-

CMR0349 - PSICOPATOLOGIA II - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Leitura do Capítulo 01 do livro “Psicopatologia da Infância e Adolescência”: Uma abordagem descritiva, desenvolvimental e relacional. (06/08/2018 - 06/08/2018)
Apresentação da ementa da disciplina; conclusão da elaboração e entrega da síntese do Capítulo 01: Introdução à psicopatologia - uma abordagem descritiva, desenvolvimental e relacional. (13/08/2018 - 13/08/2018)
Contrato de trabalho e apresentação do cronograma das rodas de conversa sobre as especificidades psicopatologia na infância e adolescência nas abordagens: humanista, saúde coletiva, psicanálise, cognitivo-comportamental, análise de comportamento (discussão acerca do limite tênue entre o “normal e patológico” e suas implicações no processo avaliativo. (20/08/2018 - 20/08/2018)

RODA DE CONVERSA

PROFESSOR CONVIDADO

ABORDAGEM

27/08/2018

Demétrio

Gestalt

10/09/2018

Juliana

Saúde Coletiva

24/09/2018

Reginaldo

Psicanálise

01/10/2018

Neuza

Cognitivo-Comportamental

08/10/2018

Cinthia

Análise do Comportamento

Roda de conversa: psicopatologia na infância e adolescência desde a perspectiva da Gestalt com o Professor Demétrio (27/08/2018 - 27/08/2018)
Trabalho em grupo acerca dos principais aspectos discutidos na roda de conversa com o profissional da Gestalt (03/09/2018 - 03/09/2018)
Roda de conversa: psicopatologia na infância e adolescência desde a perspectiva da Saúde Coletiva com a Professora Juliana (10/09/2018 - 10/09/2018)
Trabalho em grupo acerca dos principais aspectos discutidos na roda de conversa com o profissional da Saúde Coletiva (17/09/2018 - 17/09/2018)
Roda de conversa: psicopatologia na infância e adolescência desde a perspectiva da Psicanálise com o Professor Reginaldo (24/09/2018 - 24/09/2018)
Entrega do trabalho realizado acerca dos principais aspectos discutidos na roda de conversa com o profissional da psicanálise. Roda de Conversa: psicopatologia na infância e adolescência desde a perspectiva da abordagem cognitivo-comportamental com a professora Neuza (01/10/2018 - 01/10/2018)
Não Haverá Aula - Campus fechado devido às eleições (08/10/2018)
Não Haverá Aula - Campus fechado feriado dia do professor (15/10/2018)
Entrega do trabalho realizado acerca dos principais aspectos discutidos na roda de conversa com o profissional da abordagem Cognitivo-Comportamental Aula expositiva dialogada: transtornos por comportamento perturbador (TDAH, TND e TC) (22/10/2018 - 22/10/2018)
Não Haverá Aula - Campus fechado devido às eleições (29/10/2018)
Roda de Conversa: psicopatologia na infância e adolescência desde a perspectiva da análise do comportamento com Professora Cinthia das 14 às 16h. Aula expositiva dialogada sobre apego com Prof. Neuza às 16.40 (05/11/2018 - 05/11/2018)
Entrega do trabalho realizado acerca dos principais aspectos discutidos na roda de conversa com o profissional da análise do comportamento. Seminário: Espectro autista 14 às 15.40h. Estudo de caso do espectro autista das 16 às 17.15h. Feedback avaliativo do professor das 17.15 às 17.40h (12/11/2018 - 12/11/2018)
Seminário: Transtornos de humor 14 às 15.40h Estudo de caso transtorno de humor 16 às 17.15h. Feedback avaliativo do professor das 17.15 às 17.40h (19/11/2018 - 19/11/2018)
Aula de reposição (4h): Seminário sobre Transtornos de ansiedade 8 às 9.40h. Estudo de caso das 10 às 11.15h. Feedback avaliativo do professor das 11.15 às 11.40h (22/11/2018 - 22/11/2018)
Aula Extra.
Debate acerca das rodas de conversa. Avaliação final e encerramento da disciplina (26/11/2018 - 26/11/2018)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (03/12/2018)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (10/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
06 13 20 27 03 10 17 24 01 22 05 12 19 22 26
1 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
3 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 8
4 2015903**** 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2015903**** 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 12
6 2015904**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
7 20125**** 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 4 0 4 4 4 56
8 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2016902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 4
11 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2015905**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 4 4 0 0 0 12
13 2015905**** 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 2015904**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2015904**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015904**** 9,8 9,8 10,0 9.9 8 AM
2 2015903**** 9,8 9,8 10,0 9.9 8 AM
3 2015903**** 9,6 9,6 10,0 9.7 12 AM
4 2015904**** 9,6 9,6 10,0 9.7 8 AM
5 2015901**** 9,8 9,8 10,0 9.9 0 AM
6 2015905**** 9,6 9,6 10,0 9.7 4 AM
7 2015904**** 9,9 9,9 10,0 9.9 0 AM
8 2015904**** 9,6 9,6 10,0 9.7 8 AM
9 2015903**** 9,8 9,8 10,0 9.9 4 AM
10 2015905**** 9,9 9,9 10,0 9.9 0 AM
11 2015905**** 9,5 9,5 10,0 9.7 8 AM
12 2015904**** 9,9 9,9 10,0 9.9 0 AM
13 2015905**** 9,5 9,5 10,0 9.7 12 AM
14 2016902**** 9,5 9,5 10,0 9.7 4 AM
15 20125**** 0,0 0,0 0,0 0.0 56 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da psicopatologia infantil: caracterização, sintomatologia e tratamento. Transtornos neuróticos, transtornos psicóticos. Diferentes enquadres diagnósticos. Nosologia.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1 - EMENTA
Estudo da psicopatologia infantil: caracterização, sintomatologia e tratamento. Transtornos neuróticos e psicóticos. Diferentes enquadres diagnósticos. Nosologia.

2 – OBJETIVOS
Geral:
• Apresentar os fundamentos teóricos básicos para a atuação do psicólogo na área da psicopatologia infantil.
Específicos:
• Avaliar de forma ética e crítica “o normal e o patológico” na infância
• Conhecer os princípios básicos da avaliação psicopatológica infantil
• Identificar os principais transtornos psicopatológicos infantis

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I – Panorama geral dos transtornos infantis
1.1. O normal e o patológico
1.2. Critérios de avaliação
1.3. Transtornos psicopatológicos: categorias, dimensões e construção social

Unidade II – Principais síndromes psicopatológicas na infância
1.1. Espectro autista
1.2. Transtornos por comportamento perturbador
1.3. Transtornos de humor
1.4. Transtornos de ansiedade

4 – PROCEDIMENTO DE ENSINO
Rodas de conversa, aulas expositivas dialogadas, seminários, trabalhos em grupo, estudos de caso.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de maneira contínua, através da participação em sala de aula, trabalhos em grupo, seminários e avaliação escrita, pontualidade e assiduidade.
Horário de atendimento:
Bibliografia: • Básica:
DUMAS, JE. (2011). Psicopatologia da infância e da adolescência. (3ª Ed). Porto Alegre: ARTMED.
MARCELLI, D. Manual de psicopatologia da infância de Ajuriaguerra. 5.ed. Porto Alegre, ARTMED, 1998.
MANNONI, M. A criança, sua "doença" e os outros. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
SOIFER, R. Psiquiatria infantil operativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

• Complementar:
CABALLO, VE; e SIMÓN, MA. (2005). Manual de Psicologia Clínica e Infantil do Adolescente. Transtornos Específicos. São Paulo: Santos
CABALLO, VE. e SIMÓN, MA. (2005). Manual de Psicologia Clínica e Infantil do Adolescente. Transtornos Gerais. São Paulo: Santos.
DOLTO, F. Seminário de psicanálise de crianças. RJ: Zahar, 1985.
FREUD, Ana. O ego e os mecanismos de defesa. Rio de Janeiro: Biblioteca Universal Popular, 1968.
FREUD, S. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
JERUSALINSKY, A. Psicanálise do autismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
MAHLER, M. As psicoses infantis e outros estudos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1983.

http://www.afaga.com.br/biblioteca/CamargosW.pdf#page=27
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
06/08/2018
06/08/2018
Leitura do Capítulo 01 do livro “Psicopatologia da Infância e Adolescência”: Uma abordagem descritiva, desenvolvimental e relacional.
13/08/2018
13/08/2018
Apresentação da ementa da disciplina; conclusão da elaboração e entrega da síntese do Capítulo 01: Introdução à psicopatologia - uma abordagem descritiva, desenvolvimental e relacional.
20/08/2018
20/08/2018
Contrato de trabalho e apresentação do cronograma das rodas de conversa sobre as especificidades psicopatologia na infância e adolescência nas abordagens: humanista, saúde coletiva, psicanálise, cognitivo-comportamental, análise de comportamento (discussão acerca do limite tênue entre o “normal e patológico” e suas implicações no processo avaliativo.
27/08/2018
27/08/2018
Roda de conversa: psicopatologia na infância e adolescência desde a perspectiva da Gestalt com o Professor Demétrio
03/09/2018
03/09/2018
Trabalho em grupo acerca dos principais aspectos discutidos na roda de conversa com o profissional da Gestalt
10/09/2018
10/09/2018
Roda de conversa: psicopatologia na infância e adolescência desde a perspectiva da Saúde Coletiva com a Professora Juliana
17/09/2018
17/09/2018
Trabalho em grupo acerca dos principais aspectos discutidos na roda de conversa com o profissional da Saúde Coletiva
24/09/2018
24/09/2018
Roda de conversa: psicopatologia na infância e adolescência desde a perspectiva da Psicanálise com o Professor Reginaldo
01/10/2018
01/10/2018
Entrega do trabalho realizado acerca dos principais aspectos discutidos na roda de conversa com o profissional da psicanálise. Roda de Conversa: psicopatologia na infância e adolescência desde a perspectiva da abordagem cognitivo-comportamental com a professora Neuza
08/10/2018
08/10/2018
Não Haverá Aula - Campus fechado devido às eleições
15/10/2018
15/10/2018
Não Haverá Aula - Campus fechado feriado dia do professor
22/10/2018
22/10/2018
Entrega do trabalho realizado acerca dos principais aspectos discutidos na roda de conversa com o profissional da abordagem Cognitivo-Comportamental Aula expositiva dialogada: transtornos por comportamento perturbador (TDAH, TND e TC)
29/10/2018
29/10/2018
Não Haverá Aula - Campus fechado devido às eleições
05/11/2018
05/11/2018
Roda de Conversa: psicopatologia na infância e adolescência desde a perspectiva da análise do comportamento com Professora Cinthia das 14 às 16h. Aula expositiva dialogada sobre apego com Prof. Neuza às 16.40
12/11/2018
12/11/2018
Entrega do trabalho realizado acerca dos principais aspectos discutidos na roda de conversa com o profissional da análise do comportamento. Seminário: Espectro autista 14 às 15.40h. Estudo de caso do espectro autista das 16 às 17.15h. Feedback avaliativo do professor das 17.15 às 17.40h
19/11/2018
19/11/2018
Seminário: Transtornos de humor 14 às 15.40h Estudo de caso transtorno de humor 16 às 17.15h. Feedback avaliativo do professor das 17.15 às 17.40h
22/11/2018
22/11/2018
Aula de reposição (4h): Seminário sobre Transtornos de ansiedade 8 às 9.40h. Estudo de caso das 10 às 11.15h. Feedback avaliativo do professor das 11.15 às 11.40h
26/11/2018
26/11/2018
Debate acerca das rodas de conversa. Avaliação final e encerramento da disciplina
03/12/2018
03/12/2018
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
10/12/2018
10/12/2018
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
Avaliações
Data Descrição
22/10/2018 1ª Avaliação
05/11/2018 2ª Avaliação
26/11/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Cronograma de atividades 25/08/2018
Psicopatologia II 21/08/2018
Atividade da disciplina de Psicopatologia II: síntese do Capítulo 1 21/08/2018
Psicopatologia II 05/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 21:11