ivan saraiva silva

INF - DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO/CCN

MPSF015 - METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Recurso solar: radiação solar, instrumental de medição (05/03/2019 - 07/03/2019)
   Produção de energia renovável no Piauí
Período de Habilitação: 01/05/2019 às 20:00 a 19/06/2019 às 23:59
  Modelo de artigo 
Modelo de artigo
  10 primeiros passos da pós graduação 
10 primeiros passos da pós graduação
Células e módulos fotovoltaicos: materiais e tecnologias de fabricação, princípio de funcionamento, curvas características, circuitos equivalentes, interconexão das células solares (12/03/2019 - 14/03/2019)
Componentes básicos de uma instalação fotovoltaica: módulo fotovoltaico, baterias, controladores de carga, inversores, conversores CC – CC, unidades de bombeamento (19/03/2019 - 19/03/2019)
Sistemas fotovoltaicos autônomos: instalações de bombeamento de água, instalações para carregamento de baterias, métodos de dimensionamento para sistemas com e sem uso de baterias (21/03/2019 - 21/03/2019)
Sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica: características de sistemas residenciais e de sistemas de grande porte (26/03/2019 - 02/04/2019)
Modelagem: uso de ferramentas computacionais (04/04/2019 - 09/04/2019)
Aspectos econômicos e ambientais dos projetos fotovoltaicos: despesas de capital, custos de geração de energia, redução de emissão de gases do efeito estufa (16/04/2019 - 18/04/2019)
Seminários (23/04/2019 - 30/04/2019)
   Impacto ambiental da fontes renováveis
Período de Habilitação: 14/06/2019 às 08:00 a 19/06/2019 às 23:59
Recurso eólico: características do vento, instrumental de medição, avaliação do potencial eólico, estimativa de produção de energia elétrica, distribuição de Weibull, distribuição de Rayleigh, coeficiente de potência, velocidade específica, solidez (02/05/2019 - 07/05/2019)
Turbina eólica: princípio de conversão, componentes, controle de potência, velocidade do rotor, uso de máquinas síncronas e assíncronas (09/05/2019 - 16/05/2019)
Sistemas eólicos autônomos: componentes, instalações para bombeamento de água, instalações para carregamento de baterias (21/05/2019 - 23/05/2019)
Sistemas eólicos interligados à rede elétrica: componentes, qualidade de energia e interferências da rede, cintilação na rede, proteção da rede (28/05/2019 - 04/06/2019)
Modelagem: uso de ferramentas computacionais (06/06/2019 - 11/06/2019)
Aspectos econômicos e ambientais dos projetos eólicos: despesas de capital, custos de geração de energia, redução de emissão de gases do efeito estufa (13/06/2019 - 18/06/2019)
Avaliação (20/06/2019 - 02/07/2019)
Introdução ao uso de indicadores Conceito, A evolução no uso de indicadores (14/08/2018 - 14/08/2018)
Avanços e críticas ao uso de indicadores. Características de bons indicadores. (21/08/2018 - 21/08/2018)
Medição de indicadores. Critérios de seleção de indicadores. Princípios de Bellagio. Escala temporal do indicador (mensal, anual, bienal). (28/08/2018 - 28/08/2018)
Unidade de medida. Unidade de observação. Escalas Likert, Guttman e Thurstone Ficha técnica de um indicador. (04/09/2018 - 04/09/2018)
Sistemas de Indicadores Metodologias para construção de Sistemas de Indicadores (Delphi, Grupo Focal, Grupos Nominais) (11/09/2018 - 11/09/2018)
Modelo Pressão – Estado - Resposta – PER; Modelo Pressão-Estado - Impacto- Resposta – PEIR; Modelo Força Motriz - Pressão - Situação – Exposição –Efeito - Ações – FPSEEA • Aplicação a partir de dados primários, o exemplo da pesquisa de indicadores de felicidade (18/09/2018 - 18/09/2018)
Aplicação a partir de dados secundários, Censo Agropecuário 2017 – IBGE (Seleção de indicadores de sustentabilidade, fundamentação teórica, elaboração de ficha técnica) (25/09/2018 - 25/09/2018)
Questionário para seleção dos indicadores: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017/coleta-censo-agro-2017/questionarios-censo-agro-2017.html. Dados: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuario-2017 (02/10/2018 - 02/10/2018)
Índices Agregados. Vantagens e desvantagens (09/10/2018 - 09/10/2018)
Sequência metodológica para construção de índices agregados Aplicação: Construção de índice agregado com dados primários (com e sem ponderação (16/10/2018 - 16/10/2018)
Aplicação: Construção de índice agregado com dados secundários (sem ponderação) (23/10/2018 - 23/10/2018)
Aplicação: Construção de índice agregado com dados secundários (com ponderação) (30/10/2018 - 30/10/2018)
Aplicação: Construção de índice agregado com dados secundários (com ponderação) (06/11/2018 - 06/11/2018)
Primeira Etapa da Avaliação - Principais ferramentas para avaliação de sustentabilidade Apresentação de Seminário (em dupla) (13/11/2018 - 13/11/2018)
Segunda Etapa da Avaliação – Metodologias para análises a partir de indicadores Apresentação de Seminário (em dupla) (20/11/2018 - 20/11/2018)
Apresentação da disciplina e do plano de ensino. Etapas do desenvolvimento de projetos de pesquisa e intervenção. (03/05/2018 - 03/05/2018)

08h00min-09h00min Acolhida aos Mestrandos. Apresentação do Módulo. Elaboração do Contrato de Convivência. 09h00min-10h00min Caso Análise: “Pesquisa ou intervenção, o que fazer? Eis a questão!”

10h00min-10h15min Intervalo

10h15min – 11:00min Plenária do Caso Análise

11h00min-12h00min Miniexposição: “Como construir um projeto de pesquisa e projeto de intervenção”

12h00min-14h00min Almoço

14h00min-16h00min Painel Integrado – Parte I: “Do tema/problema aos objetivos de pesquisa e de intervenção” 16h00min-16h15min Intervalo

16h15min -18h00min Painel Integrado – Parte II: “Os elementos de uma introdução” estudo dirigido? introdução”

 

 

Organização e análise de dados. Projeto de intervenção. (04/05/2018 - 04/05/2018)

- Organização e análise de dados qualitativos.

- Organização e análise de dados quantitativos.

- Metodologia do projeto de intervenção.

Grupo Tutorial/ Coloquio e orientação para atividade de dispersão (05/05/2018 - 05/05/2018)

08h00min-08h30min Acolhida aos Mestrandos

08h30min-09h30min Miniexposição: Busca e seleção de referências em bases bibliográficas eletrônicas.

09h30min-09h45min Intervalo

09h45min -12h00min Treinamento de Habilidades: Busca de referências em bases bibliográficas eletrônicas. 12h00min-14h00min Intervalo para almoço

14h00min-16h00min Grupo Tutorial: Encontro de Análise do Problema: “Abordagem qualitativa e ou quantitativa: quem define?”

16h00min -16h15min Intervalo

16h15min– 17h30min Colóquio: Aspectos Éticos na Pesquisa Envolvendo Seres Humanos.

17h30min – 18h00min Apresentação da Atividade de Dispersão: Orientação para leitura sobre os desenhos de estudos 

Organização e analise de dados qualitativos e quantitativos (09/05/2018 - 09/05/2018)

08h00min-08h30min Acolhida aos Mestrandos.

08h30min-10h30min Organização e Análise de dados qualitativos

10h30min-10h45min Intervalo

10h45min-12h00min Estudo de Texto (ET) e Miniexposição: Organização e Análise de dados quantitativos

12h00min-14h00min Almoço

14h00min-16h30min Miniexposição e Trabalho em Grupo: Metodologia do Projeto de Intervenção

16h30min-17h30min Atividade de dispersão: “Revisitar” o projeto de pesquisa

17h30min-18h00min Avaliação e Encerramento do Módulo.

Atividade de dispersão. (10/05/2018 - 12/05/2018)

- Revisita ao projeto de pesquisa.

Atividade de dispersão. (16/05/2018 - 16/05/2018)

- Revisita ao projeto de pesquisa.

Levantamento bibliográfico. Abordagens qualitativa e quantitativa. Aspectos éticos em pesquisas envolvendo seres humanos. (17/05/2018 - 17/05/2018)

08h00min-08h30min Acolhida aos Mestrandos

08h30min-10h30min Grupo Tutorial: Encontro de Resolução do Problema: “Abordagem qualitativa e ou quantitativo: quem define?”

10h30min-10h45min Intervalo.

10h45min- 12h00min Oficina: Desenho de Estudo – Quantitativo e Qualitativo

12h00min-14h00min Intervalo para almoço.

14h00min-15h30min Circuito: Técnicas de Coleta dos Dados

15h30min-15h45min Intervalo.

15h45min-17h00min Plenária: Técnica de Coleta dos Dados.

17h00min – 18h00min Miniexposição: “Desenho amostral na pesquisa”

 

 

 

 

Atividade de dispersão (18/05/2018 - 18/05/2018)

- Revisita ao projeto de pesquisa.

Frequências da Turma
# Matrícula MAI Total
02 03 04 05 09 10 11 12 16 17 18
1 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
19 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
2 2017101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
3 2017101**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
4 2017101**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
5 2017101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
6 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
7 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
8 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
9 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
10 2017101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
11 2017101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
12 2017101**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
13 2017101**** 9,0 9,0 9,9 9.3 0 AM
14 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
15 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
16 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
17 2017101**** 9,5 9,5 9,5 9.5 0 AM
18 2017101**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
19 2017101**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
20 2017101**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1356 18/07/2025 21:52