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CBT0038 - MARKETING TURISTICO - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino (09/08/2018 - 09/08/2018)
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino
Introdução ao marketing turístico (10/08/2018 - 10/08/2018)
Aula expositiva e dialogada
   Kotler [2000] - Cap 1 
Conceitos e definições de marketing turístico (16/08/2018 - 16/08/2018)
Aula expositiva e dialogada
Abordagens de marketing no setor do turismo (17/08/2018 - 17/08/2018)

Aula expositiva e discussão de textos

Tendências e desafios do marketing (23/08/2018 - 23/08/2018)

Aula expositiva dialogada

  Morrison (2012, Cap. 3) 
Sistematização dos marketing turístico. Características e benefícios do sistema de marketing turístico. Importância do planejamento de marketing turístico.
Seminário (24/08/2018 - 24/08/2018)
O comportamento do consumidor em turismo (30/08/2018 - 31/08/2018)

Aula expositiva dialogada

Seleção e compra do produto turístico (06/09/2018 - 06/09/2018)

Aula expositiva dialogada

Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação | Seminário (07/09/2018 - 07/09/2018)

Aula expositiva dialogada | discussão do texto

Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação | Seminário (13/09/2018 - 13/09/2018)

Aula expositiva dialogada | discussão do texto

Análise de oportunidades de marketing (14/09/2018 - 14/09/2018)

Aula expositiva dialogada

  ANÁLISE DOS DESTINOS TURÍSTICOS - BIGNE 
ANÁLISE DOS DESTINOS TURÍSTICOS - BIGNE
Análise de oportunidades de marketing (20/09/2018 - 20/09/2018)

Aula expositiva dialogada

Pesquisa de marketing (21/09/2018 - 21/09/2018)

Aula expositiva dialogada

Pesquisa de marketing (27/09/2018 - 27/09/2018)

Aula expositiva dialogada | Seminário

Apresentação e entrega T1 (28/09/2018 - 28/09/2018)

Seminário de discentes (tema, justificativa, análise externa, análise de mercado e dos consumidores, análise das competências e do setor, análise do macro entorno, análise )

    
Inicia em 10/08/2018 às 0h 0 e finaliza em 17/10/2018 às 23h 0
Implementação de estratégias de segmentação (05/10/2018 - 05/10/2018)

Aula expositiva dialogada

  Morrison (2012, Cap. 7) - SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO 
Morrison (2012, Cap. 7) - SEGMENTAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO
Implementação de estratégias de segmentação | Seminário (11/10/2018 - 11/10/2018)

Aula expositiva dialogada | Seminário | discussão do texto

Processo de planejamento estratégico (18/10/2018 - 18/10/2018)

Aula expositiva dialogada

Estratégias focadas na concorrência (25/10/2018 - 25/10/2018)

Aula expositiva dialogada

Estratégias focadas nos potenciais da empresa (26/10/2018 - 26/10/2018)

Aula expositiva dialogada

  Morrison (2012, Cap. 8) ESTRATÉGIA DE MARKETING POSICIONAMENTO E OBJETIVOS 
Morrison (2012, Cap. 8) ESTRATÉGIA DE MARKETING POSICIONAMENTO E OBJETIVOS
Apresentação e entrega T2 (01/11/2018 - 01/11/2018)

Seminário de discentes

    
Inicia em 06/08/2018 às 0h 0 e finaliza em 01/11/2018 às 23h 0
Gestão e controle do plano de marketing (08/11/2018 - 08/11/2018)

Aula expositiva dialogada

  MODELO PAPER 
Segue modelo do paper aos discentes que não estão matriculados na disciplina do Prof. André (Tecnologia da Informação e Comunicação). Prof. Vinicius
Gerenciamento da qualidade (09/11/2018 - 09/11/2018)

Aula expositiva dialogada | Seminário | discussão do texto

Gerenciamento da qualidade | Seminário (16/11/2018 - 16/11/2018)

Aula expositiva dialogada | Seminário | discussão do texto

  AKEL et al. [2012] - Métricas da qualidade da experiência do consumidor de bares e restaurantes uma revisão comparada 
AKEL et al. [2012] - Métricas da qualidade da experiência do consumidor de bares e restaurantes uma revisão comparada
Prova escrita (22/11/2018 - 22/11/2018)

Conteúdo referente as aulas anteriores (questões objetivas e dissertativas).

Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público e privado (23/11/2018 - 23/11/2018)
  PLANO DE MARKETING E OS 8 PS 
PLANO DE MARKETING E OS 8 PS
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público e privado (29/11/2018 - 29/11/2018)
    
Inicia em 06/08/2018 às 0h 0 e finaliza em 27/11/2018 às 23h 0
Apresentação e entrega T3 (30/11/2018 - 30/11/2018)

Seminário de discentes | Entrega do trabalho final

    
Inicia em 06/08/2018 às 0h 0 e finaliza em 30/11/2018 às 23h 0
Ética em marketing turístico (06/12/2018 - 06/12/2018)

Aula expositiva dialogada | Seminário e discussão de texto

Ética em marketing turístico | Seminário (07/12/2018 - 07/12/2018)

Aula expositiva dialogada | Seminário | discussão do texto

  
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
09 10 16 17 23 24 30 31 06 13 14 20 21 27 28 04 05 11 18 25 26 01 08 09 16 22 23 29 30 06 07
1 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
2 201393**** 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 14
3 2016901**** 2 0 2 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
4 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2015903**** 2 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
6 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2016903**** 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 0 14
8 2016903**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 10
9 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
10 2016903**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 78
11 2016902**** 2 2 2 2 2 2 2 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 15
12 2015904**** 0 0 0 0 2 2 0 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 11
13 2016903**** 2 0 0 0 0 0 0 2 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 0 0 14
14 2016903**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
15 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
16 2016902**** 0 0 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 6
17 2016902**** 2 2 0 0 0 2 0 0 0 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 14
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016902**** 8,4 4,5 7,5 7.1 7.0 2 EF
2 2015903**** 7,9 5,0 8,0 7.0 14 AM
3 2016903**** 8,3 3,5 8,0 5.7 6.2 10 EF
4 2015904**** 8,8 5,5 7,5 7.3 11 AM
5 2016903**** 8,1 5,0 8,0 7.0 6 AM
6 2016903**** 8,0 5,0 8,0 7.0 14 AM
7 2016903**** 9,3 4,0 8,3 7.2 2 AM
8 2016903**** 8,1 7,5 8,3 8.0 14 AM
9 2016901**** 7,7 4,7 7,5 7.8 7.2 10 EF
10 2016903**** 8,1 2,0 5,5 0.0 2.6 2 RN
11 201393**** 6,6 2,0 8,9 0.0 2.9 14 RN
12 2016903**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
13 2016903**** 8,7 5,0 8,0 7.2 6 AM
14 2016902**** 9,1 6,5 8,3 8.0 6 AM
15 2016902**** 8,4 4,5 8,0 7.0 14 AM
16 2016903**** 8,0 7,0 8,9 8.0 4 AM
17 2016902**** 9,0 5,0 8,9 7.6 15 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa:
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia:
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO

Os alunos serão avaliados em atividades individuais e três trabalhos em grupo, conforme segue:

Tipos de Avaliações Nota

Leitura e discussão de textos 3
01 artigo (dupla) 7
Prova escrita 10
T1 - Introdução e Análise da Situação 2
T2 - Diagnóstico e Estratégias Relacionadas aos Objetivos 3
T3 - Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial 2
Apresentação de Seminários (03) 3


ATIVIDADES INDIVIDUAIS

1. Participação em sala de aula
Entende-se que o/a discente são sujeitos ativos e como tal será avaliado/a pela a) objetividade da participação (questionamento e comentários), b) qualidade da participação quanto ao conteúdo exposto e c) articulação com outros conteúdos.

2. Avaliação escrita

2.2. Artigo
Objetivo de exercitar a leitura, interpretação, aplicação de pesquisa e a elaboração de texto científico.

 Artigo – Marketing e tecnologias da informação e comunicação
Data de Entrega: 27 de novembro (até às 23:00 pelo SIGAA, discentes matriculados na disciplina de Tecnologia da Informação e Comunicação, deverão entregar trabalho diretamente para o Prof. André)

O não envio das atividades dentro do referido prazo implicará em perda de 30% da nota da atividade.

2.1. Prova
Esta, com o objetivo de avaliar o conhecimento construído nas aulas e com conteúdo referente as aulas anteriores a mesma, será realizada na segunda quinzena de novembro.


TRABALHOS EM GRUPO

3. Leitura e discussão de textos
Capacidade de interrogar os textos lidos e relacionar aos conteúdos da disciplina.

4. Elaboração e apresentação do Plano de Marketing Turístico (grupo)
Se explorará a problemática e informação disponível sobre um problema prático do marketing turístico, trabalhando em grupo de modo que todos os membros colaborem na construção e execução da pesquisa, assim como análises e redação de todos os materiais elaborados.

Espera-se que o/a discente possa produzir textos mediante organização coletiva, por meio de esforço cooperativo e colaborativo na execução dos trabalhos propostos. Critérios de avaliação: Seminário: clareza, organização e sequência de apresentação, qualidade e fundamentação da argumentação e, adequação no uso de recursos audiovisuais e do tempo; Escrito: clareza em relação ao tema, justificativa, análise externa, análise de mercado e dos consumidores, análise das competências e do setor, análise do macro entorno, análise interna (T1), análise DAFO (SWOT), pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, objetivos a serem alcançados, estratégias de marketing, abordagens de posicionamento (T2) e, para o T3, detalhamento das ações específicas de marketing operacional, plano de atividades, orçamento de marketing, medidas, resultados esperados de cada atividade, cronograma de avaliação) somados à avaliação dos resultados e conclusão do trabalho.

5 grupos de 4 discentes.


• T1 - Introdução e Análise da Situação - data da apresentação: 28 de setembro (15ª aula) e entrega do trabalho escrito: 28 de setembro (até às 23:00 pelo SIGAA).
• T2 - Diagnóstico e Estratégias Relacionadas aos Objetivos - data da apresentação: 01 de novembro (21ª aula) e entrega do trabalho escrito: 01 de novembro (até às 23:00 pelo SIGAA).
• T3 - Plano de Implantação e Controle da Estratégia Comercial e trabalho final - data da apresentação: 30 de novembro (28ª aula) e entrega do trabalho escrito: 30 de novembro (até às 23:00 pelo SIGAA).

Os seminários devem ser apresentados na data estipulada por todos os membros do grupo sob pena de desconto de nota.

Exame Final
13 de dezembro
Horário de atendimento:
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DIAS, Reinaldo; CASSAR, Maurício. Fundamentos do marketing turístico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

MOTA, Keila Cristina Nicolau. Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal. São Paulo: Atlas, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BALANZÁ, I. M. Marketing e Comercialização de Produtos Turísticos. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

BIGNÉ, E.; FONT, X. y; ANDREU, L. Marketing de destinos turísticos. Madrid: ESIC Editorial, 2000.

BOONE, Louis E.; KURTZ, David L.. Marketing Contemporâneo. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: Marcos Conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.

KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 3.0: As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano. Elsevier: São Paulo, 2010.

KOTLER, P.; GERTNER, D.; REIN, I.; HAIDER, D.. Marketing de Lugares: Como conquistar crescimento de longo prazo na América Latina e no Caribe. São Paulo: Prentice Hall, 2006.

KOTLER, P.; ROBERTO, E. L. Marketing social: estratégias para alterar o comportamento público. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

MEIRA, P. R. S.; SANTOS, C. P.; MAFRA, D. P. Marketing social: aplicações e métricas no setor público. Brasília: Senado Federal, 2015.

MIDDLETON, V. T. C. Marketing de Turismo: teoria & prática. Rio de Janeiro: Atlas, 2002.

MORRISON, A. M. Marketing de hospitalidade e turismo. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

PLOG, S. C. Porque a preservação do destino tem sentido econômico. In:THEOBALD, W. F. (org.). Turismo Global. 2ª. edição. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2002. pp. 267-282.

PRINGLE, H.; THOMPSON, M. Marketing Social: marketing para causas sociais e a construção de marcas. São Paulo: Makron Books, 2000.

SANTESMASES, M. M. Marketing. Conceptos e Estrategias. 4ª. ed., Pirámide, Madrid, 1999.

SERRA, A. C. Marketing Turístico. Madrid: Ed. Pirámide, 2011.

SCHIFFMAN, Leon G.; KANUK, Leslie Lazar. Comportamento do Consumidor. 7 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

ZEITHAML, V.A., BITNER, M. J. Marketing de Serviços: a empresa com foco no cliente. Porto Alegre: Bookman, 2002.

Periódicos

Caderno Virtual de Turismo. Disponível em <http://www.ivt-rj.net/caderno>

Estudios y Perspectivas en Turismo. Buenos Aires. Disponível em <http://www.estudiosenturismo.com.ar/>

Revista Turismo e Sociedade. DETUR/UFPR. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/turismo>

Revista Turismo em Análise. São Paulo: ECA/USP. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/rta>

Revista Turismo: Visão e Ação. Balneário Camboriú: UNIVALI. Disponível em <http://www6.univali.br/seer/index.php/rtva>

Revista Brasileira de Turismo. Disponível em <http://www.rbtur.org.br>

REMark - Revista Brasileira de Marketing

Revista de Administração Contemporânea – RAC

Revista de Administração de Empresas – RAE < http://www.anpad.org.br/publicacoes.php>
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
09/08/2018
09/08/2018
Apresentação e Discussão do Plano de Ensino
10/08/2018
10/08/2018
Introdução ao marketing turístico
16/08/2018
16/08/2018
Conceitos e definições de marketing turístico
17/08/2018
17/08/2018
Abordagens de marketing no setor do turismo
23/08/2018
23/08/2018
Tendências e desafios do marketing
24/08/2018
24/08/2018
Seminário
30/08/2018
31/08/2018
O comportamento do consumidor em turismo
06/09/2018
06/09/2018
Seleção e compra do produto turístico
07/09/2018
07/09/2018
Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação | Seminário
13/09/2018
13/09/2018
Marketing e Tecnologia da Informação e Comunicação | Seminário
14/09/2018
14/09/2018
Análise de oportunidades de marketing
20/09/2018
20/09/2018
Análise de oportunidades de marketing
21/09/2018
21/09/2018
Pesquisa de marketing
27/09/2018
27/09/2018
Pesquisa de marketing
28/09/2018
28/09/2018
Apresentação e entrega T1
05/10/2018
05/10/2018
Implementação de estratégias de segmentação
11/10/2018
11/10/2018
Implementação de estratégias de segmentação | Seminário
18/10/2018
18/10/2018
Processo de planejamento estratégico
25/10/2018
25/10/2018
Estratégias focadas na concorrência
26/10/2018
26/10/2018
Estratégias focadas nos potenciais da empresa
01/11/2018
01/11/2018
Apresentação e entrega T2
08/11/2018
08/11/2018
Gestão e controle do plano de marketing
09/11/2018
09/11/2018
Gerenciamento da qualidade
16/11/2018
16/11/2018
Gerenciamento da qualidade | Seminário
22/11/2018
22/11/2018
Prova escrita
23/11/2018
23/11/2018
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público e privado
29/11/2018
29/11/2018
Análise do marketing de destinos e planos de marketing do setor público e privado
30/11/2018
30/11/2018
Apresentação e entrega T3
06/12/2018
06/12/2018
Ética em marketing turístico
07/12/2018
07/12/2018
Ética em marketing turístico | Seminário
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
EXAME FINAL (13/12) 12/12/2018
LEMBRETE - AULA DE HOJE (23/11) 23/11/2018
CANCELAMENTO DA AULA - 10/08 10/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1073 26/04/2024 00:22