-

CPSIC/CMRV019 - SEMINÁRIO PRÁTICA PSICOLÓGICA I - Turma: 02 (2018.2)

Tópicos Aulas
Semana destinada à leitura do livro "Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental" (07/08/2018 - 07/08/2018)

 WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo-Comportamental um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.

   Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental - Um Guia Ilustrado.pdf 
Não Haverá Aula - Feriado dia de Parnaíba (14/08/2018)
Definição dos grupos de trabalho e cronograma de atividades (21/08/2018 - 21/08/2018)
Seminário cap 1, 2 e 3:"Princípios básicos da TCC" e "A relação terapêutica: empirismo" e "Avaliação e formulação" (Wright et al,2008) (28/08/2018 - 28/08/2018)

1 – Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental

2 – A relação terapêutica: empirismo

3 – Avaliação e formulação

Seminário cap 4, 5 e 6: “Estruturação e educação”, “Trabalhando com pensamentos automáticos” e “Métodos comportamentais 1: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas” (Wright et al,2008) (04/09/2018 - 04/09/2018)

4 – Estruturação e educação

5 – Trabalhando com pensamentos automáticos

6 – Métodos comportamentais I: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas

 

 Próxima bibliografia a ser estudada:

STALLARD, P. Guia do terapeuta para os bons pensamentos – bons sentimentos: utilizando a terapia cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2008.

Seminário cap 7 e 8: “Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação” e “Modificando esquemas” (Wright et al,2008) (11/09/2018 - 11/09/2018)

7 – Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação

8 – Modificando esquemas

Seminário cap 9 e 10: “Problemas e dificuldades comuns: aprendendo com os desafios da terapia” e “Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos” (Wright et al,2008) (18/09/2018 - 18/09/2018)

9 – Problemas e dificuldades comuns: aprendendo com os desafios da terapia

10 – Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos

Seminário cap 11: “Desenvolvendo competências em terapia cognitivo-comportamental” (Wright et al,2008) e cap 1: “Visão geral” (Stallard, 2008) (25/09/2018 - 25/09/2018)

Capítulo 11 (Wright) – Desenvolvendo competências em terapia cognitivo-comportamental

Capítulo 1 (Stallard) – Visão geral

Seminário cap 2 e 3: “Engajamento e prontidão para a mudança” e “Formulações” (Stallard, 2008) (02/10/2018 - 02/10/2018)

2 – Engajamento e prontidão para a mudança

3 – Formulações

Seminário cap 4 e 5: “O processo socrático e raciocínio indutivo” e “Envolvendo os pais na TCC focada na criança” (Stallard, 2008) (09/10/2018 - 09/10/2018)

4 – O processo socrático e raciocínio indutivo

5 – Envolvendo os pais na TCC focada na criança

Seminário cap 6 e 7: “O processo da TCC focada na criança” e “Adaptando a TCC à criança” (Stallard, 2008) (16/10/2018 - 16/10/2018)

6 – O processo da TCC focada na criança

7 – Adaptando a TCC à criança

Seminário cap 8: “Principais componentes dos programas de TCC para problemas internalizantes” (Stallard, 2008) (23/10/2018 - 23/10/2018)

8 – Principais componentes dos programas de TCC para problemas internalizantes

Seminário cap 1: “O dilema de Procrusto” (Kuyken, 2012) (30/10/2018 - 30/10/2018)

1 – O dilema de Procrusto

Seminário cap 2: “O caldeirão da conceitualização de caso” (Kuyken, 2012) (06/11/2018 - 06/11/2018)

2 – O caldeirão da conceitualização de caso

Seminário cap 3: “Duas cabeças pensam melhor que uma” (Kuyken, 2012) (13/11/2018 - 13/11/2018)

3 – Duas cabeças pensam melhor que uma

Seminário cap 4: “Incorporação dos pontos fortes do cliente e desenvolvimento da resiliência” (Kuyken, 2012) (20/11/2018 - 20/11/2018)

4 – Incorporação dos pontos fortes do cliente e desenvolvimento da resiliência

Avaliação da disciplina e encerramento (27/11/2018 - 27/11/2018)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (04/12/2018)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (11/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV Total
07 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 30 06 13 20 27
1 2014912**** 0 0 0 0 2 4 0 1 0 4 4 0 0 0 0 0 15
2 2015900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 4 4 0 0 0 0 10
3 2015902**** 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 2 0 0 4 0 14
4 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 2 2 0 0 8
5 2015901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2015900**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 1 0 0 9
7 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 1 0 0 9
9 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 3 4 2 0 0 2 2 0 13
10 2015902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2015902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
2 2015902**** 8,5 8,5 8,5 8.5 0 AM
3 2014912**** 7,0 7,0 7,0 7.0 15 AM
4 2015902**** 8,5 8,5 8,5 8.5 4 AM
5 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 13 AM
6 2015900**** 9,5 9,5 9,5 9.5 10 AM
7 2015902**** 8,0 8,0 8,0 8.0 9 AM
8 2015902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 14 AM
9 2015900**** 9,0 9,0 9,0 9.0 9 AM
10 2015901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1- EMENTA
Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia, conforme a ênfase escolhida pelo aluno, nesta caso Psicologia Clínica na abordagem cognitivo-comportamental.

2- OBJETIVO:
Estabelecer diálogo entre teoria e prática, a partir da análise crítica dos atendimentos realizados na clínica psicológica.
Desenvolver a análise crítica teórico prática

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Análise crítica teórico prática;
• Problematizar o campo de estágio e analisar criticamente as estratégias de intervenção desenvolvidas;
• Estabelecer diálogo entre teoria e prática

4 – PROCEDIMENTO DE ENSINO
Supervisão da análise teórico prática dos atendimentos; seminários e rodas de debate.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Pontualidade, assiduidade às diferentes atividades relacionadas ao Seminário de Práticas. Apresentação da análise crítica teórico prática de um dos atendimentos.
Horário de atendimento:
Bibliografia: Básica:

Neufeld, C. B. & Cavenage, C. C. (2010). Conceitualização cognitiva de caso: uma proposta de sistematização a partir da prática clínica e da formação de terapeutas cognitivo-comportamentais. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, 6(2), 3-36.

MURTA, S.G.; ROCHA, S.G.M. Instrumento de apoio para a primeira entrevista em psicoterapia cognitivo-comportamental. Psicologia Clínica, v. 26, n.2. Rio de Janeiro: 2014. p. 33-47.

WRIGHT, J, H; BASCO, M, R; THASE, M, E. Aprendendo a terapia Cognitivo–Comportamental – um guia ilustrado. Porto Alegre: Artmed, 2008.

STALLARD, P. Guia para o terapeuta: Bons pensamentos - bons sentimentos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

KUYKEN, W; PADESKY, C & DUDLEY, R. Conceitualização de casos colaborativa. Porto Alegre: Artmed, 2012.



Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
07/08/2018
07/08/2018
Semana destinada à leitura do livro "Aprendendo a Terapia Cognitivo-Comportamental"
14/08/2018
14/08/2018
Não Haverá Aula - Feriado dia de Parnaíba
21/08/2018
21/08/2018
Definição dos grupos de trabalho e cronograma de atividades
28/08/2018
28/08/2018
Seminário cap 1, 2 e 3:"Princípios básicos da TCC" e "A relação terapêutica: empirismo" e "Avaliação e formulação" (Wright et al,2008)
04/09/2018
04/09/2018
Seminário cap 4, 5 e 6: “Estruturação e educação”, “Trabalhando com pensamentos automáticos” e “Métodos comportamentais 1: melhorando a energia, concluindo tarefas e solucionando problemas” (Wright et al,2008)
11/09/2018
11/09/2018
Seminário cap 7 e 8: “Métodos comportamentais II: reduzindo a ansiedade e rompendo padrões de evitação” e “Modificando esquemas” (Wright et al,2008)
18/09/2018
18/09/2018
Seminário cap 9 e 10: “Problemas e dificuldades comuns: aprendendo com os desafios da terapia” e “Tratando transtornos crônicos, graves ou complexos” (Wright et al,2008)
25/09/2018
25/09/2018
Seminário cap 11: “Desenvolvendo competências em terapia cognitivo-comportamental” (Wright et al,2008) e cap 1: “Visão geral” (Stallard, 2008)
02/10/2018
02/10/2018
Seminário cap 2 e 3: “Engajamento e prontidão para a mudança” e “Formulações” (Stallard, 2008)
09/10/2018
09/10/2018
Seminário cap 4 e 5: “O processo socrático e raciocínio indutivo” e “Envolvendo os pais na TCC focada na criança” (Stallard, 2008)
16/10/2018
16/10/2018
Seminário cap 6 e 7: “O processo da TCC focada na criança” e “Adaptando a TCC à criança” (Stallard, 2008)
23/10/2018
23/10/2018
Seminário cap 8: “Principais componentes dos programas de TCC para problemas internalizantes” (Stallard, 2008)
30/10/2018
30/10/2018
Seminário cap 1: “O dilema de Procrusto” (Kuyken, 2012)
06/11/2018
06/11/2018
Seminário cap 2: “O caldeirão da conceitualização de caso” (Kuyken, 2012)
13/11/2018
13/11/2018
Seminário cap 3: “Duas cabeças pensam melhor que uma” (Kuyken, 2012)
20/11/2018
20/11/2018
Seminário cap 4: “Incorporação dos pontos fortes do cliente e desenvolvimento da resiliência” (Kuyken, 2012)
27/11/2018
27/11/2018
Avaliação da disciplina e encerramento
04/12/2018
04/12/2018
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
11/12/2018
11/12/2018
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
Avaliações
Data Descrição
04/09/2018 1ª Avaliação
16/10/2018 2ª Avaliação
13/11/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Estágio Profissional I e Seminário de Práticas I 21/08/2018
Estágio Profissional I e Seminário de Práticas I 10/08/2018
Estágio Profissional I e Seminário de Práticas I 05/08/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 11:41