Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Anatomia vascular, princípios de hemodinâmica e de coagulação. Princípios
de cirurgia endovascular . Exame clinico Vascular. Doença arterial periférica
. Pé diabético
. Aneurismas. Doença cérebro-vascular . Doença venosa crônica. Tromboembolismo venoso. Linfedemas. Sd. Do desfiladeiro e Vasculites
Introdução a Cardiologia/ Semiologia. Hipertensão Arterial . Insuficiência Cardíaca. Hipertensão Pulmonar/ Cor Pulmonale. Eletrocardiograma . Doença Isquêmica do Miocárdio. Arritmias. Valvulopatias .
. Doenças do Pericárdio. Cardiomiopatias. Emergências Cardiológicas
2. OBJETIVOS
2.1. GERAL
Capacitar para o entendimento sobre as principais doenças cardiológicas e vasculares, dispondo o aluno a capacidade de reconhecer, diagnosticar e conhecer as possibilidades terapêuticas.
2.2. ESPECÍFICOS Conhecer princípios da anatomia e fisiologia circulatória Entender as doenças cardiovasculares e suas epidemiologias Conhecer as bases cardiovascular e associa-las a comunidade loco-regional, com medidas preventivas e primarias. Conhecer e compreender os principais tratamentos das doenças cardiovasculares mais prevalentes. Conhecer e compreender, bem como utilizar técnicas de semiologia cardiovascular. Conhecer os diagnósticos diferenciais das doenças cardiovasculares. Compreender o eletrocardiograma e os principais exames diagnósticos cardiovasculares.
3. ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS
O conteúdo programático será desenvolvido por meio de exposições dialogadas, aulas práticas, estudos individuais e em grupos de discussão (GDs) com consultas a textos, bibliografias ou publicações científicas e discussões sobre casos clínicos e problemáticas regionais.
4. ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO
As aulas práticas serão realizadas em ambiente hospitalar e ambulatorial. Não haverá reposição de aula prática. Para as aulas práticas será indispensável uso de vestimentas adequadas com o ambiente hospitalar. O professor disponibilizará material para os alunos utilizando o sistema SIGAA, e-mail e/ou xerox.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
5. AVALIAÇÃO DO MÓDULO
Serão realizados 4 testes cognitivos que abordarão tanto os conteúdos ministrados em sala de aula como aquele contido nos livros texto e nas atividades práticas. Além disso, também serão realizadas atividades práticas, GDs e TBLs. A média das notas dessas atividades representará a quinta nota parcial para fins de cálculo da nota final. A nota final será obtida conforme se segue:
MÉDIA FINAL = (AP1+ AP2 + AP3 + AP4 )/4
AP1 = teste cognitivo 1 AP2 = teste cognitivo 2 AP3 = teste cognitivo 3 AP4 = teste cognitivo 4
Artigos Serão QUATRO, cada um valerá 1 ponto, 2 pontos no AP1 e 2 pontos no AP2. A formatação do slide valerá 0,5 ponto e apresentação 0,5 ponto. Se o apresentador sorteado não estiver preparado para apresentar e os comentaristas também, não souberem do conteúdo, a atividade será nota 0( zero). Os artigos serão sobre assuntos principalmente de cirurgia vascular, com a finalidade do aluno se adaptar à metodologia em pesquisa. A turma será dividida em 4 grupos, cada grupo correspondente será responsável pela preparação dos slides e o apresentador será sorteado entre todos da turma.
Como critério de avaliação e aprovação do aluno serão utilizadas as normas de funcionamento dos cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí. A saber: Será considerado aprovado no componente curricular o aluno que (Art. 111): I Obtiver frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular e média aritmética igual ou superior a 7,0 nas avaliações parciais; II Submetido ao exame final, obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis) resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final. Será considerado reprovado o aluno que se incluir em um dos três itens (Art. 112): I Obtiver frequência inferior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária do componente curricular; II Obtiver média aritmética inferior a 4,0 nas avaliações parciais (Neste caso o aluno não se poderá se submeter ao exame final Art. 113); III Obtiver média aritmética inferior a 6,0 resultante da média aritmética das avaliações parciais e da nota do exame final.
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Horário de atendimento:
| SEG A SEXT , 8H - 18 HS |
Bibliografia:
| CARDIOLGOGIA
Bibliografia Básica:
1. BRAUNWALD − tratado de doenças cardiovasculares. 9a ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. Português
2. Diretrizes da SBC divulgadas até o dia 20 de março de 2015.
3. Cardiologia, livro-texto da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Manole, 2015 2a edição 4. BATISTA, NA; VILELA RQB; BATISTA SHSS. Educação Médica no Brasil. Cortez, São Paulo, 2015. 5. ANASTAS IOU LGC; ALVES LP. Processos de ensinagem na Universidade. 10 ED Santa Catarina: Ed Univille, 2012.
ANGIOLOGIA Bibliografia Básica: 1. DOENÇAS VASCULARES PERIFÉRICAS. MAFFEI, FHA 5A ED. RIO DE JANEIRO:GUANABARA KOOGAN, 2015.
2. CIRURGIA VASCULAR, CIRURGIA ENDOVASCULAR, ANGIOLOGIA. BRITO, CJ 3A ED.REVINTER. RIO DE JANEIRO, 2014 3. CIRURGIA VASCULAR, CIRURGIA ENDOVASCULAR, ANGIOLOGIA. BRITO, CJ 3A ED.REVINTER. RIO DE JANEIRO, 2014 WITENS, C ET AL MANAGEMENT OF CHRONIC VENOUS DISEASE CLINICAL PRACTICE GUIDELINES OF THE EUROPEAN SOCIETY FOR VASCULAR SURGERY (ESVS). EUR J VASC ENDOVASC SURG (2015) 49, 678 -737.
4. NORGREN, L. ET AL INTER-SOCIETY CONSENSUS FOR THE MANAGEMENT OF PERIPHERAL ARTERIAL DISEASE (TASC II) JOURNAL OF VASCULAR SURGERY , VOLUME 45 , ISSUE 1 , S5 - S67
5. BATISTA, NA; VILELA RQB;BATISTA SHSS. EDUCAÇÃO MÉDICA NO BRASIL . CORTEZ, SÃO PAULO, 2015 ANASTAS IOU LGC ; ALVES LP. PROCESSOS DE ENSINAGEM NA UNIVERSIDADE. 10 ED SANTA CATARINA: ED UNIVILLE, 2012
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