• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

CMR0325 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO II - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Introdução à disciplina e as temáticas abordadas. Organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Desenvolvimento psicológico e seus determinantes fundamentais (06/08/2018 - 06/08/2018)
Introdução à disciplina, organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Desenvolvimento psicológico e seus determinantes fundamentais
   Coll_vol1_introducao_psi_desen.pdf 
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas do desenvolvimento humano. Desenvolvimento psicossocial segundo as diferentes perspectivas teóricas. Puberdade: natureza versus ambiente físico e contexto sociocultural. A adolescência nas diferentes culturas: uma construção social? (13/08/2018 - 13/08/2018)
Pesquisas atuais sobre psicologia do desenvolvimento e adolescência no Brasil. Aspectos psicopatológicos do desenvolvimento do adolescente. (20/08/2018 - 20/08/2018)
Exposição do filme "Bicho de 7 cabeças", debate sobre os aspectos psicopatológicos na adolescência, apoio social, relações familiares e políticas assistenciais. (27/08/2018 - 27/08/2018)
Orientações individuais para elaboração do position paper. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e plano de intervenção (03/09/2018 - 03/09/2018)
1ª Avaliação da aprendizagem: entrega do position paper. Desenvolvimento Moral do adolescente segundo Piaget e Kohlberg. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e plano de intervenção. (10/09/2018 - 10/09/2018)
    
Inicia em 23/09/2018 às 0h 0 e finaliza em 25/09/2018 às 23h 59
2ª Avaliação: Consumo de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e plano de intervenção (17/09/2018 - 17/09/2018)
    
Inicia em 23/09/2018 às 0h 0 e finaliza em 01/12/2018 às 23h 59
Sexualidade na adolescência: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, prostituição e abuso sexual. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção (24/09/2018 - 24/09/2018)
Relações familiares e socialização na adolescência. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção (01/10/2018 - 01/10/2018)
Uso das tecnologias da informação e comunicação e cybercultura. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção. (08/10/2018 - 08/10/2018)
Adolescente em situação de vulnerabilidade: políticas assistenciais e medidas socioeducativas. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção. (22/10/2018 - 22/10/2018)
Adolescência e trabalho: reflexões sobre a escolha profissional. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção. (29/10/2018 - 29/10/2018)
Orientações para a elaboração dos planos de intervenção. (05/11/2018 - 05/11/2018)
3ª Avaliação da apredizagem: Apresentação dos projetos de intervenção sobre os temas trabalhados na disciplina. (12/11/2018 - 12/11/2018)
    
Inicia em 28/11/2018 às 0h 0 e finaliza em 01/12/2018 às 23h 59
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre. (19/11/2018 - 19/11/2018)
Entrega de notas. Encerramento. (26/11/2018 - 26/11/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
06 13 20 27 03 10 17 24 01 08 22 29 05 12 19 26 03 10
1 2017913**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
2 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2017913**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 2015904**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 4 4 4 4 28
8 2017914**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2017914**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2017913**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
11 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2017914**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2017913**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
14 2017912**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
15 2017914**** 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
16 2017902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 12
17 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017914**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 4 0 0 0 0 12
19 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2017913**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2017914**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2017913**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
23 201493**** 0 0 4 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
24 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 20115**** 0 0 0 0 4 4 4 4 4 0 4 4 4 4 4 4 4 4 52
26 2017913**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
27 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2017913**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
29 2017914**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
30 2017914**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
31 2017914**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
2 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
3 2017913**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM
4 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
5 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
6 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
7 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
8 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
9 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
10 2017914**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
11 20115**** 0,0 0,0 0,0 0.0 52 RF
12 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
13 2017902**** 8,5 5,0 10,0 7.8 12 AM
14 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
15 2017913**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
16 2017914**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
17 2017912**** 9,0 10,0 10,0 9.7 4 AM
18 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
19 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
20 2017913**** 9,5 10,0 10,0 9.8 4 AM
21 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
22 2017913**** 9,0 10,0 10,0 9.7 8 AM
23 2017914**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
24 2017913**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2017913**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
26 2017914**** 9,5 10,0 10,0 9.8 0 AM
27 2015904**** 8,5 7,0 0,0 28 RF
28 2017914**** 9,5 10,0 10,0 9.8 8 AM
29 2017912**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
30 201493**** 10,0 9,0 10,0 9.7 12 AM
31 2017914**** 9,0 10,0 10,0 9.7 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Desenvolvimento psicológico do adolescente. Constituição do sujeito psíquico de acordo com as diferentes abordagens teóricas do desenvolvimento. Abordagem crítica e integradora dessas diferentes visões do desenvolvimento do adolescente. Influências biológicas, históricas, sociais, geo-políticas e ambientais. Discussão de tópicos atuais relacionados com o tema. A Adolescência e vulnerabilidade (doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, toxicomania, delinqüência). A psicopatologia do adolescente.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas com discussão de textos previamente lidos, estudos dirigidos, exposição de filmes seguido de debate em grupo, seminários em grupo, elaboração de textos científicos e de planos de intervenção elaborados a partir de uma visão contextualizada e com base nos temas trabalhados ao longo da disciplina.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação da aprendizagem ocorrerá de forma contínua, durante todo o processo, considerando elementos como assiduidade, o envolvimento a participação nas atividades e a qualidade dos produtos solicitados. Dessa forma, todas as atividades realizadas constituirão instrumentos de avaliação: seminários em grupo, estudos dirigidos, elaboração de textos científicos e planos de intervenção. As notas serão aferidas substancialmente através de três atividades principais: um position paper elaborado individualmente (10,0); um seminário elaborado e apresentado em grupo (10,0); um plano de intervenção elaborado em grupo como idealização de uma atividade prática. (10,0).
Horário de atendimento: Segunda-feira das 8 às 12h
Bibliografia: Bibliografia Básica
COLE, M.; COLE, S. O Desenvolvimento da criança e do adolescente. Porto Alegre: Artmed, 2004.
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: Psicologia Evolutiva. Vol 1. Porto Alegre: Artes Médicas, 2004.
PAPALIA, D. E.; Feldman, R. D. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2013.
Bibliografia Complementar
ABERASTURY, A. R. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981.
ALCÂNTARA, R. M.; OLIVEIRA, G. C. S.; OLIVEIRA FILHO, A. B. (2017). Aspectos epidemiológicos do uso de drogas ilícitas por estudantes adolescentes no município de Capanema, Pará. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 47-57, 2017.
ARIÉS, P. História Social da criança e da família. Rio de Janeiro: Ed. S. A., 1981.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
BIAGGIO, A. M. B. Psicologia do desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1985.
BIAGGIO, A. Kohlberg e a "Comunidade Justa": promovendo o senso ético e a cidadania na escola. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.10, n.1, p. 47-69, 1997.
BLATT, M.; KOHLBERG, L. The effects of classroom moral discussion upon children's level of moral judgment. Journal of Moral Education, n.4, p. 129-161, 1975.
BOCK, A. B. M. Adolescência como construção social: estudo sobre livros destinados a pais e educadores. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Educacional e Escolar, n.1, p. 63-76, 2007.
BOCK, A. B. M. A perspectiva sócio-histórica de Leontiev e a crítica à naturalização da formação do ser humano: a adolescência em questão. Cadernos Cedes, n.62, p. 26-43, 2004.
BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
BUSSAB. V. S. R. Fatores hereditários e ambientais no desenvolvimento: a adoção de uma perspectiva interacionista. Psicologia: Reflexão e Crítica, n.2, p. 233-243, 2000.
CALLIGARIS, C. Adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000.
CASTORINA, J. A.; BAQUERO, R. J. Dialética e psicologia do desenvolvimento: o pensamento de Piaget e Vygotsky. Porto Alegre: ARTMED, 2013.
CORRER, R.; FAIDIGA, M. T. B. O uso do celular por adolescentes: impactos nos relacionamentos. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 24-39, 2017.
COUTINHO, L. G. A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social. Pulsional Revista de Psicanálise, n. 181, p.13-19, 2005.
COZER, M.; MELLO, G. R.; BAÇO, F. M. B.; ALMEIDA, L. E. D. F.; CORREA, M. K. Gravidez na adolescência: estudo nas regionais de saúde do estado do Paraná, Brasil. Adolescência e Saúde, v.14, n.1, p. 55-64, 2017.
COZER, M.; ROSA, V. J; ALMEIDA, L. E. D. F.; CORREA, M. K.; PRATES, R. T. C. Fatores de exposição ao tabagismo entre escolares do ensino médio do município de Francisco Beltrão-PR. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 114-124, 2017.
CEDARO, J. J.; BOAS, L. M. V.; MARTINS, R. M. Adolescência e Sexualidade: Um Estudo Exploratório em uma Escola de Porto Velho-Ro. Psicologia: Ciência e Profissão, v.32, n.2, p. 320-339, 2012.
COUTINHO, L. G. A adolescência na contemporaneidade: ideal cultural ou sintoma social. Pulsional Revista de Psicanálise, n.181, p.13-19, 2005.
Dani, L. S. C. Conflitos, sentimentos e violência escolar. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 571-586, 2009.
GROSSMAN, E. A construção do conceito de adolescência no Ocidente. Adolescência e Saúde, v.7, n.3, p. 47-51, 2010.
Kohlberg, L. Estadios morales y moralización. El enfoque cognitivo-evolutivo. Infancia y Aprendizaje, 18, 33-51, 1982.
Lemos Giráldez, S. La psicopatología de la infancia y la adolescencia: consideraciones básicas para su estudio. Papeles del Psicólogo, v.24, n. 85, p. 19-28, 2003.
MACEDO, R. M. A.; BOMFIM, M. C. A. Violências na escola. Rev. Diálogo Educ., v. 9, n. 28, p. 605-618, 2009.
MACEDO, O. J.; PESSOA, M. C. B.; ALBERTO, M. F. P. Atuação dos Profissionais de Psicologia Junto à Infância e à Adolescência nas Políticas Públicas de Assistência Social. Psicologia: Ciência e Profissão, v.35, n.3, p. 916-931, 2015.
MOTA, M. E. Psicologia do desenvolvimento: uma perspectiva histórica. Temas em Psicologia, v.13, n.2, p. 105-111, 2005.
MONTEIRO, K. A. C; RIBEIRO, M. M. C; BASTOS, A. Porta de Entrada para Adolescentes Autistas e Psicóticos numa Instituição. Psicologia, Ciência e Profissão, v.27, n.2, p. 290-303, 2007.
OLIVA, A. Desenvolvimento social durante a adolescência. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia evolutiva. v.1. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 350-367.
OLIVEIRA, A. M.; BICALHO, C. M. S.; TERUEL, F. M.; KAHEY, L. L.; BOTTI, N. C. L. Comportamento suicida entre adolescentes: Revisão integrativa da literatura nacional. Adolescência e Saúde, v.14, n.1, p. 88-96, 2017.
OLIVEIRA, L. F. R.; GOMES, M. J. M.; SOARES, E.; CAVALCANTI, M. A. F.; NASCIMENTO, E. G. C. Consumo de álcool por adolescentes: do ato de liberdade ao comportamento de risco. Adolescência e Saúde, v.14, n.2, p. 58-65, 2017.
PALACIOS, J.; OLIVA, A. A adolescência e seu significado evolutivo. In: COLL, C.; MARCHESI, Á.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia evolutiva. v.1. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 309-322.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C., ALMEIDA, I. G., COSTA, N. R. A., GUIMARÃES, L. A.; MARIANO, F. N.; PAULI-TEIXEIRA, S. C. et al. Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.25, n.2, p. 390-399, 2012.
SAMPAIO, R. L. A psicologia e a educação moral. Psicologia, Ciência e Profissão, v.27, n.4, p. 584-595, 2007.
TOGNETTA, L. R. P.; BOZZA, T. L. Cyberbullying: um estudo sobre a incidência do desrespeito no ciberespaço e suas relações com as representações que adolescentes têm de si. Nuances, v.23, n.24,164-180, 2012.
TOGNETTA, L. R. P., VINHA, T. P. Construindo a autonomia moral na escola: os conflitos interpessoais e a aprendizagem dos valores. Revista Diálogo Educacional, v.9, n.28, p. 525-540, 2009.
WENDT, B.; DULLIUS, L. Imagens Sociais sobre Jovens em Acolhimento Institucional. Psicologia: Ciência e Profissão, v.37 n.2, p. 529-541, 2017.
ULBRICH, G. D. S.; OSELAME, G. B.; OLIVEIRA, E. M.; NEVES, E. B. Motivadores da ideação suicida e a autoagressão em adolescentes. Adolesc. Saúde, v.14, n.2, p. 40-46, 2017.
UNITED NATIONS CHILDREN’S EMERGENCY FUND (UNICEF). Adolescents in Latin America and the Caribbean: policy guidelines. Bogotá: Unicef, 2001.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/08/2018
06/08/2018
Introdução à disciplina e as temáticas abordadas. Organização e orientações para a realização das atividades e dos critérios de avaliação dos trabalhos realizados. Desenvolvimento psicológico e seus determinantes fundamentais
13/08/2018
13/08/2018
Fundamentos filosóficos e epistemológicos das diferentes perspectivas teóricas do desenvolvimento humano. Desenvolvimento psicossocial segundo as diferentes perspectivas teóricas. Puberdade: natureza versus ambiente físico e contexto sociocultural. A adolescência nas diferentes culturas: uma construção social?
20/08/2018
20/08/2018
Pesquisas atuais sobre psicologia do desenvolvimento e adolescência no Brasil. Aspectos psicopatológicos do desenvolvimento do adolescente.
27/08/2018
27/08/2018
Exposição do filme "Bicho de 7 cabeças", debate sobre os aspectos psicopatológicos na adolescência, apoio social, relações familiares e políticas assistenciais.
03/09/2018
03/09/2018
Orientações individuais para elaboração do position paper. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e plano de intervenção
10/09/2018
10/09/2018
1ª Avaliação da aprendizagem: entrega do position paper. Desenvolvimento Moral do adolescente segundo Piaget e Kohlberg. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e plano de intervenção.
17/09/2018
17/09/2018
2ª Avaliação: Consumo de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas. Orientação e acompanhamento dos grupos para elaboração dos seminários e plano de intervenção
24/09/2018
24/09/2018
Sexualidade na adolescência: doenças sexualmente transmissíveis, gravidez precoce, prostituição e abuso sexual. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção
01/10/2018
01/10/2018
Relações familiares e socialização na adolescência. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção
08/10/2018
08/10/2018
Uso das tecnologias da informação e comunicação e cybercultura. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção.
22/10/2018
22/10/2018
Adolescente em situação de vulnerabilidade: políticas assistenciais e medidas socioeducativas. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção.
29/10/2018
29/10/2018
Adolescência e trabalho: reflexões sobre a escolha profissional. Orientações para a elaboração dos seminários e planos de intervenção.
05/11/2018
05/11/2018
Orientações para a elaboração dos planos de intervenção.
12/11/2018
12/11/2018
3ª Avaliação da apredizagem: Apresentação dos projetos de intervenção sobre os temas trabalhados na disciplina.
19/11/2018
19/11/2018
Avaliação conjunta dos produtos e dos processos de ensino aprendizagem levados ao cabo ao longo do semestre.
26/11/2018
26/11/2018
Entrega de notas. Encerramento.
Avaliações
Data Descrição
10/09/2018 1ª Avaliação
17/09/2018 2ª Avaliação
12/11/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:16