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PPGCOM018 - TÓPICOS ESPECIAIS EM JORNALISMO II - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
apresentaçao - leituras (02/03/2018 - 02/03/2018)
Apresentação da disciplina. Conhecimento dos Projetos. Leitura (09/03/2018 - 09/03/2018)
   MUTAÇÔES DO VISIVEL - DÊNIS DE MORAES 
O compromisso essencial deste livro é analisar mutações de uma época de comunicação generalizada e em rede, na qual a vida social, as mentalidades, os valores e os processos culturais parecem definitivamente vinculados a telas, monitores e ambientes virtuais, sob o imperativo da cultura tecnológica e da midiatização. Para enfrentar este quadro desafiador, Dênis de Moraes reúne um elenco de intelectuais que se destacam internacionalmente no exame de perspectivas, contradições e dilemas na órbita da multiplicação de canais, redes, sistemas, plataformas, circuitos infoeletrônicos, suportes e dispositivos.
Fichamento do texto Cartografias e mutações do visível (16/03/2018 - 16/03/2018)

Como fazer o fichamento:

http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/a_cap_05.htm

seminário (23/03/2018 - 23/03/2018)
avaliacao projetos (30/03/2018 - 30/03/2018)
Leitura dirigida (11/05/2018 - 11/05/2018)
Leitura dirigida (08/06/2018 - 08/06/2018)
Leitura dirigida (22/06/2018 - 22/06/2018)
Economia Política da comunicação (29/06/2018 - 29/06/2018)

Modelo Marxista

Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN Total
02 09 16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 15 22 29
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
2 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
3 2018100**** 10,0 10.0 0 AM
4 2018100**** 10,0 10.0 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Relações entre Jornalismo, Economia e Sociedade; Economia Política da Comunicação e do Jornalismo. Meios de Comunicação (indústrias culturais) e participação política. Produção, distribuição e consumo da comunicação e do jornalismo em um novo espaço público e nas mídias digitais. Políticas de comunicação, jornalismo e cidadania. Jornalismo e estruturas socioeconômicas. Tecnologias digitais de comunicação, as estratégias de mercado e os movimentos contra hegemônicos nos marcos do capitalismo reconfigurado. *Atualizada em fevereiro de 2018.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: AULAS PARTICIPATIVAS, CONFERÊNCIAS, GRUPOS DE ESTUDO, TELECONFERÊNCIA, FILMES, PRODUÇÃO DE ARTIGOS
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: AVALIAÇÃO: Artigo. Leituras e seminários dirigidos. Frequência. Evento de pesquisa e Extensão.
Tecnologias digitais de comunicação, as estratégias de mercado e os movimentos contra hegemônicos nos marcos do capitalismo reconfigurado.
Horário de atendimento: QUARTAS 15 ÀS 19
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA
ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1983.
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira. Indústria cultural, informação e capitalismo. São Paulo: Hucitec, 2000.
BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; BRITTOS, Valério Cruz. Blogosfera, espaço público e campo jornalístico: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2006. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. São Paulo, v.33, n.1, p. 237-256, jan./jun. 2010.

BOLAÑO, César Ricardo Siqueira; BRITTOS, Valério Cruz. Digitalização, flexibilidade e reordenação dos processos jornalísticos. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - COMPÒS. 2006.
BRITTOS, Valério Cruz. Televisão, concentração e concorrência no capitalismo contemporâneo. In: ______ (Org.). Comunicação na fase da multiplicidade da oferta. Porto Alegre: Nova Prova, 2006. p. 21-45.
_____; BRITTOS, Valério Cruz. A televisão brasileira na era digital: exclusão, esfera pública e movimentos estruturantes. São Paulo: Paulus, 2007.
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
DIB, Sandra Korman. AGUIAR, Leonel Azevedo de. BARRETO, Ivana Barreto. Economia política das cartografias profissionais: a formação específica para o jornalismo. Revista de Economia política de las Tecnologias de La Información y comunicacion. www.epitic.com.br.vol XII, n.2. Mayo-Agosto/2010.

DOURADO, Jacqueline Lima. Rede Globo: mercado ou cidadania? Teresina. Edufpi. 2012.
DOURADO, Jacqueline Lima (Orgs). Economia Política do Jornalismo: campo, objeto, convergências e regionalismo. Teresina: EDUFPI, 2013.
DOURADO, Jacqueline Lima; LOPES, Denise Maria Moura da Silva; MARQUES, Renan da Silva (Orgs.). Economia Política do Jornalismo: Tendências, perspectivas e desenvolvimento regional. Teresina: EDUFPI, 2016.
HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro. 1984.
HERNÁNDEZ, Daniel (Org.). Crítica de la economía política: comunicación, cultura y sociedad de la información. Caracas: Ministerio de Ciencia y Tecnología, 2004.
JAMBEIRO, Othon; BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério (Orgs). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004.
JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MATTOS, Fernando. Flexibilização do trabalho: sintomas da crise. São Paulo: Annablume, 2009.
MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira: uma visão econômica social e política 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
MOSCO, Vincent. Economia política da comunicação: uma perspectiva laboral. Comunicação e Sociedade 1 - Cadernos do Noroeste, Braga, v. 12, ns. 1-2, p. 97-120, 1999.
MOSCO, Vincent The political economy of communication. 2. ed. London: Sage, 2009.
RAMOS, Murilo César; SANTOS, Suzy dos (Orgs.). Políticas de comunicação: buscas teóricas e práticas. São Paulo: Paulus, 2007.
SADER, Emir. Direitos e esfera pública. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, v. 77, p. 5-10, 2004.
SADER, Emir; GENTILI. Pablo. Estado e democracia: os dilemas do socialismo na virada do século. In: _____ (Orgs.). Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia? Petrópolis: Vozes, 1999. p. 120-130.

SERRA, Sonia. Vertentes da economia política da comunicação e pesquisa do jornalismo. Trabalho apresentado ao Grupo de Trabalho "Estudos de Jornalismo", do XV Encontro da Compós, na Unesp, Bauru, SP, em junho de 2006.

SCHUMPETER, Joseph A. Capitalismo, socialismo e democracia. Rio de Janeiro: Fundo de Cultura, 1961.
SOUSA, Helena (Org.). Comunicação, economia e poder. Porto: Porto, 2006.

Em tempo : outras leituras estarão disponíveis na Sistema SiGAA, no site www.grupocomum.org , revistas científicas e filmes.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
02/03/2018
02/03/2018
apresentaçao - leituras
09/03/2018
09/03/2018
Apresentação da disciplina. Conhecimento dos Projetos. Leitura
16/03/2018
16/03/2018
Fichamento do texto Cartografias e mutações do visível
23/03/2018
23/03/2018
seminário
30/03/2018
30/03/2018
avaliacao projetos
11/05/2018
11/05/2018
Leitura dirigida
08/06/2018
08/06/2018
Leitura dirigida
22/06/2018
22/06/2018
Leitura dirigida
29/06/2018
29/06/2018
Economia Política da comunicação
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Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
PARA PRÓXIMA AULA 13/04/2018
Alienação 11/04/2018
videos 11/04/2018
Leitura 10/04/2018
TAREFAS PARA PROXIMA AULA 09/03/2018
AVISO AOS MESTRANDOS 01/03/2018
PLANO DE DISCPLINA 23/02/2018

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