thais cury de barros

BIO - DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCN

PPGEE017 - FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina/ o debate crítico sobre saúde coletiva - Eugenia (23/03/2023 - 13/04/2023)

-Apresentação da disciplina e Pactuações.

-O conceito de saúde - revisão crítica

-Contexto sociohistórico de emergência da proposta de saúde coletiva.

-Matrizes epistemológicas

   O campo da saúde coletiva 
Psicologia e o movimento de saúde coletiva (20/04/2023 - 20/04/2023)

-Interfaces entre a Psicologia Social e a saúde coletiva.

Eugenia (27/04/2023 - 27/04/2023)
Redes e relações - Guilherme (04/05/2023 - 04/05/2023)

Saidón, Osvaldo. Devires da Clínica. São Paulo: Hucitec, 2008.

https://pt.scribd.com/document/462368399/SALDON-OSVALDO-Devires-da-clinica-pdf

cap. Redes. Pensar de outro modo.

 

Kastrup V. A rede: uma figura empírica da ontologia do presente. In Fonseca TMG, Kirst, PG. Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS; 2003. p. 53-61.

https://pt.scribd.com/document/315509934/Cartografias-E-Devires-A-Construcao-Do-Presente

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

https://inscricoes.premiovladimirherzog.org/uploads/2022/06/banzeiro-okoto-uma-viagem-a-amazonia-centro-do-mundo2.pdf

Cap. 31 desestrutura –

Cap. 2 o clitóris e a origem da floresta –

Entre e transdisicplinaridade: o comum das diferenças (11/05/2023 - 11/05/2023)

HENZ, A., GARCIA, M., COSTA, S., MAXIMINO, V. Trabalho entreprofissional: acerca do comum e a cerca do específico. In: CAPOZZOLO A. A., CASETTO, S. J., HENZ, A. O. (org.). Clínica comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec; 2013.

https://drive.google.com/file/d/1ucmWvNDcHMfCfknTv7hso580KyZ-AuhA/view?usp=sharing

 

Cada um comente um verbete do abecedário “Pesquisar na diferença”. Sugestões: Agenciar; Bricolar; Coletivizar; Transdisciplinarizar, etc.  

FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

https://drive.google.com/file/d/14QrNp5EJQfdmnLQliuC1ethpPGesra0M/view?usp=sharing

 

Dia da Luta Antimanicomial - Vamos para o território!! Não haverá aula (18/05/2023 - 18/05/2023)
Coletivo e produção social - Guilherme (25/05/2023 - 25/05/2023)

Pessoal,

Compartilho com vocês o programa das aulas do módulo que eu vou ministrar na disciplina de Saúde Coletiva e Produção de Subjetividades no PPG-Psi.

Local: Sala do PPG-Psi, sala 739. Quintas-feiras, 18:30.

 

04/05 – Guilherme – Redes e relações

 

Saidón, Osvaldo. Devires da Clínica. São Paulo: Hucitec, 2008.

https://drive.google.com/file/d/1DEeb8TjKdCGVyleKiHxKFRI0jDKsy-yZ/view?usp=sharing

cap. Redes. Pensar de outro modo.

 

Kastrup V. A rede: uma figura empírica da ontologia do presente. In Fonseca TMG, Kirst, PG. Cartografias e devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS; 2003. p. 53-61.

https://drive.google.com/file/d/1l2kyLZJBlhL31H1kaUCdkOD64zeaatCD/view?usp=sharing

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

https://inscricoes.premiovladimirherzog.org/uploads/2022/06/banzeiro-okoto-uma-viagem-a-amazonia-centro-do-mundo2.pdf

Cap. 31 desestrutura

Cap. 2 o clitóris e a origem da floresta

 

 

11/05 – Entre e transdisciplinaridade: o comum das diferenças

 

HENZ, A., GARCIA, M., COSTA, S., MAXIMINO, V. Trabalho entreprofissional: acerca do comum e a cerca do específico. In: CAPOZZOLO A. A., CASETTO, S. J., HENZ, A. O. (org.). Clínica comum: itinerários de uma formação em saúde. São Paulo: Hucitec; 2013.

https://drive.google.com/file/d/1ucmWvNDcHMfCfknTv7hso580KyZ-AuhA/view?usp=sharing

 

Cada um comente um verbete do abecedário “Pesquisar na diferença”. Sugestões: Agenciar; Bricolar; Coletivizar; Transdisciplinarizar, etc.  

FONSECA, T. M. G.; NASCIMENTO, M. L.; MARASCHIN, C. Pesquisar na diferença: um abecedário. Porto Alegre: Sulina, 2012.

https://drive.google.com/file/d/14QrNp5EJQfdmnLQliuC1ethpPGesra0M/view?usp=sharing

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

Cap 87. entremundos

 

 

25/05 - Coletivo e produção social e da subjetividade

- ESCÓSSIA, L. & TEDESCO, S. O coletivo de forças como plano de experiência cartográfica In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.) Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.

- EMERICH, B.F.; ONOCKO-CAMPOS, R. T. Formação para o trabalho em Saúde Mental: reflexões a partir das concepções de Sujeito, Coletivo e Instituição. Interface, v. 23, p. 02-12, 2019. https://doi.org/10.1590/Interface.170521

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

Cap 13. entres da floresta

 

 

01/06 – Gênero e Sexualidade

 

SEGATO, R. (2022). Os percursos do gênero na antropologia e para além dela. Sociedade E Estado, 12(02), 235–262. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/44155

BUTLER, J. Como os corpos se tornam matéria. Entrevista com Judith Butler. Estudos Feministas 155-167. 2002. https://www.scielo.br/j/ref/a/vy83qbL5HHNKdzQj7PXDdJt/?lang=pt

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

Cap 15. a amazônia é mulher

Cap 45. estupro. e reflorestamento

 

 

08/06 – Antropoceno e subjetividade

 

Minozzo, A. viver a partir do inconsciente: entrelaces de uma ética ecofeminista da psicanálise. In: Santos, A. (org) Psicanálise e esquizoanálise: Diferença e Composição, São Paulo, Brasil: n-1 edições, 2022.

Prado, G. A. S. (2021) Almas sitiadas e os piratas da peste. ECOS - Estudos Contemporâneos da Subjetividade, v. 11 (1). pp. 64-77. Disponível em: http://www.periodicoshumanas.uff.br/ecos/article/view/3048/1713

 

disparadores para a aula:

BRUM, E. Banzeiro òkòtó. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.

Cap 33. rios voadores

Gênero e Sexualidade - Guilherme (01/06/2023 - 01/06/2023)
A multiplicidade do Território - Guilherme (08/06/2023 - 08/06/2023)
Epistemologia e filosofia africanas (15/06/2023 - 15/06/2023)
  Epistemologias africanas 
Aula mediada pela professora.
Epistemologia africana para a compreensão da produção de subjetividade (22/06/2023 - 22/06/2023)
  Pessoa e comunidade 
Esse texto será mediado pela aluna Claudiana.
  Visualizando o corpo 
Esse texto será mediado pela aluna Ryanne
  Paradoxos das políticas identitárias 
Esse texto será mediado pela aluna Cleane
Epistemologia africana para a compreensão da produção de subjetividade (29/06/2023 - 29/06/2023)
  A nocao de pessoa na Africa negra 
Esse texto será mediado pela aluna Maria Veronica
  A concepção iorubá da personalidade humana 
Esse texto será mediado pela aluna Claudiana
Epistemologia africana e afrodiaspórica para a compreensão da saúde coletiva (06/07/2023 - 06/07/2023)
  O processo de subjetivação do ser africano e a Filosofia Moderna: 
Esse texto será mediado pela aluna Cleane
  Por uma rede de saúde mental negra 
Esse texto será mediado pela aluna Claudiana
Gira epistemológica e ancestral (13/07/2023 - 13/07/2023)
apresentação da turma e do programa da disciplina. (16/05/2024 - 16/05/2024)
Apresentação dos temas a serem estudados e questões centrais (21/05/2024 - 21/05/2024)
Leitura e discussão de textos (22/05/2024 - 22/05/2024)
conceitos iniciais sobre currículo. Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão) e o que é currículo. (23/05/2024 - 23/05/2024)
conceitos iniciais sobre currículo. Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão) e o que é currículo. (28/05/2024 - 28/05/2024)
Apresentação e discussão sobre tendências pedagógicas (revisão). (29/05/2024 - 29/05/2024)
Apresentação e discussão sobre a história do surgimento do Currículo (30/05/2024 - 30/05/2024)
continuação da aula (04/06/2024 - 04/06/2024)
continuação da aula (05/06/2024 - 05/06/2024)
História do Currículo no Brasil (06/06/2024 - 06/06/2024)
História do Currículo no Brasil (11/06/2024 - 11/06/2024)
História do Currículo no Brasil (12/06/2024 - 12/06/2024)
Currículo enquanto instrumento de Ideologia, cultura e Poder (13/06/2024 - 13/06/2024)
Currículo enquanto instrumento de Ideologia, cultura e Poder (18/06/2024 - 18/06/2024)
Currículo Oculto (19/06/2024 - 19/06/2024)
Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola (20/06/2024 - 20/06/2024)
Projeto político pedagógico – qual a função, como se constrói e qual seus pressupostos de trabalho na escola (25/06/2024 - 25/06/2024)
Multiculturalismo, currículo e formação de professores (26/06/2024 - 26/06/2024)
Currículo na Educação Infantil (27/06/2024 - 27/06/2024)
Currículo na Educação Infantil (02/07/2024 - 02/07/2024)
Currículo e novas tecnologias (03/07/2024 - 03/07/2024)
Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) (04/07/2024 - 04/07/2024)
Elaboração de trabalho (09/07/2024 - 09/07/2024)
Elaboração de trabalho (10/07/2024 - 10/07/2024)
entrega dos trabalhos (11/07/2024 - 11/07/2024)
Recurso solar: radiação solar, instrumental de medição (01/03/2018 - 01/03/2018)
  10 primeiros passos da pós graduação 
10 primeiros passos da pós graduação
  Orientações para confecção do artigo 
Car@s alun@s, Segue anexo o modelo que deve ser usado para a produção do artigo, cuja temática deve ser a mesma do seminário que vocês apresentaram. O artigo deverá ser enviado para o meu e-mail (marcoslira@ufpi.edu.br) até o dia 5 de julho de 2018. O artigo será computado como a segunda nota da disciplina. Reitero o que comentei em sala de aula: "quem quiser redigir o artigo simplesmente para receber a nota, fique a vontade para fazê-lo, afinal esse é o objetivo do pleito. No entanto quem tiver interesse em aprofundar a discussão numa perspectiva de produção do artigo para envio para algum evento ou mesmo alguma revista, não hesite em fazê-lo também". No julgamento dos artigos não julgarei qual das escolhas acima você fez, mas tão somente se atendeu a proposta, se atendeu à formatação e em que nível conseguiu avançar na pesquisa. Bom Trabalho! Atenciosamente,
   Produção de energia renovável no Piauí
Período de Habilitação: 30/06/2018 às 20:00 a 06/07/2018 às 23:59
Células e módulos fotovoltaicos: materiais e tecnologias de fabricação, princípio de funcionamento, curvas características, circuitos equivalentes, interconexão das células solares (06/03/2018 - 13/03/2018)
Componentes básicos de uma instalação fotovoltaica: módulo fotovoltaico, baterias, controladores de carga, inversores, conversores CC – CC, unidades de bombeamento (15/03/2018 - 20/03/2018)
Sistemas fotovoltaicos autônomos: instalações de bombeamento de água, instalações para carregamento de baterias, métodos de dimensionamento para sistemas com e sem uso de baterias (22/03/2018 - 27/03/2018)
Sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica: características de sistemas residenciais e de sistemas de grande porte (03/04/2018 - 05/04/2018)
Modelagem: uso de ferramentas computacionais (10/04/2018 - 12/04/2018)
Aspectos econômicos e ambientais dos projetos fotovoltaicos: despesas de capital, custos de geração de energia, redução de emissão de gases do efeito estufa (17/04/2018 - 19/04/2018)
Seminários (24/04/2018 - 08/05/2018)
Recurso eólico: características do vento, instrumental de medição, avaliação do potencial eólico, estimativa de produção de energia elétrica, distribuição de Weibull, distribuição de Rayleigh, coeficiente de potência, velocidade específica, solidez (10/05/2018 - 17/05/2018)
Turbina eólica: princípio de conversão, componentes, controle de potência, velocidade do rotor, uso de máquinas síncronas e assíncronas (22/05/2018 - 29/05/2018)
Sistemas eólicos autônomos: componentes, instalações para bombeamento de água, instalações para carregamento de baterias (05/06/2018 - 07/06/2018)
Sistemas eólicos interligados à rede elétrica: componentes, qualidade de energia e interferências da rede, cintilação na rede, proteção da rede (12/06/2018 - 14/06/2018)
Modelagem: uso de ferramentas computacionais (19/06/2018 - 19/06/2018)
Aspectos econômicos e ambientais dos projetos eólicos: despesas de capital, custos de geração de energia, redução de emissão de gases do efeito estufa (21/06/2018 - 26/06/2018)
Avaliação (28/06/2018 - 28/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
01 06 08 13 15 20 22 27 03 05 10 12 17 19 24 26 03 08 10 15 17 22 24 29 05 07 12 14 19 21 26 28
1 2017100**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
2 2017100**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 10
3 2017100**** 2 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
7 2018100**** 2 2 0 0 2 0 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 2 24
8 2017100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 10
9 2018100**** 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
10 2018100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 10
11 2017100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 4
12 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2018100**** 0 2 0 0 0 0 2 0 2 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 2 2 0 0 0 2 2 0 0 2 2 26
14 2017100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 8
15 2017101**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 10
16 2017100**** 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 2017101**** 2 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 14
18 2017100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 8
19 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 8
20 2018100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 12
21 2017100**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
22 2017100**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
23 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2018100**** 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 2 2 14
25 2017100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2017100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 2 0 12
27 2018100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 2 0 12
28 2017100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 2 2 14
29 2018100**** 2 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
30 2018100**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 0 0 0 2 12
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,5 10,0 9,0 9.5 6 AM
2 2017100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 4 AM
3 2017100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 2 AM
4 2017100**** 9,0 10,0 8,0 9.0 10 AM
5 2017100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
6 2017100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
7 2017100**** 9,5 10,0 8,5 9.3 4 AM
8 2018100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 24 RF
9 2018100**** 8,5 10,0 9,0 9.2 8 AM
10 2018100**** 9,0 10,0 8,0 9.0 12 AM
11 2017100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 8 AM
12 2017101**** 9,0 10,0 8,0 9.0 10 AM
13 2017100**** 9,5 10,0 9,0 9.5 4 AM
14 2017100**** 9,5 10,0 8,5 9.3 6 AM
15 2018100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 6 AM
16 2017100**** 9,5 10,0 9,5 9.7 8 AM
17 2017100**** 9,5 10,0 8,5 9.3 10 AM
18 2018100**** 8,5 10,0 9,0 9.2 10 AM
19 2017100**** 7,5 10,0 9,0 8.8 2 AM
20 2017100**** 9,5 7,0 7,0 7.8 8 AM
21 2018100**** 0,0 0,0 0,0 0.0 26 RF
22 2017101**** 10,0 10,0 9,0 9.7 14 AM
23 2017100**** 7,5 10,0 9,0 8.8 8 AM
24 2018100**** 9,5 10,0 9,5 9.7 12 AM
25 2017100**** 9,5 10,0 9,0 9.5 12 AM
26 2017100**** 8,5 10,0 9,0 9.2 14 AM
27 2018100**** 7,5 10,0 9,0 8.8 14 AM
28 2017100**** 7,5 10,0 9,0 8.8 2 AM
29 2018100**** 10,0 10,0 9,0 9.7 12 AM
30 2018100**** 9,0 10,0 8,0 9.0 12 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nenhum item foi encontrado

Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Orientações para visita técnica à Usina Eólica 20/06/2018
Atividades na semana de 04 a 08 de junho 03/06/2018
Cancelamento de aula 26/04 25/04/2018
Atividade aula doa 24/04/18 24/04/2018
Cancelamento de aula dia 12/04 12/04/2018
Cancelamento de aula 20/03/2018
Cancelamento de aula 07/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1428 25/10/2025 14:29