-

MNPEF-UFPI003 - MARCOS NO DESENVOLVIMENTO DA FÍSICA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade (02/03/2018 - 02/03/2018)
Física dos gregos até o final da idade moderna
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade (09/03/2018 - 09/03/2018)
A revolução copernicana e de Galileu
Grandes marcos da história da física (16/03/2018 - 16/03/2018)
A física newtoniana
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade (23/03/2018 - 23/03/2018)
A física do século XIX: a teoria eletromagnética de Maxwell
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade (06/04/2018 - 06/04/2018)
A física moderna: teoria da relatividade e a teoria quântica
Principais escolas escolas epistemológicas e suas contribuições para o ensino de física (13/04/2018 - 13/04/2018)
As ideias de Vygotsky. As ideias de D Ausubel sobre a aprendizagem significativa.
Principais escolas escolas epistemológicas e suas contribuições para o ensino de física (20/04/2018 - 20/04/2018)
As ideias de Vygotsky. As ideias de D Ausubel sobre a aprendizagem significativa.
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias (27/04/2018 - 27/04/2018)
As ideias de Thomas Khun; A estruturas das revoluções científicas
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias (04/05/2018 - 04/05/2018)
Thomas Khun - as estruturas das revoluções científicas
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias (11/05/2018 - 11/05/2018)
As ideias de Thomas Khun: as estruturas das revoluções científicas
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (18/05/2018 - 18/05/2018)
História da ciência no currículo e em salas de aula de ciências
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (25/05/2018 - 25/05/2018)
Filosofia da ciência e nas salas de aula de ciências
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (01/06/2018 - 01/06/2018)
História e filosofia da ciência na sala de aula - o movimento do pêndulo
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (08/06/2018 - 08/06/2018)
História e filosofia da ciência na sala de aula - Joseph Prietley e a descoberta da fotossíntese
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (15/06/2018 - 15/06/2018)
Construtivismo e o ensino de ciências
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (22/06/2018 - 22/06/2018)
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física (29/06/2018 - 29/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29
1 2018100**** 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2017100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
3 2017100**** 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
4 2017100**** 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 4
6 2017100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 10
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 4
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2017100**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 8
12 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 4
13 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 2017100**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2017100**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2017100**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 10
17 2018100**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 10
18 2017100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2017100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
20 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2018100**** 0 2 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
22 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
24 2017100**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 6
25 2017100**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
26 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2018100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
28 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,0 9,3 9,2 9,0 9.1 6 AM
2 2018100**** 10,0 10,0 9,6 9,2 9.7 4 AM
3 2017100**** 9,0 8,8 9,0 7,0 8.5 6 AM
4 2017100**** 10,0 9,0 9,5 9,0 9.4 6 AM
5 2017100**** 10,0 10,0 9,6 9,6 9.8 4 AM
6 2017100**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 4 AM
7 2018100**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 4 AM
8 2018100**** 10,0 10,0 9,5 9,6 9.8 0 AM
9 2018100**** 9,0 9,0 9,0 8,5 8.9 4 AM
10 2017100**** 9,0 9,0 8,9 8,6 8.9 2 AM
11 2017100**** 9,8 9,7 9,6 9,7 9.7 6 AM
12 2017100**** 9,5 9,5 9,0 9,0 9.3 2 AM
13 2018100**** 8,0 8,0 7,0 5,5 7.1 6 AM
14 2017100**** 10,0 10,0 9,5 9,3 9.7 2 AM
15 2017100**** 8,0 7,8 7,5 7,5 7.7 6 AM
16 2018100**** 10,0 10,0 9,0 9,0 9.5 0 AM
17 2017100**** 8,5 8,9 8,7 8,9 8.8 6 AM
18 2017100**** 9,5 9,5 9,0 9,0 9.3 2 AM
19 2017100**** 10,0 9,5 9,0 9,0 9.4 0 AM
20 2017100**** 10,0 9,0 9,0 9,0 9.3 6 AM
21 2017100**** 9,0 9,0 8,9 8,8 8.9 2 AM
22 2018100**** 10,0 10,0 9,7 9,5 9.8 0 AM
23 2018100**** 10,0 10,0 9,5 9,6 9.8 4 AM
24 2018100**** 9,4 9,4 9,0 9,0 9.2 6 AM
25 2018100**** 9,8 9,8 9,0 9,0 9.4 6 AM
26 2018100**** 10,0 10,0 9,3 9,5 9.7 4 AM
27 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
28 2017100**** 10,0 10,0 9,5 9,5 9.8 2 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Aspectos da História e Epistemologia da Física: A Física como construção humana. Indutivismo, falsacionismo, paradigmas, tradições de pesquisa, populações conceituais, formação do espírito científico, modelos e teorias, realismo e instrumentalismo, dimensões da atividade científica (teoria, experimentação, simulação e instrumentação). Os tópicos devem ser abordados à luz dos principais marcos da história da Física.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O curso será conduzido através de aulas expositivas, e também com a realização de discussões de textos e artigos previamente selecionados e de seminários envolvendo temas livres propostos pelo estudante.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A nota final será composta: (a) pela apresentação do seminário, (b) pela elaboração de texto de pesquisa sobre um tema pertinente ao curso e apresentado em formato de artigo e (c) pela participação nas atividades de classe e extraclasse. Havendo necessidade, o aluno será submetido a exame de recuperação.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Matthews, M. R., Science Taching - The contribution of History and Philosophy os Science - 20° anniversary revised and expanded edition, Routledge, 2015.
Chalmers, A. F., O que é a ciência, afinal?, Brasiliense, 1983.
Cohen, I. B., O Nascimento de uma nova Física, Gradiva, 1988.
Crombie, A. C., Augustine to Galileo: The History of Science, AD 400-1650, Harvard University Press, 1953.
Freire Jr. O.; Pessoa Jr. O. e Bromberg, J. Teoria quântica: estudos históricos e implicações culturais, EDUEPB e Livraria da Física.
Kragh, H. Quantum Generations: a history of physics in the twentieth century, Princeton University Press, 1999.
Lenoir, T. Instituindo a ciência: A produção cultural das disciplinas científicas, Editora Unisinos, 2003.
Matthews, M., História, Filosofia e Ensino de Ciências: A Tendência Atual de Reaproximação, Cad. Cat. Ens. Fis., V12, n. 3, p.164, 1995
Moreira, M. A. e Massoni, N., Epistemologias do século XX, Pedagógica Universitária, 2011.
Muller, I., A History of Themodynamics: the doctrine of energy and entropy, Springer, 2007.
Paty, M., A física do século XX, Ideias e Letras, 2009.
Whittaker, E., A History of the Theories of Aether and Eletricity, Dover, 1974.
Artigos nas revistas: RBEF, CBEF, Scientia Studiae, Cadernos de História e Filosofia das
Ciências, entre outras.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2018
02/03/2018
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade
09/03/2018
09/03/2018
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade
16/03/2018
16/03/2018
Grandes marcos da história da física
23/03/2018
23/03/2018
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade
06/04/2018
06/04/2018
Grandes marcos da história da física desde a antiguidade
13/04/2018
13/04/2018
Principais escolas escolas epistemológicas e suas contribuições para o ensino de física
20/04/2018
20/04/2018
Principais escolas escolas epistemológicas e suas contribuições para o ensino de física
27/04/2018
27/04/2018
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias
04/05/2018
04/05/2018
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias
11/05/2018
11/05/2018
A física como construção humana: paradigmas, modelos e teorias
18/05/2018
18/05/2018
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
25/05/2018
25/05/2018
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
01/06/2018
01/06/2018
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
08/06/2018
08/06/2018
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
15/06/2018
15/06/2018
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
22/06/2018
22/06/2018
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
29/06/2018
29/06/2018
História e fundamentos epistemológicos da ciência para pesquisa em ensino de física
Avaliações
Data Descrição
06/04/2018 1ª Avaliação
04/05/2018 2ª Avaliação
01/06/2018 3ª Avaliação
29/06/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1071 24/04/2024 20:15