Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
OBJETIVOS
GERAL: Compreender as normas e o estilo de redação do artigo científico, dominando as ferramentas de pesquisa bibliográfica acadêmica e tecnológica, visando a construção e a defesa do TCC.
ESPECIFICOS: Introduzir os conceitos e a tipologia de projetos Discutir os principais tipos de pesquisa, seus procedimentos, técnicas e instrumentos de coleta de dados e análise científica; Apresentar os elementos essenciais que compõem as normas de elaboração de trabalhos acadêmicos. Compreender a importâncias das etapas associadas à pesquisa científica; - Conhecer as normas para redação do artigo científico Redigir projeto de extensão e de pesquisa.
EMENTA
Orientação para apresentação pública de trabalhos de pesquisa. Introdução ao estudo da elaboração do artigo, monografias e textos científicos. Redação do texto científico. Relatório final da pesquisa em forma de artigo cientifico, elementos gráficos e elementos pré-textuais e anexos.
CONTEUDO PROGRAMÁTICO
1 - Elaboração de Projetos de extensão e de pesquisa 2 - Construção do artigo cientifico, coleta de dados. 3 - Análise e interpretação dos dados. 4 - Representação dos dados. 5 -Conclusões e Representação Gráfica da Pesquisa. 6 -Normas e configurações. 7 - Estrutura do trabalho científico. 8 - Elementos pré-textuais. Elementos textuais. Elementos pós-textuais
METODOLOGIA
Serão utilizadas as seguintes metodologias: Aulas expositivas e dialogadas; Aplicação de trabalhos individuais e/ou em grupo: fichamentos, resumos, resenhas e estudos dirigidos; Acompanhamento da elaboração de Projeto de PesquisaA metodologia consiste em ministar aulas expositivas e demonstrativas acompanhadas de atividades práticas, como a construção de projetos de extensão e de pesquisa. A escolha do tema para a elaboração do artigo - TCC. A utilização de ferramentas tecnologicas, como consulta a diversos sites.
RECURSOS
Uso de Datashow, notebook e Consulta a sites diversos Utilização de livros didáticos e periódicos.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Frequência e assiduidade; Análise dos trabalhos escritos; A indicação do tema do artigo TCC Obervação individual do aluno como: participação, desempenho nas aulas, criatividade, iniciativa, motivação e interesse.
|
Horário de atendimento:
| 8:00h ás 14:00h |
Bibliografia:
| GALLIANO, Guilherme. O Método Científico: Teoria e Prática. São Paulo: Harbra, 2009. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina da Andrade. Técnicas de pesquisas: planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4a ed. São Paulo: Atlas, 2016. OLIVEIRA, S.L. DE. Tratado de metodologia científica. São Paulo: Pioneira, 2015. RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 26a ed. Petrópolis: Vozes, 2013. RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. São Paulo: Atlas, 2010.
|