Bibliografia:
| Básica:<br />AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios. [Trad. Vinicius Nikastro Honesco]. Chapecó, SC: Argos, 2009.<br />BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 2001.<br />BOLAÑO, C. (Org.). Globalização e regionalização das comunicações. São Paulo: EDUC, 1999.<br />CABRAL, E. D. T. A regionalização da mídia brasileira. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 3, jul. 2006. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/61277046/A-regionalizacao-da-midia-brasileira>. Acesso em: 14 out. 2013.<br />CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1995.<br />CASTELLS, M. A Sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2000.<br />CASTELO BRANCO, Samantha. Internacionalização Midiática: reflexões conceituais. In: MOREIRA, Sonia Virgínia (Org.). Uma filósofa em campo na comunicação: indústria, geografias e crítica de mídia na produção de Anamaria Fadul. São Paulo: Intercom, 2012, v. 1, p. 105-111.<br />DEBOR, Guy. A sociedade do espetáculo. VersãoeBooksBrasil.com, 2003.<br />EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Rio de Janeiro: Zahar, 1993. <br />______. A ideia de cultura. São Paulo: UNESP, 2005.<br />FADUL, A.; GOBBI, M. C. (Org.). Mídia e região na era digital. São Paulo: Arte & Ciência, 2006.<br />FEATHERSTONE, M. Cultura do consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995. <br />KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001. <br />LIMA, M. É. de O. Mídia regional: indústria, mercado e cultura. Natal: EDUFRN, 2010.<br />MATTELART, Armand; MARTTELART, Michèlle. Pensar as mídias. São Paulo: Loyola, 2004.<br />MORAES, Dênis de (org.). Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.<br />______. Globalização, mídia e cultura contemporânea. Campo Grande: Letra Livre, 1997.<br />______. Mutaciones de lo Visible. Buenos Aires: Paidós, 2010. <br />RUBIM, A. A. C. A contemporaneidade como idade mídia. In: Interface - Comunicação, Saúde, Educação, v.4 , n.7, 2000, p. 25-36.<br />SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.<br />SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. Petrópolis: Vozes, 2002. <br />______. A verdade seduzida. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1988. <br />THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 2005. <br />______. A mídia e a modernidade. Petrópolis: Vozes, 1998. <br />TOURAINE, Alain. Crítica da modernidade. Petrópolis: Vozes, 2009.<br /><br />Complementar<br />ANDERSON, B. Comunidades imaginadas. SP: Companhia Das Letras, 2008. <br />ANDERSON, C. A cauda longa. Rio de Janeiro: Campus/Elsevier, 2006. <br />APPADURAI, A. Dimensões culturais da globalização. Lisboa, Editorial Teorema, 2004. <br />ARBIB, M.A. e HESSE, M.B. The construction of reality. New York, Cambridge University Press, 1986. <br />AUGÉ, M. Não-lugares: Introdução a uma antropologia da sobremodernidade. Campinas: Papirus, 2007. <br />BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Jeneiro: Jorge Zahar, 1999. <br />BARBERO, J. M. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. <br />BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. <br />CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados: Mapas da Interculturalidade. RJ: Editora UFRJ, 2005. <br />______. Culturas híbridas. SP: EDUSP, 2004.<br />CANCLINI, Nestor G. Cultura y comunicación: entre lo global y lo local. La Plata: Ediciones de Periodismo y Comunicación, 1997.<br />CASTELLS, M. O poder da identidade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. <br />FELINTO, E.. Passeando no labirinto: Ensaios sobre as Tecnologias e Materialidades da Comunicação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2007. <br />GIDDENS, A.. As consequências da modernidade. SP, Unesp, 1991. <br />HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998. <br />HARVEY, D. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992. <br />JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008. <br />JOHNSON, S. Surpreendente! A televisão e o videogame nos tornam mais inteligentes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. <br />KUMAR, K. Da sociedade pós-industrial à pós-moderna: novas teorias sobre o mundo contemporâneo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. <br />LATOUR, B. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: 34, 1994. <br />LAZZARATO, M. e NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A.2001. <br />LYOTARD, J-F. O pós-moderno. Rio de Janeiro: José Olympio, 1986. <br />MAFFESOLI, M.. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995. <br />NEGRI, A. e HARDT, M. Império. Rio de Janeiro: Record, 2001. <br />RAMONET, Ignacio. A tirania da comunicação. [Trad. Lúcia Mathilde Endlich Orth]. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.<br />SAID, E. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. <br />SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997. <br />SANTAELLA, L. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Editora Paulus, 2003.<br />THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995<br />VIRILIO, P. Guerra pura: a militarização do cotidiano. São Paulo: Brasiliense, 1984. |