Metodologia: |
As atividades do Curso serão desenvolvidas de forma a distância através de aulas teóricas e práticas, de acordo com a metodologia adotada pelo professor em cada disciplina ministrada. O curso dispõe de uma plataforma virtual a Plataforma será a Moodle 3.1+. por meio da qual o aluno participa de fóruns, realiza provas, entre outras atividades do gênero. A formação conta, ainda, com uma biblioteca on-line, cujo acervo é composto de Módulos didáticos, Publicações eletrônicas, Referências (textos completos), Livros e Vídeos. Outros recursos didáticos utilizados serão todos aqueles disponíveis na UFPI tais como: data show, computador e equipamentos que sejam necessários às atividades práticas. O curso será oferecido na modalidade à distância. A demanda das inscrições deverá conduzir a instalação do polo de aulas presenciais. O desenho pedagógico do curso de especialização em saúde da família e comunidade da UFPI foi desenvolvido estruturado e organizada por áreas didáticas que se definem como núcleos de saberes e de práticas. Essa organização se justifica de forma que as disciplinas curriculares se distribui por áreas, uma vez que os saberes e as práticas serão trabalhados de forma mais integrada, articulada e sistêmica favorecendo dessa forma a aprendizagem dos participantes. Para organização das áreas didáticas, foram consideradas as relações teóricas e contextuais dos temas constitutivos de cada uma delas. Vale destacar que ainda é preciso um estudo mais cuidadoso para definição da nomenclatura de cada componente das áreas didáticas. Cada Área Didática está didaticamente organizada para ter 60 horas e ser disponibilizada no ambiente virtual Moodle ao longo de 02 meses. |
Bibliografia:
| Bibliografia Básica: ANDRADE, M.M. Introdução a metodologia do trabalho científico. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 158p. AQUINO, Ítalo de Souza. Como escrever artigos científicos sem arrodeio e sem medo da ABNT. Editora Universitária UFPB, 2009. 104p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 10520: Informação e documentação, citações em documentos. Rio de Janeiro, 2002 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 14724: Informação e documentação, trabalhos acadêmicos. Rio de Janeiro, 2002. BARROS, A.J.S; LEHFELD, N.A.S. Fundamentos de metodologia científica. 3.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 158p. LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho cientifico. 7ed. Sao Paulo: Atlas, 2013. 225p.
Bibliografia Complementar: CARVALHO, MARIA CECÍLIA M. de (org). Construindo o saber - Metodologia científica: fundamentos e técnicas. 18.ed.. Campinas: Papirus, 2007. 174 p. FRANÇA, J.L.; VASCONCELLOS, A.C. DE; MAGALHÃES, M.H.; BORGES, S.M. Manual para normalização de Publicações Técnico-Científicas. 7ª ed. Belo Horizonte: UFMG, 2004, 242p. GREENHALGH, Trisha. Como ler artigos científicos Fundamentos da medicina baseada em evidências. Porto Alegre: Artmed, 2008. 256p. KOCHE, J.C. Fundamentos da metodologia cientifica: Teoria da ciência e prática da pesquisa. 17. ed., Petrópolis,Vozes, 2000. 180p. LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007. 225p. LOBIONDO-WOOD, G. HABER, J. Pesquisa em Enfermagem. Métodos, avaliação crítica e utilização. Ed. Guanabara Koogan, 2001, 330p. RUIZ, A.R. Ciência e sua iniciação: Anotações para reflexão. Revista Ciência & Educação 11(2): 319-326, 2005. (artigo cientifico). SAMPAIO, RF & MANCINI, MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Revista Brasileira de Fisioterapia 11(1): 83-89, 2007. (artigo cientifico) SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico, 20.ed., São Paulo, Cortez, 1996. http://www.periodicos.capes.gov.br http://www.scielo.br/ http://www.ncbi.nlm.nih.gov http://www.sciencedirect.com www.anvisa.gov.br |