-

PPGENF034 - FUNDAMENTOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação plano de curso Texto SILVA, Matheus Castro da. A universidade brasileira: uma análise histórica da inserção Periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 263-272, dez. 2015 (07/03/2018 - 07/03/2018)
Exercício da dinâmica de apresentação e Motivacional Textos: O papel da educação contemporânea, uma reflexão a partir da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. A relação entre educação e desenvolvimento econômico no capitalismo: elementos para um debate (14/03/2018 - 14/03/2018)
Texto:Conhecimento e aprendizagem não linear Texto: A metodologia da problematização com o Arco de Marguerez e sua relação com os saberes dos professores. Fanzine (21/03/2018 - 21/03/2018)
Texto: O professor como um transformativo agente - desafios e perspectivas Karl Marx 1 Antonio Gramsci 2 Texto: Torna-se professor universitário hoje (28/03/2018 - 28/03/2018)
Texto:Metacognição e aprendizagem:como se relacionam? Johann H Pestalozzi 3 John Dewey 4 Texto: Formaçao-didatico-pedagogica-do-professor-universitario:uma-necessidade (04/04/2018 - 04/04/2018)
Texto: Ciencias da educação e ciências cognitivas .Contributos para uma abordagem transdisciplinar Edgar Morin 5 Jean Piaget 6 Texto: Limites e possibilidades da racionalidade pedagogica no ensino superior (11/04/2018 - 11/04/2018)
Praticas inovadoras em metodologias ativas. Cada aluno apresenta uma das experiencias do livro e suas vivencias. Phillippe Perenoud 7 Maria Montessori 8 Pierre Bourdie 9 (18/04/2018 - 18/04/2018)
Texto: educação do futuro Anisio Teixeira 1 Lev Vygotsky 2 Texto: Novas tecnologias na pratica pedagógica sob a perspectiva construtivista (25/04/2018 - 25/04/2018)
Texto:Cotas para negros na ensino superior e formas de classificação racial Florestan Fernandes 3 Howard Fernandes 4 Emile Durkheim 5 (02/05/2018 - 02/05/2018)
Texto:Professor de ensino superior:o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química Michel Foucalt 6 Henri Wallon 7 (09/05/2018 - 09/05/2018)
Bernardo Toro 8 Roberto Freire 9 Avaliação da aprendizagem (16/05/2018 - 16/05/2018)
Avaliação da aprendizagem. Aula expositiva dialogada. (23/05/2018 - 23/05/2018)
Supervisão de estagios .Como conduzir? (30/05/2018 - 30/05/2018)
Organização do Circulo (06/06/2018 - 06/06/2018)
Circulo Paulo Freire (13/06/2018 - 13/06/2018)
Avaliação da disciplina (20/06/2018 - 20/06/2018)
entrega resenha Livro Pedagogia da autonomia. (27/06/2018 - 27/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27
1 2017100**** 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1
8 2017100**** 0 0 0 0 0 0 3 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
9 2017100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017100**** 10,0 10,0 9,8 10,0 10.0 0 AM
2 2017100**** 10,0 10,0 9,8 10,0 10.0 0 AM
3 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2017100**** 10,0 10,0 9,8 10,0 10.0 0 AM
8 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2017100**** 10,0 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Correntes teórico-filosóficas da educação. Habilidades pedagógicas e conhecimentos didáticos ao desempenho da função docente. Análise crítica da preparação e formação profissional do professor-educador. Políticas e práticas de educação em Enfermagem.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: seminários, aulas expositivas dialogadas e metodologia ativas para socializar e solidificar as informações acerca da educação e práticas educacionais vigentes, com enfoque no aprendizado das novas tecnologias para a prática pedagógica e inovações na avaliação da aprendizagem.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Circulo de cultura Paulo Freire
Seminario sobre os pensadores da educação
Participação nas rodas de conversas.
Horário de atendimento:
Bibliografia: FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à pratica educativa. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
FARAVO,N.A.L.G;TUMOLO,P.S.A relação entre educação e desenvolvimento economico no capitalismo:elementos para um debate. Educ. Soc., Campinas, v. 37, nº. 135, p.557-571, abr.-jun., 2016
SILVA,M.C. Universidade brasileira: uma analise histórica da inserção periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 263-272, dez. 2015


SILVA,M.A; Kayser ,A.M. O papel da educação contemporânea, uma reflexão a partir da pedagogia da autonomia de Paulo Freire.
Revista Dynamis. FURB, Blumenau, v. 21, n. 2, p. 3-15, 2015

Machado, Andreia de Bem... [et al]. Práticas inovadoras em metodologias ativas Florianópolis: Contexto Digital, 2017.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2018
07/03/2018
Apresentação plano de curso Texto SILVA, Matheus Castro da. A universidade brasileira: uma análise histórica da inserção Periférica na ordem capitalista mundial. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 7, n. 2, p. 263-272, dez. 2015
14/03/2018
14/03/2018
Exercício da dinâmica de apresentação e Motivacional Textos: O papel da educação contemporânea, uma reflexão a partir da pedagogia da autonomia de Paulo Freire. A relação entre educação e desenvolvimento econômico no capitalismo: elementos para um debate
21/03/2018
21/03/2018
Texto:Conhecimento e aprendizagem não linear Texto: A metodologia da problematização com o Arco de Marguerez e sua relação com os saberes dos professores. Fanzine
28/03/2018
28/03/2018
Texto: O professor como um transformativo agente - desafios e perspectivas Karl Marx 1 Antonio Gramsci 2 Texto: Torna-se professor universitário hoje
04/04/2018
04/04/2018
Texto:Metacognição e aprendizagem:como se relacionam? Johann H Pestalozzi 3 John Dewey 4 Texto: Formaçao-didatico-pedagogica-do-professor-universitario:uma-necessidade
11/04/2018
11/04/2018
Texto: Ciencias da educação e ciências cognitivas .Contributos para uma abordagem transdisciplinar Edgar Morin 5 Jean Piaget 6 Texto: Limites e possibilidades da racionalidade pedagogica no ensino superior
18/04/2018
18/04/2018
Praticas inovadoras em metodologias ativas. Cada aluno apresenta uma das experiencias do livro e suas vivencias. Phillippe Perenoud 7 Maria Montessori 8 Pierre Bourdie 9
25/04/2018
25/04/2018
Texto: educação do futuro Anisio Teixeira 1 Lev Vygotsky 2 Texto: Novas tecnologias na pratica pedagógica sob a perspectiva construtivista
02/05/2018
02/05/2018
Texto:Cotas para negros na ensino superior e formas de classificação racial Florestan Fernandes 3 Howard Fernandes 4 Emile Durkheim 5
09/05/2018
09/05/2018
Texto:Professor de ensino superior:o entendimento a partir de narrativas de pós-graduandos em química Michel Foucalt 6 Henri Wallon 7
16/05/2018
16/05/2018
Bernardo Toro 8 Roberto Freire 9 Avaliação da aprendizagem
23/05/2018
23/05/2018
Avaliação da aprendizagem. Aula expositiva dialogada.
30/05/2018
30/05/2018
Supervisão de estagios .Como conduzir?
06/06/2018
06/06/2018
Organização do Circulo
13/06/2018
13/06/2018
Circulo Paulo Freire
20/06/2018
20/06/2018
Avaliação da disciplina
27/06/2018
27/06/2018
entrega resenha Livro Pedagogia da autonomia.
Avaliações
Data Descrição
16/05/2018 1ª Avaliação
13/06/2018 2ª Avaliação
27/06/2018 3ª Avaliação
29/06/2018 4ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1074 07/05/2024 00:13