Metodologia: |
As atividades serão desenvolvidas de forma a distância através de aulas teóricas e práticas, de acordo com a metodologia adotada pelo professor em cada disciplina ministrada. O curso dispõe de uma plataforma virtual a Plataforma será a Moodle 3.1+, por meio da qual o aluno participa de fóruns, realiza provas, entre outras atividades do gênero. A formação conta, ainda, com uma biblioteca on-line, cujo acervo é composto de Módulos didáticos, Publicações eletrônicas, Referências (textos completos), Livros e Vídeos. Outros recursos didáticos utilizados serão todos aqueles disponíveis na UFPI tais como: data show, computador e equipamentos que sejam necessários às atividades práticas. A disciplina será oferecida na modalidade à distância. Para organização desta área didática foram consideradas as relações teóricas e contextuais dos temas constitutivos sobre o tema. Cada Área Didática está didaticamente organizada para ter 60 horas e ser disponibilizada no ambiente virtual Moodle ao longo de 02 meses + 01 semana TCC Eixo de Conhecimento e saberes = 04 temas organizados em 15h e oferecidos a cada 02 semanas.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação escrita e/ou trabalhos teóricos e práticos, atingindo uma média mínima de 6 (seis) pontos por conteúdo, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez); O controle de frequência do aluno será feito pelo tutor orientador e supervisor de tecnologia em cada aula com o devido registro na plataforma. A frequência mínima é de 75% (setenta e cinco por cento) por disciplina, caso o aluno não alcance a referida porcentagem, será reprovado por falta. A recuperação de estudos de conteúdo ou atividade do curso, será realizada em até 30 (trinta) dias após o término da área didática. O aluno que não atingir a nota mínima de 7 (sete) pontos no trabalho de conclusão de curso, terá um prazo de até 30 (trinta) dias após a divulgação da referida nota, para correção das falhas apresentadas pela banca examinadora.
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Bibliografia:
| Bibliografia básica BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Subsídios para construção da Política Nacional de Saúde Ambiental. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 56 p. IANNI, Aurea Maria Zollner; QUITÉRIO, Luiz Antônio Dias . A questão ambiental urbana no programa de saúde da família: avaliação da estratégia ambiental numa política pública da saúde. AMBIENTE E SOCIEDADE. Campinas, v. 9, n. 1, p.169- 182, jan./jun. 2006.
Bibliografia complementar RADICCHI, Antônio Leite Alves; LEMOS, Alysson Feliciano. Saúde ambiental. NESCON/UFMG - Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família . Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2009. 77p. Formação Didática Ementa: Pedagogia. Didática e o trabalho docente no ensino superior. O processo ensino-aprendizagem e as abordagens pedagógicas contemporâneas. Metodologia do ensino. Avaliação da aprendizagem. Planejamento do ensino. Bibliografia básica: BEHRENS, Marilda Aparecida. A Formação Continuada de Professores e a Prática pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996. .Formação Pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: MASETTO, Marcos.(Org.) Docência na Universidade . 7 ed.Campinas, SP: Papirus, 2005. . A prática pedagógica dos professores universitários: perspectiva e desafios. Revista Faculdade de Educação. Porto Alegre: PUCRS. Ano XXI, nº 35, 1998. . O paradigma emergente e a prática pedagógica. Petropolis: Vozes, 2005. LIBÂNEO, J. C. Tendências pedagógicas na prática escolar. In: LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública. São Paulo: Edições Loyola, 2002. Bibliografia complementar: ALARCÃO, I. Professor reflexivo em uma escola reflexiva. 5ª Ed. São Paulo, Cortez, 2007. PIMENTA, Selma Garrido. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. (Org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002. p. 17-52.
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