Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO: Baseada na Resolução Nº 003/94 do CEPEX da UFPI, que determina: Freqüência: igual ou superior a 75% das aulas e Aproveitamento obtido através de quatro avaliações parciais e do exame final, que serão expressos por nota, obedecendo a uma escala de 0 a 10. Para ser aprovado à média das avaliações deverá ser igual ou superior a 7,00 pontos. Se o aluno na média das avaliações alcançar apenas 3,99 pontos será reprovado. Irá para prova final se a média for 4,00 pontos e para ser aprovado na prova final terá que ter nota superior ou igual a 6,00 pontos. SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Serão considerados os seminários sobre os tipos de estudo, atividade em grupo sobre análise crítica de artigos científicos, construção de um artigo de revisão ou reflexão e relatório preliminar da Dissertação. DESCRIÇÃO DAS AVALIAÇÕES: A 01 .......................... Média da nota do Seminário temático sobre os tipos de estudos + a Nota do estudo de análise crítica de artigos científicos. A 02...........................Produção de um artigo científico (Artigo de revisão ou reflexão). A 03..........................Média da nota da apresentação e relatório parcial da dissertação + a nota de avaliação do orientador). Será feita a Prova Final para os alunos que não atingirem a média igual ou superior a 7,00 nas avaliações anteriores. Na Prova Final o aluno deverá obter nota igual ou superior a 6,00 pontos.
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Bibliografia:
| Blbiografia Básica: GUILHEM, D; ZICKER, F. Ética na pesquisa em saúde. Brasília: LetrasLivres: Editora UnB, 2007. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010. MINAYO, M.C. de S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 17. Ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2013. AILINGER, R.L. Contributions of qualitative research to evidence-based practice in nursing. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 11, n. 3, p. 275-9, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11692003000300002&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 02 mar. 2011. doi: 10.1590/S0104-11692003000300002. CASTRO, C.M. Como redigir e apresentar um artigo científico. 1. ed. São Paulo: Pearson, 2011. DEMO, P. Pesquisa qualitativa: busca de equilíbrio entre forma e conteúdo. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 6, n. 2, p. 89-104,1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-11691998000200013&lng=pt&nrm=iso . Acesso em 02 mar. 2011. doi: 10.1590/S0104-11691998000200013. Diniz, D. Ética na pesquisa em ciências humanas - novos desafios. Ciência & Saúde Coletiva, 13(2):417-426, 2008. FRIEDLANDER, M.R.; ARBUÉS-MOREIRA, M.T. Análise de um trabalho científico: um exercício. Rev. bras. Enferm, Brasília, v.60 n.5, p. 573-578, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672007000500017. Acesso em 13 mar 2012. LANDIM, F.L.P., et al. Uma reflexão sobre as abordagens em pesquisa com ênfase na integração qualitativo-quantitativa. RBPS, v. 19, n. 1, p. 53-58, 2006. Disponível em: http://www.unifor.br/images/pdfs/pdfs_notitia/766.pdf. Acesso em 02 mar. 2011. MARTIN, Denise et al . Noção de significado nas pesquisas qualitativas em saúde: a contribuição da antropologia. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 40, n. 1, p.178-180, 2006. Disponível em: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000100026&lng=en&nrm=iso . Acesso em 02 Mar. 2011. doi: 10.1590/S0034-89102006000100026. MONTEIRO, C.F. de S. et al. Pesquisa-ação: contribuição para prática investigativa do enfermeiro. Rev Gaúcha Enferm, Porto Alegre, v. 31, n. 1, p:167-74, 2010. Disponível em: http://seer.ufrgs.br/RevistaGauchadeEnfermagem/article/view/14581/8487 . Acesso em 02 mar 2011. POLIT, D.; HUNGLER, B. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. 7ª ed. Porto Alegre (RS): Artmed, 2011. RIBAS, C.R.P.; ZANETTI, M.L.; CALIRI, M.H.L. A arte da comunicação do conhecimento científico. Rev Eletr Enf, v. 11, n. 3, p. 712-6, 2009. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/v11/n3/v11n3a32.htm. Acesso em 13 mar 2012. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2011. TURATO, E.R. Métodos qualitativos e quantitativos na área da saúde: definições, diferenças e seus objetos de pesquisa. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 3, p.507-14, 2005. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102005000300025&lng=en&nrm=iso. Acesso em 02 Mar. 2011. ______. Polêmicas reais e falsas na relação conceitual entre metodologias quantitativas e qualitativas aplicadas ao campo da saúde. Cadernos Brasileiros de Saúde Mental. v. 1, n.1, p.1-5, 2009. Disponível em: www.esp.rs.gov.br/img2/13_Egberto_Turato.pdf. acesso em 02 mar 2011. VOLPATO, G. L. Método Lógico para redação científica. 2ª ed. Botucatu: Best Writing, 2017. VOLPATO, G. L. Ciência além da visibilidade: ciência, formação de cientistas e boas práticas. Botucatu: Best Writing, 2017
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