-

CPPGCBM/CMRV003 - FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina; O artigo cientifico e a submissão; (26/02/2018 - 26/02/2018)
   Plano de ensino - Fundamentos da comunicação científica.pdf 
   Primeiro contato
Período de Habilitação: 28/03/2018 às 22:00 a 05/04/2018 às 18:00
  

Comunicação científica

O sistema de revisão por pares; (05/03/2018 - 05/03/2018)
Análise de periódicos na área da Ciência Biomédica (Medicina I) e índices bibliométricos; (12/03/2018 - 12/03/2018)
O pôster e a comunicação oral; (19/03/2018 - 19/03/2018)
Normas de estilo científico e inglês específico; (26/03/2018 - 26/03/2018)
A pesquisa bibliográfica, conceitos básicos sobre revisões sistemáticas (RS); (02/04/2018 - 02/04/2018)
RS Cochrane e não Cochrane; (09/04/2018 - 09/04/2018)
Escolha do assunto: aspectos internos e linhas de pesquisa; (16/04/2018 - 16/04/2018)
Planejamento e prática usando o acrônico PICO; (23/04/2018 - 23/04/2018)
Condução: bases de dados, termos, estratégias, buscas, elegibilidade e extração dos dados; (30/04/2018 - 30/04/2018)
Condução: bases de dados, termos, estratégias, buscas, elegibilidade e extração dos dados; (07/05/2018 - 07/05/2018)
Condução: bases de dados, termos, estratégias, buscas, elegibilidade e extração dos dados; (14/05/2018 - 14/05/2018)
Condução: bases de dados, termos, estratégias, buscas, elegibilidade e extração dos dados; (21/05/2018 - 21/05/2018)
Condução: bases de dados, termos, estratégias, buscas, elegibilidade e extração dos dados; (28/05/2018 - 28/05/2018)
Apresentação de artigos; (04/06/2018 - 04/06/2018)
Apresentação de artigos; (11/06/2018 - 11/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
05 12 19 26 02 09 16 23 30 07 14 21 28 04 11
1 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 3 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 8,6 10,0 10,0 9.5 4 AM
2 2016100**** 9,1 10,0 10,0 9.7 0 AM
3 2018100**** 7,7 7,5 10,0 8.4 0 AM
4 2017100**** 8,8 8,5 10,0 9.1 0 AM
5 2018100**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
6 2017100**** 8,6 10,0 10,0 9.5 0 AM
7 2018100**** 8,0 10,0 10,0 9.3 0 AM
8 2017100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
9 2017100**** 9,1 10,0 10,0 9.7 0 AM
10 2018100**** 8,8 10,0 10,0 9.6 0 AM
11 2017100**** 6,8 8,8 10,0 8.5 0 AM
12 2018100**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
13 2018100**** 7,7 10,0 10,0 9.2 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Abordagem do inglês científico oral e escrito. Normas de estilo e vocabulário específico. Análise de periódicos na área de Ciências Biomédicas (Medicina I). O artigo: tipos e estrutura. Eventos científicos presencia e virtuais.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aprendizagem baseada em projetos;
• Leitura e análise de relatos de pesquisas;
• Dinâmicas de grupos;
• Aulas práticas no computador;
• Elaboração de relatório de pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • O aluno com mais de 25% de faltas está reprovado, independente da nota.
• Condições de aprovação, referente à nota final (NF) das avaliações:

NF  7,0 ………….. Aprovado
4,0 ≤ NF  7,0 ………….. Exame Final
NF  3,9 ………….. Reprovado

• Avaliações: Serão realizadas quatro provas envolvendo conteúdos cumulativos [Prova 1 (10 pontos) + Prova 2 (10 pontos) + prova 3 (10 pontos) + prova 4 (10 pontos)]. A nota final (NF) será obtida através da seguinte equação matemática:

NF = (P1+P2 + P3 + P4)/3
P1 – provas teóricas aplicadas antes ou após seminários;
P2 - nota referente à apresentação do seminários;
P3 – nota referente à apresentação do pôster;
P4 – nota referente à apresentação do comunicação escrita (revisão sistemática).

A comunicação escrita deverá ter os seguintes autores na ordem: primeiro autor – aluno, segundo autor – eu (responsável pela disciplina) e terceiro autor (orientador do aluno);

• Caso o aluno perca a uma das provas realizará uma de reposição envolvendo todo conteúdo.
• Enquanto documento, as avaliações serão entregues aos alunos, somente, para que estes venham a efetuar revisões e retirar dúvidas.
O aluno que necessite faltar a uma ou mais aula(s) devido à participação em competições, congressos, seminários e semanas de ciências, deverá procurar o professor para verificar possível abono da falta. Lembrando sempre que o conteúdo dado em sala, durante a sua ausência, será cobrado integralmente na prova.
Horário de atendimento: 8-12h; 14-18h
Bibliografia: Campanario, J.M. 1993. Consolation for the scientist: Sometimes it is hard to publish papers that are later highly cited. Social Studies of Science 23: 342-362.

Campanario, J.M. 1995. Commentary on influential books and journal articles initially rejected because of negative referees' evaluations. Science Communication 16: 304-325.

Campanario, J.M. 1996a. Have referees rejected some of the most-cited articles of all times? Journal of the American Society for Information Sciences 47: 302-310.

Campanario, J.M. 1996b. The competition for journal space among referees, editors and other authors and its influence on journal’s impact factor. Journal of the American Society for Information Sciences 47: 184-192.

Campanario, J.M. 1998a. Peer review for journals as it stands today-Part 1. Science Communication, 19, 181-211.

Campanario, J.M. 1998b. Peer review for journals as it stands today-Part 2. Science Communication, 19, 277-306.

Hopkins WG. 1999. Guidelines on style for scientific writing. Sportscience 3. Em: http://www.sportsci.org/jour/9901/wghstyle.html

Navalta JW, Lyons TS. 2010. Student peer review decissions on submitted manuscripts are as stringent as faculty peer reviewers. Adv Physiol Educ. 34: 170-3.

Roebber PJ, Schultz DM. 2011. Peer review, program officers and science funding. Plos One 12:e18680.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
26/02/2018
26/02/2018
Apresentação da disciplina; O artigo cientifico e a submissão;
05/03/2018
05/03/2018
O sistema de revisão por pares;
12/03/2018
12/03/2018
Análise de periódicos na área da Ciência Biomédica (Medicina I) e índices bibliométricos;
19/03/2018
19/03/2018
O pôster e a comunicação oral;
26/03/2018
26/03/2018
Normas de estilo científico e inglês específico;
02/04/2018
02/04/2018
A pesquisa bibliográfica, conceitos básicos sobre revisões sistemáticas (RS);
09/04/2018
09/04/2018
RS Cochrane e não Cochrane;
16/04/2018
16/04/2018
Escolha do assunto: aspectos internos e linhas de pesquisa;
23/04/2018
23/04/2018
Planejamento e prática usando o acrônico PICO;
30/04/2018
30/04/2018
Condução: bases de dados, termos, estratégias, buscas, elegibilidade e extração dos dados;
07/05/2018
07/05/2018
Condução: bases de dados, termos, estratégias, buscas, elegibilidade e extração dos dados;
14/05/2018
14/05/2018
Condução: bases de dados, termos, estratégias, buscas, elegibilidade e extração dos dados;
21/05/2018
21/05/2018
Condução: bases de dados, termos, estratégias, buscas, elegibilidade e extração dos dados;
28/05/2018
28/05/2018
Condução: bases de dados, termos, estratégias, buscas, elegibilidade e extração dos dados;
04/06/2018
04/06/2018
Apresentação de artigos;
11/06/2018
11/06/2018
Apresentação de artigos;
Avaliações
Data Descrição
30/04/2018 1ª Avaliação
31/05/2018 2ª Avaliação
11/06/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Início das atividades 28/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1092 26/07/2024 21:54