Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
<br />Anatomia vascular, princípios de hemodinâmica e de coagulação. Princípios
de cirurgia endovascular . Exame clinico Vascular. Doença arterial periférica
. Pé diabético
. Aneurismas. Doença cérebro-vascular . Doença venosa crônica. Tromboembolismo venoso. Linfedemas. Sd. Do desfiladeiro e Vasculites<br /><br />Introdução a Cardiologia/ Semiologia. Hipertensão Arterial . Insuficiência Cardíaca. Hipertensão Pulmonar/ Cor Pulmonale. Eletrocardiograma . Doença Isquêmica do Miocárdio. Arritmias. Valvulopatias .
. Doenças do Pericárdio. Cardiomiopatias. Emergências Cardiológicas<br /><br />2. OBJETIVOS<br /><br />2.1. GERAL<br /><br />Capacitar para o entendimento sobre as principais doenças cardiológicas e vasculares, dispondo o aluno a capacidade de reconhecer, diagnosticar e conhecer as possibilidades terapêuticas.<br /><br />2.2. ESPECÍFICOS<br /> Conhecer princípios da anatomia e fisiologia circulatória <br /> Entender as doenças cardiovasculares e suas epidemiologias<br /> Conhecer as bases cardiovascular e associa-las a comunidade loco-regional, com medidas preventivas e primarias.<br /> Conhecer e compreender os principais tratamentos das doenças cardiovasculares mais prevalentes.<br /> Conhecer e compreender, bem como utilizar técnicas de semiologia cardiovascular.<br /> Conhecer os diagnósticos diferenciais das doenças cardiovasculares.<br /> Compreender o eletrocardiograma e os principais exames diagnósticos cardiovasculares.<br /><br />3. ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS<br /><br />O conteúdo programático será desenvolvido por meio de exposições dialogadas, aulas práticas, estudos individuais e em grupos de discussão (GDs) com consultas a textos, bibliografias ou publicações científicas e discussões sobre casos clínicos e problemáticas regionais.<br /><br />4. ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO<br /><br />As aulas práticas serão realizadas em ambiente hospitalar e ambulatorial. Não haverá reposição de aula prática. Para as aulas práticas será indispensável uso de vestimentas adequadas com o ambiente hospitalar. O professor disponibilizará material para os alunos utilizando o sistema SIGAA, e-mail e/ou xerox.<br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
5. AVALIAÇÃO DO MÓDULO<br /><br /> Serão realizados 4 testes cognitivos que abordarão tanto os conteúdos ministrados em sala de aula como aquele contido nos livros texto e nas atividades práticas. Além disso, também serão realizadas atividades práticas, GDs e TBLs. A média das notas dessas atividades representará a quinta nota parcial para fins de cálculo da nota final. A nota final será obtida conforme se segue:<br /><br /><br />MÉDIA FINAL = (AP1+ AP2 + AP3 + AP4 )/4<br /><br />AP1 = teste cognitivo 1<br />AP2 = teste cognitivo 2<br />AP3 = teste cognitivo 3<br />AP4 = teste cognitivo 4<br /><br /><br /> Artigos Serão QUATRO, cada um valerá 1 ponto, 2 pontos no AP1 e 2 pontos no AP2. A formatação do slide valerá 0,5 ponto e apresentação 0,5 ponto. Se o apresentador sorteado não estiver preparado para apresentar e os comentaristas também, não souberem do conteúdo, a atividade será nota 0( zero). Os artigos serão sobre assuntos principalmente de cirurgia vascular, com a finalidade do aluno se adaptar à metodologia em pesquisa. A turma será dividida em 4 grupos, cada grupo correspondente será responsável pela preparação dos slides e o apresentador será sorteado entre todos da turma. <br /><br /><br /><br /><br /><br /> Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. A saber:<br />Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111):<br />I Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais;<br />II Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br />Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112):<br />I Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular;<br />II Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final Art. 113);<br />III Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.<br /> |
Horário de atendimento:
| SEG A SEXT , 8H - 18 HS |
Bibliografia:
| CARDIOLGOGIA<br /><br />Bibliografia Básica:<br /><br /> 1. BRAUNWALD − tratado de doenças cardiovasculares. 9a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Português
<br />2. Diretrizes da SBC divulgadas até o dia 20 de março de 2015.
<br />3. Cardiologia, livro-texto da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Manole, 2015 2a edição <br />4. BATISTA, NA; VILELA RQB; BATISTA SHSS. Educação Médica no Brasil. Cortez, São Paulo, 2015. <br />5. ANASTAS IOU LGC; ALVES LP. Processos de ensinagem na Universidade. 10 ED Santa Catarina: Ed Univille, 2012. <br /><br /><br /><br />ANGIOLOGIA<br />Bibliografia Básica:<br /> 1. DOENÇAS VASCULARES PERIFÉRICAS. MAFFEI, FHA 5A ED. RIO DE JANEIRO:GUANABARA KOOGAN, 2015. <br /><br /> 2. CIRURGIA VASCULAR, CIRURGIA ENDOVASCULAR, ANGIOLOGIA. BRITO, CJ 3A ED.REVINTER. RIO DE JANEIRO, 2014<br /> 3. CIRURGIA VASCULAR, CIRURGIA ENDOVASCULAR, ANGIOLOGIA. BRITO, CJ 3A ED.REVINTER. RIO DE JANEIRO, 2014<br />WITENS, C ET AL MANAGEMENT OF CHRONIC VENOUS DISEASE CLINICAL PRACTICE GUIDELINES OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR VASCULAR SURGERY (ESVS). EUR J VASC ENDOVASC SURG (2015) 49, 678 -737. <br /><br /> 4. NORGREN, L. ET AL INTER-SOCIETY CONSENSUS FOR THE MANAGEMENT OF PERIPHERAL ARTERIAL DISEASE (TASC II) JOURNAL OF VASCULAR SURGERY , VOLUME 45 , ISSUE 1 , S5 - S67 <br /><br /> 5. BATISTA, NA; VILELA RQB;BATISTA SHSS. EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL . CORTEZ, SÃO PAULO, 2015<br />ANASTAS IOU LGC ; ALVES LP. PROCESSOS DE ENSINAGEM NA UNIVERSIDADE. 10 ED SANTA CATARINA: ED UNIVILLE, 2012 <br /> |