• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

DAA0318 - HISTORIA GERAL DA EDUCACAO - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Introdução HGE (07/08/2018 - 07/08/2018)
Introdução HGE (09/08/2018 - 09/08/2018)
Feriado (14/08/2018 - 14/08/2018)
Proposta programática (inicio da Disciplina) Apresentação da proposta programática. Roteiro HGE, Conceito, método, importância Programa da Disciplina Livros Basicos Recomendados para aquisição: ALVES, Luís Alberto Marques. História da Educação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10021.pdf CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999. ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Historia da Educação Filmes recomendados: 1) Guerra do fogo em https://www.youtube.com/watch?v=2D7lItvxXBM ;2) "Ao" O Último Neandertal em https://www.youtube.com/watch?v=36ViXoiRpdo (16/08/2018 - 16/08/2018)
Educação Primitiva Discussão sobre o Filme a Guerra do Fogo Metodologia Historica - orientação metodologicaContextualização da Historia da Educação no Campo Educacional . TETP x Role Playing no ensino (21/08/2018 - 21/08/2018)

R de HGE

Educação Primitiva X Educação na Antiguidade; Historia e Memória - Educação na Antiguidade. Pesquisa em Periódicos especializados em Historia da Educação, Recomendado:1) Revista Brasileira de História da Educação em http://rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe 2)Cadernos de Historia da Educação. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/ Pesquisa em Educação - trabalhar com problemas e educacionais. Pesquisa em HGE, e Role Playing na Educaç (23/08/2018 - 23/08/2018)
Orientação para o Projeto de Pesquisa sobre Educação na Antiguidade. Formação de Grupos paraApresentção Lúdica. Orientação conceitual para a avaliação das apresentações : 1 - Pesquisa Bibliografica do conteúdo 2 – Problematização 3 – Criatividade 4 - Dominio de Conteudo 5- Recurso audiovisual (28/08/2018 - 28/08/2018)
Organização dos GT ; Orientação ara a organização e apresentação do TETPe;Leitura de textos,Preparação e produção teórica. (30/08/2018 - 30/08/2018)
Organização dos GT ; Orientação para a organização e apresentação do TETP;Leitura de textos,Preparação e produção teórica. (04/09/2018 - 04/09/2018)
Organização dos GT ; Orientação para a organização e apresentação do TETP;Leitura de textos,Preparação e produção teórica. (06/09/2018 - 06/09/2018)
GT- Egito (11/09/2018 - 11/09/2018)
GT - Grecia (13/09/2018 - 13/09/2018)
GT - Roma (18/09/2018 - 18/09/2018)
20/9 Avaliação I (20/09/2018 - 20/09/2018)
Educação Na Idade Média e Renascimento :Ratium studiorum XHomem perfeito (25/09/2018 - 25/09/2018)
Educação Na Idade Média (com recorte do Filme: Em nome de Deus) (27/09/2018 - 27/09/2018)
Renascimento (com recorte do Filme: Lutero) (02/10/2018 - 02/10/2018)
Feriado (04/10/2018 - 04/10/2018)
Cristinismo e protestantismo. Entre a Reforma e a Contra Reforma e as 95 teses de Martinho Lutero (09/10/2018 - 09/10/2018)
GT (11/10/2018 - 11/10/2018)
GT (16/10/2018 - 16/10/2018)
GT (18/10/2018 - 18/10/2018)
GVGO (23/10/2018 - 23/10/2018)
25/10 Avaliação II (25/10/2018 - 25/10/2018)
Educação á época Moderna (30/10/2018 - 30/10/2018)
Educação á época Moderna (01/11/2018 - 01/11/2018)
Educação á época Moderna (06/11/2018 - 06/11/2018)
Educação á época Moderna (08/11/2018 - 08/11/2018)
Educação á época Moderna (13/11/2018 - 13/11/2018)
Feriado (15/11/2018 - 15/11/2018)
Educação na Comtemporaneidade (20/11/2018 - 20/11/2018)
Educação na Comtemporaneidade (22/11/2018 - 22/11/2018)
Educação na Comtemporaneidade (27/11/2018 - 27/11/2018)
Seminários (29/11/2018 - 29/11/2018)
Seminários (04/12/2018 - 04/12/2018)
Seminários (06/12/2018 - 06/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
07 09 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20 25 27 02 09 11 16 18 23 25 30 01 06 08 13 20 22 27 29 04 06 11
1 2018903**** 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 1 7
2 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
3 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
19 2018902**** 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
20 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
27 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 4
32 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
36 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 18
37 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
38 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2018901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2018903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2018902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
43 2018900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
3 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
5 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
7 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
8 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
9 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 6 AM
10 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
12 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
14 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
16 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
18 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
19 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
21 2018901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 18 RF
22 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
23 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
26 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
27 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
28 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
29 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
31 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
32 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 2 AM
34 2018902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
35 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
36 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
37 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
38 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
39 2018901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
40 2018903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
41 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
42 2018900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
43 2018902**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Os discentes vivenciarão situações práticas que os levarão a refletir criticamente sobre a influencia da Historia da Educação no Curso de Licenciatura em Pedagogia. Uso da Dialógica Freireana, Apresentação oral dos conteúdos pré e pós Leitura de texto orientado. Produção de texto técnico e cientifico e representação publica com utilização de tecnologia de Teatro Pedagógico. Uso de metodologia Flipped e Pedagogia da Autonomia, RPG e PBL. Pesquisa em Grupos de forma colaborativa. Produção de Texto conforme ABNT. Estudo orientado por objeto de estudo em projetos didáticos. Exposição Dialogada, Lúdica, criativa e inovadora. Gestão subjetiva do conhecimento histórico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Processual. Diagnostica, formativa e Somativa. Ênfase na Tecnologia Educacional do Teatro Pedagógico, RPG e PBL(APB).a Avaliação discente será resultante do seu desempenho no conjunto das atividades programadas: Avaliação em processo: Diagnóstica, formativa, somativa e efetiva.
Participação ativa nos Projetos didáticos propostos. Leitura prévia dos textos.
Desempenho efetivo individual e em grupo com Resolução de Problemas
Na avaliação da aprendizagem considerar-se-á:
Pontualidade e assiduidade dos alunos;Participação nas atividades desenvolvidas.
Horário de atendimento: Manhâ
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA - PPP
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. 3. ed.
São Paulo: Moderna, 2006.
_______. Historia da educação. São Paulo: Moderna, 1996.
CAMBI, Franco. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. – São Paulo:
Fundação Editora da UNESP (FEU), 1999.
GAL, Roger. História da educação. Tradução de Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes,
1989.
GHIRALDELLI JR., Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 1990.
MANACORDA, Mário A. Historia da educação: da antiguidade aos nossos dias. Tradução:
Caetano Lo Mônaco. São Paulo: Cortez Editora/ Autores Associados, 2000.
PONCE, A. Educação e luta de Classe. Tradução José Severo de Camargo Pereira. São
Paulo: Cortez Editora/ Autores Associados, 1996.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da Educação no Brasil: 1930-1973. Petrópolis,
RJ: Vozes, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX – 1914-1990. Tradução: Marcos
Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
LUZIRIGA, L. Historia da educação e da pedagogia. 10 ed. Tradução: Luiz Damasco
Penna e J. B. Damasco Penna. São Paulo: Editora Nacional, 1978.
MEKSENAS, Paulo. Sociologia. São Paulo: Cortez,1991
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/08/2018
07/08/2018
Introdução HGE
09/08/2018
09/08/2018
Introdução HGE
14/08/2018
14/08/2018
Feriado
16/08/2018
16/08/2018
Proposta programática (inicio da Disciplina) Apresentação da proposta programática. Roteiro HGE, Conceito, método, importância Programa da Disciplina Livros Basicos Recomendados para aquisição: ALVES, Luís Alberto Marques. História da Educação. Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012. Disponível em: http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/10021.pdf CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Editora Unesp, 1999. ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Historia da Educação Filmes recomendados: 1) Guerra do fogo em https://www.youtube.com/watch?v=2D7lItvxXBM ;2) "Ao" O Último Neandertal em https://www.youtube.com/watch?v=36ViXoiRpdo
21/08/2018
21/08/2018
Educação Primitiva Discussão sobre o Filme a Guerra do Fogo Metodologia Historica - orientação metodologicaContextualização da Historia da Educação no Campo Educacional . TETP x Role Playing no ensino
23/08/2018
23/08/2018
Educação Primitiva X Educação na Antiguidade; Historia e Memória - Educação na Antiguidade. Pesquisa em Periódicos especializados em Historia da Educação, Recomendado:1) Revista Brasileira de História da Educação em http://rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe 2)Cadernos de Historia da Educação. http://www.seer.ufu.br/index.php/che/ Pesquisa em Educação - trabalhar com problemas e educacionais. Pesquisa em HGE, e Role Playing na Educaç
28/08/2018
28/08/2018
Orientação para o Projeto de Pesquisa sobre Educação na Antiguidade. Formação de Grupos paraApresentção Lúdica. Orientação conceitual para a avaliação das apresentações : 1 - Pesquisa Bibliografica do conteúdo 2 – Problematização 3 – Criatividade 4 - Dominio de Conteudo 5- Recurso audiovisual
30/08/2018
30/08/2018
Organização dos GT ; Orientação ara a organização e apresentação do TETPe;Leitura de textos,Preparação e produção teórica.
04/09/2018
04/09/2018
Organização dos GT ; Orientação para a organização e apresentação do TETP;Leitura de textos,Preparação e produção teórica.
06/09/2018
06/09/2018
Organização dos GT ; Orientação para a organização e apresentação do TETP;Leitura de textos,Preparação e produção teórica.
11/09/2018
11/09/2018
GT- Egito
13/09/2018
13/09/2018
GT - Grecia
18/09/2018
18/09/2018
GT - Roma
20/09/2018
20/09/2018
20/9 Avaliação I
25/09/2018
25/09/2018
Educação Na Idade Média e Renascimento :Ratium studiorum XHomem perfeito
27/09/2018
27/09/2018
Educação Na Idade Média (com recorte do Filme: Em nome de Deus)
02/10/2018
02/10/2018
Renascimento (com recorte do Filme: Lutero)
04/10/2018
04/10/2018
Feriado
09/10/2018
09/10/2018
Cristinismo e protestantismo. Entre a Reforma e a Contra Reforma e as 95 teses de Martinho Lutero
11/10/2018
11/10/2018
GT
16/10/2018
16/10/2018
GT
18/10/2018
18/10/2018
GT
23/10/2018
23/10/2018
GVGO
25/10/2018
25/10/2018
25/10 Avaliação II
30/10/2018
30/10/2018
Educação á época Moderna
01/11/2018
01/11/2018
Educação á época Moderna
06/11/2018
06/11/2018
Educação á época Moderna
08/11/2018
08/11/2018
Educação á época Moderna
13/11/2018
13/11/2018
Educação á época Moderna
15/11/2018
15/11/2018
Feriado
20/11/2018
20/11/2018
Educação na Comtemporaneidade
22/11/2018
22/11/2018
Educação na Comtemporaneidade
27/11/2018
27/11/2018
Educação na Comtemporaneidade
29/11/2018
29/11/2018
Seminários
04/12/2018
04/12/2018
Seminários
06/12/2018
06/12/2018
Seminários
Avaliações
Data Descrição
20/09/2018 1ª Avaliação
25/10/2018 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas e faltas cadastradas 06/12/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 09:26