-

MNPEF-UFPI007 - ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA O ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Plano de Ensino da disciplina (02/03/2018 - 02/03/2018)
Conhecer o plano de ensino da disciplina
   Plano de Ensino 
Tipos de Atividades Experimentais. Principais Concepções de Laboratórios didáticos: Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas. (03/03/2018 - 03/03/2018)

Discutir as possibilidade da experimentação para o ensino de Física.

Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. (09/03/2018 - 09/03/2018)

Tem como objetivos: Motivar para a realização de Atividades Experimentais.

Definição de artigos da área experimental para serem analisados: Ensino Médio. (10/03/2018 - 10/03/2018)

Levantamento bibliográfico em revistas com publicações na área de ensino de física.

    
Inicia em 08/06/2018 às 10h 0 e finaliza em 08/06/2018 às 12h 59
Equipamentos de Laboratórios de Ensino (FABRICANTES e REPRESENTANTES@ (10/03/2018 - 10/03/2018)

Lista de sugestões de Fabricantes e seus reprsentantes no Brasil.

Definição de artigos da área experimental para serem analisados: Ensino Fundamental (16/03/2018 - 16/03/2018)
REGRAS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICADAS AO LABORATÓRIO DIDÁTICO (17/03/2018 - 17/03/2018)

O laboratório didático de Física é algo que, historicamente, está presente de alguma forma nas discussões sobre ensino de Física. Dando continuidade a estas discussões, (o autor) realiza uma análise do laboratório didático de Física no ensino médio de formação geral, utilizando o conceito de transposição didática e de suas regras.

Jose de Pinho Alves Filho, Departamento de Física – UFSC, Florianópolis – SC. Publicado no Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 17, n. 2, ago. 2000.

NOVOS RUMOS PARA O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS (17/03/2018 - 17/03/2018)

Discução dos principais temas abordados no artigo.

Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos (23/03/2018 - 23/03/2018)
Elaboração de experimento com materiais de fácil acesso com foco no ensino fundamental. (23/03/2018 - 23/03/2018)

Proponha e ralise experimentos com materiais de fácil acesso.

Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino fundamental. (24/03/2018 - 24/03/2018)

Propor, elaborar e executar experimentos com materiais de fáci acesso.

Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino médio. (30/03/2018 - 30/03/2018)

Elabore e execute experimento com materiais de fácil acesso.

Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino médio. (31/03/2018 - 31/03/2018)

Propor e executar experimentos com materiais de fácil acesso.

Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais: Ensino fundamental (06/04/2018 - 20/04/2018)
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais: Ensino médio. (21/04/2018 - 04/05/2018)
Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos (11/05/2018 - 19/05/2018)
Aula de reposição a aula do dia 19.5.18 (18/05/2018 - 18/05/2018)
Atendendo sugestão dos alunos e, considerando a disponibilidade de horário de 10 a 12 h deste dia 18.05.19, a aula do dia 19 foi cancelada e reposta hoje de 10 as 12 h.
Análise de artigos com experimentos para o ensino fundamental (25/05/2018 - 02/06/2018)
Análise de artigos com experimentos para o ensino Médio. (08/06/2018 - 16/06/2018)
    
Inicia em 20/06/2018 às 0h 0 e finaliza em 27/06/2018 às 23h 59
Apresentação de proposta de artigo: autoral (22/06/2018 - 23/06/2018)
    
Inicia em 13/06/2018 às 15h 0 e finaliza em 20/06/2018 às 23h 59
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
03 09 10 17 06 07 13 14 27 04 11 18 25 26 08 09 15 16
1 2017100**** 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4
2 2017100**** 0 2 2 0 2 0 0 0 0 2 2 4 0 0 2 0 0 0 16
3 2017100**** 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
4 2017100**** 0 0 2 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 5
5 2017100**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 2 8
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
7 2017100**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 1 2 2 0 0 0 0 7
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 4 0 0 0 0 0 0 8
10 2017100**** 0 0 0 2 2 2 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 12
11 2017100**** 0 0 2 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
12 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018100**** 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 1 0 2 0 0 0 0 9
14 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4 0 2 0 0 0 0 8
15 2017100**** 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 6
16 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
3 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 14 AM
4 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 5 AM
5 2017100**** 10,0 10,0 0,0 10,0 7.5 7 AM
6 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
7 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
8 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
9 2017100**** 10,0 10,0 0,0 10,0 7.5 12 AM
10 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
11 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2017100**** 10,0 10,0 0,0 10,0 7.5 6 AM
13 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 9 AM
14 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
15 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
16 2017100**** 10,0 10,0 7,0 10,0 9.3 8 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estruturas conceituais, metodológicas e de interação entre a teoria e prática dos experimentos. Critérios para escolha e preparação de atividades experimentais. Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica. Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas. Administração: Segurança na execução da atividade experimental em sala de aula e em laboratório. Experimentação, coleta e análise de dados através de interfaces de hardware e recursos de software. Avaliação: Perspectivas e diretrizes.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O conteúdo da disciplina será explorado através de aulas expositivas utilizando análise de textos didáticos relacionados à ementa e na elaboração de projetos.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação será baseada nas notas de 2 trabalhos (T1, T2) e um artigo (A1). A nota final média (NF) será a média aritmética das notas obtidas: NF= [(T1+T2+A1)/3].
Horário de atendimento:
Bibliografia: PEDUZZI, L.O. & PEDUZZI, S. (1998) Edições Especiais do Caderno Brasileiro de Ensino de Física: Atividades Experimentais no Ensino de Física.
MOREIRA, M.A. & LEVANDOWISKI (1985) Diferentes Abordagem ao Ensino de Laboratório. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
HELENE, O. A. M. & VANIN, V.R. (1981) Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental. São Paulo: Edgard Bluche.
KLEIN, H. A. (1988) The Science of Measurement. New York: Dover Publication
NOVAK, J.D & GOWIN, D. B. (1995) Aprender a Aprender. Lisboa: Plátano Edições Técnicas.
INHELDER, B. & PIAGET, J. (1976) Da Lógica da Criança à Lógica do Adolescente. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
CAVALCANTE, M. A. ; TAVOLARO, C; HAAG, R. Experiências em Física Moderna. Revista Brasileira de Ensino de Física . Suplemento da RBEF/SBF-Brasil, v. 6, n.1, p. 75-82, 2005.
CAVALCANTE, M. A. ; TAVOLARO., C. R. C. Uma oficina de Física Moderna que vise a sua inserção no ensino médio. Caderno rasileiro de Ensino de Física, UFSC - Fisica - Sta Catarina, v. 21, p. 372-389, 2004.
GASPAR, A. ; MONTEIRO, I. C. de C.MONTEIRO, M. A. Alvarenga. Um estudo sobre as atividades experimentais de demonstração em sala de aula: proposta de uma fundamentação teórica. Enseñanza de las Ciencias, Granada, v. extra, 2005.
LIMA, Jr. Paulo; SILVEIRA, F. L. da. Sobre as incertezas do tipo A e B e sua propagação sem derivadas: uma contribuição para a incorporação da metrologia contemporânea aos laboratórios de física básica superior. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 2, p.2303, 2011.
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacional e disponibilizados no Portal de Periódicos CAPES.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2018
02/03/2018
Plano de Ensino da disciplina
03/03/2018
03/03/2018
Tipos de Atividades Experimentais. Principais Concepções de Laboratórios didáticos: Experiências demonstrativas, didáticas, estruturadas e não-estruturadas.
09/03/2018
09/03/2018
Ensino-Aprendizagem: Objetivos das atividades experimentais. Aprendizagem de conceitos, atitudes, habilidades do processo de experimentação e investigação científica.
10/03/2018
10/03/2018
Definição de artigos da área experimental para serem analisados: Ensino Médio.
10/03/2018
10/03/2018
Equipamentos de Laboratórios de Ensino (FABRICANTES e REPRESENTANTES@
16/03/2018
16/03/2018
Definição de artigos da área experimental para serem analisados: Ensino Fundamental
17/03/2018
17/03/2018
NOVOS RUMOS PARA O LABORATÓRIO ESCOLAR DE CIÊNCIAS
17/03/2018
17/03/2018
REGRAS DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA APLICADAS AO LABORATÓRIO DIDÁTICO
23/03/2018
23/03/2018
Elaboração de experimento com materiais de fácil acesso com foco no ensino fundamental.
23/03/2018
23/03/2018
Execução de experimentos para o ensino fundamental elaborados a partir de artigos
24/03/2018
24/03/2018
Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino fundamental.
30/03/2018
30/03/2018
Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino médio.
31/03/2018
31/03/2018
Elaboração de experimento com materiais de fácil com foco no ensino médio.
06/04/2018
20/04/2018
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais: Ensino fundamental
21/04/2018
04/05/2018
Apresentação dos artigos com propostas de roteiros de atividades experimentais: Ensino médio.
11/05/2018
19/05/2018
Execução de experimentos para o ensino médio elaborados a partir de artigos
18/05/2018
18/05/2018
Aula de reposição a aula do dia 19.5.18
25/05/2018
02/06/2018
Análise de artigos com experimentos para o ensino fundamental
08/06/2018
16/06/2018
Análise de artigos com experimentos para o ensino Médio.
22/06/2018
23/06/2018
Apresentação de proposta de artigo: autoral
Avaliações
Data Descrição
23/03/2018 1ª Avaliação
13/04/2018 2ª Avaliação
05/05/2018 3ª Avaliação
12/05/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
PANORAMA DE NOTAS 19/06/2018
INSTRUÇÕES PARA PUBLICAÇÃO 30/04/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1054 28/03/2024 20:46