-

PPGCOM008 - MÍDIA E CONTEMPORANEIDADE - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
O que é contemporâneo? (07/03/2018 - 07/03/2018)

Texto 1: AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? In: ______. O que é contemporâneo? E outros ensaios. [Trad. Vinicius Nikastro Honesco]. Chapecó, SC: Argos, 2009, p. 55-76. (Texto disponível no SIGAA).

   Plano de Curso da disciplina Mídia e Contemporaneidade 
O acontecimento e a mídia na contemporaneidade (14/03/2018 - 14/03/2018)
A aula será ministrada pela Profa. Dra. Vera França, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais, às 18:00h, no auditório do CCE.
Mídia, globalização e cultura contemporânea (28/03/2018 - 28/03/2018)

Texto 2: RUBIM, A. A. C. A contemporaneidade como idade mídia. In: Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.4 , n.7, 2000, p. 25-36. (Texto disponível no SIGAA).

Texto 3: MORAES, Dênis. A dialética das mídias globais. In: ______. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997, p. 11-76.

Cultura do consumo e pós-modernismo. (28/03/2018 - 28/03/2018)

Texto 4: FEATHERSTONE, M. Cultura do consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995. (Texto disponível no SIGAA).

Mediatização e midiatização. (04/04/2018 - 04/04/2018)

Texto 5: Eliseo Veron. Esquema para el análisis de la mediatización. In: Diálogos, 1997, p. 9-16. (Texto disponível no SIGAA).

Texto complementar: SCOTT, Lasch. Teoria mediática. In: ______. Crítica de la información. Buenos Aires: Amorrortu, 2005, p. 119-138.

Texto 6: FAUSTO NETO, Antônio. Fragmentos de uma “analítica” da midiatização. In: MATRIZes. n. 2, abr., 2008, p. 89-105. (Texto disponível no SIGAA).

Internacionalização Midiática, nacionalismo, regionalismo e globalismo (11/04/2018 - 11/04/2018)

Texto 7: CASTELO BRANCO, Samantha. Internacionalização Midiática: reflexões conceituais. In: MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). Uma filósofa em campo na comunicação: indústria, geografias e crítica de mídia na produção de Anamaria Fadul. São Paulo: Intercom, 2012, v. 1, p. 105-111.

Texto 8: IANNI, O. Nacionalismo, regionalismo e globalismo. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 29-50.

Globalização e regionalização das comunicações (18/04/2018 - 18/04/2018)

Texto 9: ORTIZ, R. Um outro território. In: BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999. p. 51-72.

Regionalização da mídia brasileira (25/04/2018 - 25/04/2018)

Texto 10: CABRAL, E. D. T. Regionalização da mídia televisiva brasileira. In: FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006. p. 91-103.

Texto 11: CABRAL, E. D. T. A regionalização da mídia brasileira. In: UNIrevista. São Leopoldo, v. 1, n. 3, jul. 2006. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/61277046/A-regionalizacao-da-midia-brasileira>. Acesso em: 14 out. 2013.

Mídia regional (02/05/2018 - 02/05/2018)

Texto 12: LIMA, M. É. de O. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.

A sociedade do espetáculo. (09/05/2018 - 09/05/2018)

Seminário 1 - Texto 13: DEBOR, Guy. A sociedade do espetáculo. VersãoeBooksBrasil.com, 2003. (Texto disponível no SIGAA).

Modernidade Líquida. (16/05/2018 - 16/05/2018)

Seminário 2 - Texto 14: BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.

Conflitos multiculturais da globalização. (23/05/2018 - 23/05/2018)

Seminário 3 - Texto 15: CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
07 14 28 11 18 25 09 16 23 06 13 20
1 2018100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
14 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 8,5 8.5 4 AM
2 2018100**** 7,0 7.0 0 AM
3 2018100**** 8,0 8.0 0 AM
4 2018100**** 8,5 8.5 0 AM
5 2018100**** 7,0 7.0 0 AM
6 2018100**** 8,0 8.0 0 AM
7 2018100**** 7,0 7.0 0 AM
8 2018100**** 8,0 8.0 0 AM
9 2018100**** 7,0 7.0 4 AM
10 2018100**** 7,0 7.0 4 AM
11 2018100**** 7,0 7.0 0 AM
12 2018100**** 7,0 7.0 0 AM
13 2018100**** 9,0 9.0 4 AM
14 2018100**** 9,0 9.0 0 AM
15 2018100**** 7,0 7.0 0 AM
16 2018100**** 8,0 8.0 0 AM
17 2018100**** 8,0 8.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da contemporaneidade e suas particularidades. Os rituais contemporâneos da comunicação. Cultura e consumo: o pós-modernismo como lógica cultural do capitalismo tardio. Das sociedades disciplinares à sociedade do espetáculo e do controle. Questões contemporâneas como midiatização, hibridismo, diversidade cultural, multiculturalismo e mediação. A configuração de novos tempos e espaços na produção material e simbólica de produtos midiáticos na atualidade.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - A disciplina será desenvolvida através de aulas expositivas dialogadas, com leitura prévia e discussões de textos propostos para estudo. Debates e Seminários. Produção de um Artigo Científico de caráter avaliativo.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: - Discussão de textos e Apresentação de Seminários;
- Produção de Artigo Científico individual.
- Os critérios de avaliação serão de ordem qualitativa e quantitativa, incluindo:
A) Participação efetiva dos alunos nas atividades propostas;
B) Frequência igual ou superior a 75% da carga horária da disciplina. O aluno que obtiver frequência inferior a 75% será REPROVADO POR FALTA e será atribuída a nota 0,0 (ZERO), conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 ? CEPEX).
C) Produção de um Artigo Científico (Nota: zero (0,0) a dez (10,0)).
Horário de atendimento: Quinta-feira: 14h30min.
Bibliografia: Básica:
AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. [Trad. Vinicius Nikastro Honesco]. Chapecó, SC: Argos, 2009.
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.
BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999.
CABRAL, E. D. T. A regionalização da mídia brasileira. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 3, jul. 2006. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/61277046/A-regionalizacao-da-midia-brasileira>. Acesso em: 14 out. 2013.
CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.
CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
CASTELO BRANCO, Samantha. Internacionalização Midiática: reflexões conceituais. In: MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). Uma filósofa em campo na comunicação: indústria, geografias e crítica de mídia na produção de Anamaria Fadul. São Paulo: Intercom, 2012, v. 1, p. 105-111.
DEBOR, Guy. A sociedade do espetáculo. VersãoeBooksBrasil.com, 2003.
EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
______. A ideia de cultura. São Paulo: UNESP, 2005.
FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006.
FEATHERSTONE, M. Cultura do consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
LIMA, M. É. de O. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.
MATTELART, Armand; MARTTELART, Michèlle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.
MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.
______. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.
______. Mutaciones de lo Visible. Buenos Aires: Paidós, 2010.
RUBIM, A. A. C. A contemporaneidade como idade mídia. In: Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.4 , n.7, 2000, p. 25-36.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002.
______. A verdade seduzida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 2005.
______. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998.
TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis: Vozes, 2009.

Complementar
ANDERSON, B. Comunidades imaginadas. SP: Companhia Das Letras, 2008.
ANDERSON, C. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006.
APPADURAI, A. Dimensões culturais da globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004.
ARBIB, M.A. e HESSE, M.B. The construction of reality. New York, Cambridge University Press, 1986.
AUGÉ, M. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Campinas: Papirus, 2007.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Jeneiro: Jorge Zahar, 1999.
BARBERO, J. M. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados: Mapas da Interculturalidade. RJ: Editora UFRJ, 2005.
______. Culturas híbridas. SP: EDUSP, 2004.
CANCLINI, Nestor G. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 1997.
CASTELLS, M. O poder da identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FELINTO, E.. Passeando no labirinto: Ensaios sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007.
GIDDENS, A.. As consequências da modernidade. SP, Unesp, 1991.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992.
JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
JOHNSON, S. Surpreendente! A televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.
LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: 34, 1994.
LAZZARATO, M. e NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A.2001.
LYOTARD, J-F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986.
MAFFESOLI, M.. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
NEGRI, A. e HARDT, M. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001.
RAMONET, Ignacio. A tirania da comunicação. [Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth]. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.
SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995
VIRILIO, P. Guerra pura: a militarização do cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1984.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/03/2018
07/03/2018
O que é contemporâneo?
14/03/2018
14/03/2018
O acontecimento e a mídia na contemporaneidade
28/03/2018
28/03/2018
Mídia, globalização e cultura contemporânea
28/03/2018
28/03/2018
Cultura do consumo e pós-modernismo.
04/04/2018
04/04/2018
Mediatização e midiatização.
11/04/2018
11/04/2018
Internacionalização Midiática, nacionalismo, regionalismo e globalismo
18/04/2018
18/04/2018
Globalização e regionalização das comunicações
25/04/2018
25/04/2018
Regionalização da mídia brasileira
02/05/2018
02/05/2018
Mídia regional
09/05/2018
09/05/2018
A sociedade do espetáculo.
16/05/2018
16/05/2018
Modernidade Líquida.
23/05/2018
23/05/2018
Conflitos multiculturais da globalização.
Avaliações
Data Descrição
13/06/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Abertas as Inscrições para I Simpósio de História da Imprensa 27/04/2018
Páginas do livro de Featherstone para aula de quarta-feira (04.04.2018) 02/04/2018
Confira as Palestras promovidas pelo Mestrado em Comunicação da UFPI 13/03/2018
Aula do dia 14 de março/2018 será às 18h00min 12/03/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1083 18/06/2024 14:53