Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
UNIDADE 1 Limites do conhecimento histórico: questões que incomodam o historiador
Apresentação do plano de ensino (09.03) 1. KOSELLECK, Reinhardt. Futuro passado. Contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto; Editora PUC/RJ, 2006, p. 41- 60. (12.04) 2. WEHLING, Arno. Fundamentos e virtualidades da epistemologia da história: algumas questões. Estudos Históricos, v. 5, n. 10. 1992, p. 147-169 (12.04) 3. RÜSEN, Jörn. Tópica: formas da historiografia. In: ______ História Viva. Teoria da História III: formas e funções do conhecimento histórico. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora UNB, 2001, p. 17-84. (10.05)
UNIDADE 02 História, narrativa e identidade
4. SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. (24.05) 5. BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de L. Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. (12.05) (24.05) seminário 01 (Elisnauro) 6. BARTH. Fredrik. Os grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Poutignat & STREIFF-FENART, Jocelyne (Org.). Teorias da etnicidade. SP: Editora Unesp, 1998. (07.06) 7. HALL, Stuart. A questão da identidade cultural. Campinas: IFCH, Unicamp, 1995. (Textos didáticos, n.18) (07.06) seminário 02 8. CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. SP: Paz e Terra, 1999. (08.06) seminário 03
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Cada avaliação parcial vale de zero (0,0) a dez (10,0). A média aritmética das três notas produz a nota final. Será aprovado o aluno que obtiver no mínimo sete (7,0) como média final e 75% de frequência conforme as normas da Universidade Federal do Piauí (Resolução nº 043/95 CEPEX). A nota final da disciplina será composta de: 1. apresentação de um dos textos da disciplina (3,0 pontos); 2. Debate, ou seja, intervenções qualificadas que estimulem o debate em sala (1,0 ponto); 3. Relatório de aula (6.0 pontos) com os principais debates teórico-metodológicos da aula. O relatório deve evidenciar a leitura da bibliografia indicada para debate e apresentar coerência interna, além de apresentar estreita relação com o objeto de investigação no projeto de pesquisa. Na avaliação também serão considerados aspectos qualitativos como assiduidade, realização das atividades e participação nas discussões propostas.
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Horário de atendimento:
| sábado, das 8 às 12 horas |
Bibliografia:
| BIBLIOGRAFIA
Bibliografia Básica: BHABHA, Homi. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de L. Reis e Gláucia R. Gonçalves. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. BARTH. Fredrik. Os grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTIGNAT, Poutignat & STREIFF-FENART, Jocelyne (Org.). Teorias da etnicidade. SP: Editora Unesp, 1998. CASTELLS, Manuel. O poder da identidade. SP: Paz e Terra, 1999. GUIMARÃES, José Otávio Nogueira. Escrever a história, domesticar o passado. In: LOPES, A. H.; VELLOSO, M.P.; PESAVENTO, S. J. (Org.) História e linguagens: texto, imagem e representações. RJ: 7Letras, 2006. HARTOG, François. Evidência da história. O que os historiadores veem. BH, Autêntica, 2011. HALL, Stuart. A questão da identidade cultural. Campinas: IFCH, Unicamp, 1995. (Textos didáticos, n.18) KOSELLECK, Reinhart. Futuro Passado: Contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Mass e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto, Editora Puc-RJ, 2006. RÜSEN, Jörn. Pragmática: a constituição do pensamento histórico na vida prática. In: ______ Razão histórica. Teoria da História I: os fundamentos da ciência histórica. Tradução de Estevão de Rezende Martins. Brasília: Editora UNB, 2001. Referência complementar: ACHARD, Pierre. (et. al.) Papel da memória. Trad. José Horta Nunes. Campinas: Pontes Editores, 2007. CERTEAU, Michel de. A escrita da História. RJ: Forense Universitária, 1982. CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. RJ: Difel/Bertrand Brasil, 1990. ______. À beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: EdUFRGS, 2002. RICOUER, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Edunicamp. 2007. ________. Tempo e Narrativa. Campinas: Papirus, 3 Tomos, 1994-1997.
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