2018
16/05/2018
VISITA ÀS UBS?s
23/05/2018
23/05/2018
Atividade Avaliativa
30/05/2018
30/05/2018
VISITA ÀS UBS?s
06/06/2018
06/06/2018
Entrega dos resultados
13/06/2018
13/06/2018
Entrega de Portfólio
20/06/2018
20/06/2018
Avaliação Final
Avaliações
Data Descrição
18/04/2018 1ª Avaliação
23/05/2018 2ª Avaliação
06/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
ATIVIDADE DE DSS - DIA 28/03/2018 27/03/2018
Visita 21.03 21/03/2018
Atividade dia 29/11 21/11/2017

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 20/05/2024 20:01