Metodologia: |
As atividades do Curso serão desenvolvidas de forma a distância através de aulas teóricas e práticas, de acordo com a metodologia adotada pelo professor em cada disciplina ministrada. O curso dispõe de uma plataforma virtual a Plataforma será a Moodle 3.1+. por meio da qual o aluno participa de fóruns, realiza provas, entre outras atividades do gênero. A formação conta, ainda, com uma biblioteca on-line, cujo acervo é composto de Módulos didáticos, Publicações eletrônicas, Referências (textos completos), Livros e Vídeos. Outros recursos didáticos utilizados serão todos aqueles disponíveis na UFPI tais como: data show, computador e equipamentos que sejam necessários às atividades práticas. O curso será oferecido na modalidade à distância. A demanda das inscrições deverá conduzir a instalação do polo de aulas presenciais. O desenho pedagógico do curso de especialização em saúde da família e comunidade da UFPI foi desenvolvido estruturado e organizada por áreas didáticas que se definem como núcleos de saberes e de práticas. Essa organização se justifica de forma que as disciplinas curriculares se distribui por áreas, uma vez que os saberes e as práticas serão trabalhados de forma mais integrada, articulada e sistêmica favorecendo dessa forma a aprendizagem dos participantes. Para organização das áreas didáticas, foram consideradas as relações teóricas e contextuais dos temas constitutivos de cada uma delas. Vale destacar que ainda é preciso um estudo mais cuidadoso para definição da nomenclatura de cada componente das áreas didáticas. Cada Área Didática está didaticamente organizada para ter 60 horas e ser disponibilizada no ambiente virtual Moodle ao longo de 02 meses. |
Bibliografia:
| Bibliografia básica BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Subsídios para construção da Política Nacional de Saúde Ambiental. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 56 p. IANNI, Aurea Maria Zollner; QUITÉRIO, Luiz Antônio Dias . A questão ambiental urbana no programa de saúde da família: avaliação da estratégia ambiental numa política pública da saúde. AMBIENTE E SOCIEDADE. Campinas, v. 9, n. 1, p.169-182, jan./jun. 2006.
Bibliografia complementar RADICCHI, Antônio Leite Alves; LEMOS, Alysson Feliciano. Saúde ambiental. NESCON/UFMG - Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família . Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2009. 77p. Formação Didática Ementa: Pedagogia. Didática e o trabalho docente no ensino superior. O processo ensino-aprendizagem e as abordagens pedagógicas contemporâneas. Metodologia do ensino. Avaliação da aprendizagem. Planejamento do ensino. Bibliografia básica: BEHRENS, Marilda Aparecida. A Formação Continuada de Professores e a Prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996. _____.Formação Pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, Marcos.(Org.) Docência na Universidade . 7 ed.Campinas, SP: Papirus, 2005. _____. A prática pedagógica dos professores universitários: perspectiva e desafios. Revista Faculdade de Educação. Porto Alegre: PUCRS. Ano XXI, nº 35, 1998. _____. O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petropolis: Vozes, 2005. LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. São Paulo: Edições Loyola, 2002. Bibliografia complementar: ALARCÃO, I. Professor reflexivo em uma escola reflexiva. 5ª Ed. São Paulo, Cortez, 2007. PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-52. |