Metodologia: |
Fomentar o conhecimento sobre a natureza bio-psico-social do transtorno de uso de substancias. <br />Entender a complexidade clinica relacionada ao transtorno de substancias. <br />Reconhecer as diversas substancias relacionada a este transtorno, bem como a prevalência de seu uso.<br />Desenvolver competências para atendimento dos portadores de transtorno de substâncias nos diversos cenários da saúde. <br />Preparar os acadêmicos para desenvolver projetos de intervenção nas múltiplas dimensões relacionados a dependência química. <br /><br />Conteúdo programático:<br /><br />Política de Drogas no Brasil.<br />Paradigma da Abstinência e Paradigma da Redução de Danos. <br />Questão da droga no Brasil. <br />Estigmas relacionados ao uso de substancias psicoativas.<br />Abordagem de portadores de dependência química. <br />Epidemiologia. Drogas: benzodiazepínicos, tabaco, álcool, maconha, cocaína, anfetaminas, crack e drogas emergentes. <br />Diagnóstico, Instrumentos de Avaliação e Busca Ativa. <br />Terapêutica farmacológica, psicoterapia individual e de grupo estratégias de prevenção. <br />Manejo da Fissura. <br />Reabilitação e Reinserção Psicossocial.<br /><br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
I - 2 avaliações somativa e formativa.<br /><br />II - Atividades praticas serão avaliadas por relatório e dinâmica em sala de aula.<br /><br />III - Projetos de intervenção deverão ser elaborados durante o semestre, com foco na prevenção, acolhimento, reinserção ou reabilitação, no contexto usuários de substância psicoativa. |