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PPGED042 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Apresentação e Discussão do Plano de Curso / Aspectos históricos (15/03/2018 - 15/03/2018)
Análise histórica do tratamento dispensado às pessoas com deficiência (22/03/2018 - 22/03/2018)
Representações sociais cultivadas ao longo dos tempos em relação às pessoas com deficiência (05/04/2018 - 05/04/2018)
Paradigmas da educação especial (12/04/2018 - 12/04/2018)
Histórico do movimento pela inclusão escolar e perspectivas futuras da educação inclusiva (19/04/2018 - 19/04/2018)
Perspectivas da educação especial no Brasil (26/04/2018 - 26/04/2018)
Políticas públicas de educação especial de 1990 2015 (03/05/2018 - 03/05/2018)
Planos Nacionais de Educação (2001 - 2014) (10/05/2018 - 10/05/2018)
Políticas de escolarização de alunos público-alvo da educação especial (17/05/2018 - 17/05/2018)
Formação de professores: concepção e problemática atual na educação (24/05/2018 - 24/05/2018)
Formação inicial e continuada para atuar na Educação Especial (31/05/2018 - 31/05/2018)
Práticas pedagógicas de professores na Educação Especial (07/06/2018 - 07/06/2018)
Prática pedagógica, prática docente e prática educativa: o que as distingue? (14/06/2018 - 14/06/2018)
Inclusão escolar no Ensino Superior (21/06/2018 - 21/06/2018)
Inclusão escolar no Ensino Superior (28/06/2018 - 28/06/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
08 15 22 29 05 12 19 26 03 10 17 24 31 07 14 21 28
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017101**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
5 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
6 2017101**** 10,0 10.0 0 AM
7 2017101**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Fundamentos históricos, políticos e econômicos da educação especial e inclusiva. A exclusão e a ética na Educação Inclusiva. Necessidades Educacionais Específicas.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:  Aulas expositivas (dialogadas);
 Leituras e discussão;
 Análise de artigos e relatórios de pesquisas/experiências.

A metodologia do curso privilegia a leitura, pressuposto básico à apropriação do conhecimento, portanto, é indispensável ao aluno a leitura atenta e cuidadosa dos mesmos.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Os alunos serão avaliados tendo por base a Resolução n. 043/95 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPI. Para efeito de verificação de aprendizagem serão consideradas a presença e participação nas aulas, bem como a realização das atividades propostas ao longo do Curso, tais como leituras, debates e trabalhos individuais e/ou em grupo. As atividades a serem desenvolvidas para atribuição de notas serão:
1. Participação efetiva em todos os momentos e atividades a serem desenvolvidas durante as aulas. Entendemos por participação efetiva a presença em sala de aula e o envolvimento com a disciplina, expresso nos debates e na colocação de questões que expressem entendimento e dúvidas acerca das temáticas abordadas;
2. Produção de um artigo/ capítulo no qual o aluno tecerá considerações teóricas a respeito de uma das temáticas estudadas de modo a estabelecer relações com o seu problema de pesquisa.

Horário de atendimento:
Bibliografia: BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1998., p. 21-51.

BROWNELL, M.T.; SINDELAR, P.T.; KIELY, M.T. Special education teacher quality and preparation: exposing foundations, constructing a new model. Exceptional children, v.76, n.3, 2010, p. 357-377.

BUENO, J.G.S. Políticas de escolarização de alunos com deficiência. In: MELETTI, S.M.F.; BUENO, J.G.S. (Orgs.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013, p. 25-38.

BUENO, J.G.S.; GIOVANAZZO Jr., C.A. A relação entre práticas pedagógicas e o baixo rendimento. In: MARIN, A.J.; BUENO, J.G.S. Excluindo sem saber. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, Brasília, DF: CNPq, 2010, p. 95-120.


CASTRO, S.F.; ALMEIDA, M.A. Ações para garantir a possibilidade de ingresso e permanência de alunos com deficiência no ensino superior. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012, p. 143-164.

DAL-FORNO, J. P. DUEK, V.P. SILVA, S.T. Desafios impostos pela diversidade à escola e à prática dos docentes. In: Maria Cristina Marquezine; Rosângela Marques; Eduardo José Manzini (Orgs.). Formação de recursos humanos e atendimento da família em educação especial. São Carlos: ABPEE, 2014, p. 49-62.


GARCIA, R. M. C. Políticas para a educação especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 12, n.3, 2006, p. 299-316.

GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n.52, 2013, 2013, p. 101-239.

KASSAR, M.de C.M. (Org.). Diálogos com a diversidade. Campinas, SP: Mercado das letras, 2011.

KASSAR, M.C.M. Proposta de educação inclusiva: uma nova política? In: MARQUEZINE, M.C. (Org.). Políticas públicas e formação de recursos humanos em educação especial. Londrina: ABPEE, 2009, p. 23-34.

KAUFFMAN, J. M.; NELSON, C.M.; SIMPSON, R.L.; MOCK, D.R. Contemporary issues. In: James M. Kauffman; Daniel, P. Hallahan (Eds.). Handbook of Special Education. New York and London, Routledge, 2011, p. 15-26.

LEPRI, C. Viajantes inesperados: notas sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Campinas, SP: Saberes Editora, 2012.

LOPES, M. C.; FABRIS, E. H. (Orgs.). Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 41-113.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012. (vol.2)

MENDES, E. G. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010, p. 11-36.

MOREIRA, L.C. Políticas inclusivas no ensino superior: da implantação à concretização. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012, p. 97-108.


PRIETO, R.G. Trajetórias da política nacional de educação e a educação especial: focalizando plano de desenvolvimento da educação- PDE. In: MARQUEZINE, M.C. (Org.). Políticas públicas e formação de recursos humanos em educação especial. Londrina: ABPEE, 2009, p. 35-56.

ROMERO, A.P.H.; NOMA, A.K. Políticas para a diversidade e educação especial a partir dos anos 1990. In: MARQUEZINE, M.C. (Org.). Políticas públicas e formação de recursos humanos em educação especial. Londrina: ABPEE, 2009, p. 11-21.

SILVA, S. A política educacional brasileira e as pessoas com deficiências. Como difundir o discurso de uma política pública de direitos e praticar a privatização. In: SILVA, S.; VIZIM, M. (Orgs.). Políticas públicas: educação, tecnologias e pessoas com deficiências. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil (ALB), 2003, p. 73-100

SOUZA, A.R.; TAVARES, T.M. A política educacional como ferramenta para o direito à educação: uma leitura das demandas por educação e as propostas do plano nacional de educação. In: MELETTI, S.M.F.; BUENO, J.G.S. (Orgs.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013, p. 53-71.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

BUENO, J.G.S. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: SILVEIRA BUENO, J.G; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R.A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, SP: Junqueira&Marin: Brasília, DF: CAPES, 2008, p.43-63.

MANZINI, E. J. (Org.). Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007.

MARIN, A.J.; BUENO, J.G.S. Excluindo sem saber. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, Brasília, DF: CNPq, 2010.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação inclusiva. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010.

MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012. (vol. 1)

ROCHA, T. B.; MIRANDA, T. G. A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior; uma análise do acesso e permanência. In: Féliz Díaz, Miguel Bordas, Nelma Galvão, Theresinha Miranda (Orgs.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 27-37.

TUNES, E. Por que falamos de inclusão? Revista Linhas Críticas. n.16 Brasília, 2003



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/03/2018
15/03/2018
Apresentação e Discussão do Plano de Curso / Aspectos históricos
22/03/2018
22/03/2018
Análise histórica do tratamento dispensado às pessoas com deficiência
05/04/2018
05/04/2018
Representações sociais cultivadas ao longo dos tempos em relação às pessoas com deficiência
12/04/2018
12/04/2018
Paradigmas da educação especial
19/04/2018
19/04/2018
Histórico do movimento pela inclusão escolar e perspectivas futuras da educação inclusiva
26/04/2018
26/04/2018
Perspectivas da educação especial no Brasil
03/05/2018
03/05/2018
Políticas públicas de educação especial de 1990 2015
10/05/2018
10/05/2018
Planos Nacionais de Educação (2001 - 2014)
17/05/2018
17/05/2018
Políticas de escolarização de alunos público-alvo da educação especial
24/05/2018
24/05/2018
Formação de professores: concepção e problemática atual na educação
31/05/2018
31/05/2018
Formação inicial e continuada para atuar na Educação Especial
07/06/2018
07/06/2018
Práticas pedagógicas de professores na Educação Especial
14/06/2018
14/06/2018
Prática pedagógica, prática docente e prática educativa: o que as distingue?
21/06/2018
21/06/2018
Inclusão escolar no Ensino Superior
28/06/2018
28/06/2018
Inclusão escolar no Ensino Superior
Avaliações
Data Descrição
24/05/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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