Bibliografia:
| BIANCHETTI, L. Aspectos históricos da apreensão e da educação dos considerados deficientes. In: BIANCHETTI, L.; FREIRE, I. M. Um olhar sobre a diferença: interação, trabalho e cidadania. Campinas, SP: Papirus, 1998., p. 21-51.
BROWNELL, M.T.; SINDELAR, P.T.; KIELY, M.T. Special education teacher quality and preparation: exposing foundations, constructing a new model. Exceptional children, v.76, n.3, 2010, p. 357-377.
BUENO, J.G.S. Políticas de escolarização de alunos com deficiência. In: MELETTI, S.M.F.; BUENO, J.G.S. (Orgs.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013, p. 25-38.
BUENO, J.G.S.; GIOVANAZZO Jr., C.A. A relação entre práticas pedagógicas e o baixo rendimento. In: MARIN, A.J.; BUENO, J.G.S. Excluindo sem saber. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, Brasília, DF: CNPq, 2010, p. 95-120.
CASTRO, S.F.; ALMEIDA, M.A. Ações para garantir a possibilidade de ingresso e permanência de alunos com deficiência no ensino superior. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012, p. 143-164.
DAL-FORNO, J. P. DUEK, V.P. SILVA, S.T. Desafios impostos pela diversidade à escola e à prática dos docentes. In: Maria Cristina Marquezine; Rosângela Marques; Eduardo José Manzini (Orgs.). Formação de recursos humanos e atendimento da família em educação especial. São Carlos: ABPEE, 2014, p. 49-62.
GARCIA, R. M. C. Políticas para a educação especial e as formas organizativas do trabalho pedagógico. Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v. 12, n.3, 2006, p. 299-316.
GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n.52, 2013, 2013, p. 101-239.
KASSAR, M.de C.M. (Org.). Diálogos com a diversidade. Campinas, SP: Mercado das letras, 2011.
KASSAR, M.C.M. Proposta de educação inclusiva: uma nova política? In: MARQUEZINE, M.C. (Org.). Políticas públicas e formação de recursos humanos em educação especial. Londrina: ABPEE, 2009, p. 23-34.
KAUFFMAN, J. M.; NELSON, C.M.; SIMPSON, R.L.; MOCK, D.R. Contemporary issues. In: James M. Kauffman; Daniel, P. Hallahan (Eds.). Handbook of Special Education. New York and London, Routledge, 2011, p. 15-26.
LEPRI, C. Viajantes inesperados: notas sobre a inclusão social das pessoas com deficiência. Campinas, SP: Saberes Editora, 2012.
LOPES, M. C.; FABRIS, E. H. (Orgs.). Inclusão & educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016, p. 41-113.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012. (vol.2)
MENDES, E. G. Inclusão marco zero: começando pelas creches. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010, p. 11-36.
MOREIRA, L.C. Políticas inclusivas no ensino superior: da implantação à concretização. In: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Dimensões pedagógicas nas práticas de inclusão escolar. Marília: ABPEE, 2012, p. 97-108.
PRIETO, R.G. Trajetórias da política nacional de educação e a educação especial: focalizando plano de desenvolvimento da educação- PDE. In: MARQUEZINE, M.C. (Org.). Políticas públicas e formação de recursos humanos em educação especial. Londrina: ABPEE, 2009, p. 35-56.
ROMERO, A.P.H.; NOMA, A.K. Políticas para a diversidade e educação especial a partir dos anos 1990. In: MARQUEZINE, M.C. (Org.). Políticas públicas e formação de recursos humanos em educação especial. Londrina: ABPEE, 2009, p. 11-21.
SILVA, S. A política educacional brasileira e as pessoas com deficiências. Como difundir o discurso de uma política pública de direitos e praticar a privatização. In: SILVA, S.; VIZIM, M. (Orgs.). Políticas públicas: educação, tecnologias e pessoas com deficiências. Campinas, SP: Mercado das Letras: Associação de Leitura do Brasil (ALB), 2003, p. 73-100
SOUZA, A.R.; TAVARES, T.M. A política educacional como ferramenta para o direito à educação: uma leitura das demandas por educação e as propostas do plano nacional de educação. In: MELETTI, S.M.F.; BUENO, J.G.S. (Orgs.). Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013, p. 53-71.
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
BUENO, J.G.S. As políticas de inclusão escolar: uma prerrogativa da educação especial? In: SILVEIRA BUENO, J.G; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R.A. Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, SP: Junqueira&Marin: Brasília, DF: CAPES, 2008, p.43-63.
MANZINI, E. J. (Org.). Inclusão do aluno com deficiência na escola: os desafios continuam. Marília: ABPEE/FAPESP, 2007.
MARIN, A.J.; BUENO, J.G.S. Excluindo sem saber. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, Brasília, DF: CNPq, 2010.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). Das margens ao centro: perspectivas para as políticas e práticas educacionais no contexto da educação inclusiva. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2010.
MENDES, E. G.; ALMEIDA, M.A. (Orgs.). A pesquisa sobre inclusão escolar em suas múltiplas dimensões: teoria, política e formação. Marília: ABPEE, 2012. (vol. 1)
ROCHA, T. B.; MIRANDA, T. G. A inclusão de alunos com deficiência no ensino superior; uma análise do acesso e permanência. In: Féliz Díaz, Miguel Bordas, Nelma Galvão, Theresinha Miranda (Orgs.). Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 27-37.
TUNES, E. Por que falamos de inclusão? Revista Linhas Críticas. n.16 Brasília, 2003
|