Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação examinará as habilidades e as competências requeridas do aluno na compreensão e problematização dos conteúdos estudados em sala de aula, bem como nas atividades de sistematização e produção de textos. Serão realizadas três avaliações. Os tipos específicos de avaliação serão definidos em comum acordo com a turma, podendo ser entre estas atividades a resenhas de livros ou textos, seminários temáticos, painéis, memorial, atividade de campo com produção de texto. |
Bibliografia:
| DAVIES, N. Plano nacional de educação: muito discurso, nenhum recurso. Niterói: UFF, mimeo, 2001. DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação em três atos. SP: Editora SENAC, 2001. FERNANDES, Maria E. Araújo. Avaliação institucional da escola e do sistema educacional base teórica e construção do projeto. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001. GANDIN, Danilo. A prática do planejamento participativo. RJ: Vozes, 1995. _______. Planejamento como prática educativa. SP: Loyola, 2000. _______.A prática do planejamento participativo: da educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos cultural, social, político, religioso e governamental. RJ: Vozes, 2002. IBIAPIINA, Ivana M. L. de M.(Org.). Formação de professores: texto e contexto. BELO Horizonte, MG: Autêntica, 2007. TOSI, M. R. Planejamento, programas e projetos. Campinas, SP: Alínea, 2001. VIEIRA, Soffia L. Política e planejamento educacional. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre, RS: Mediação, 2001. MENEGOLLA, Maximiliano; SANTANNA, Ilza Martins. Por que planejar? Como planejar? Currículo área aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
COLOMBO, Sonia Simões (Org.). Gestão educacional: uma nova visão. Porto Alegre: Artmed, 2004. DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação em três atos. São Paulo: Editora SENAC, 2001.
KIPNIS, B.; ALGARTE, R. Planejamento e Avaliação Educacionais. In: WITIMANN, L. C.; GRACINDO, R.V. O Estado da arte em Política e Gestão da Educação no Brasil: 1991-1997, cap. VII, Brasília: INEP, 2001. Disponível: www.inep.gov.br/estudos/política_gestao.htm
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