-

CPSIC/CMRV019 - SEMINÁRIO PRÁTICA PSICOLÓGICA I - Turma: 04 (2018.2)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (10/08/2018 - 10/08/2018)
Inserção Comunitária/Territorialização (17/08/2018 - 17/08/2018)
Inserção Comunitária/Territorialização (24/08/2018 - 24/08/2018)
A inserção do Psicologo na ABS (31/08/2018 - 31/08/2018)
A inserção do Psicologo na ABS (07/09/2018 - 07/09/2018)
Política Nacional da ABS (14/09/2018 - 14/09/2018)
Política Nacional da ABS (21/09/2018 - 21/09/2018)
Política Nacional da ABS (28/09/2018 - 28/09/2018)
Gestão da Clínica: matriciamento,clinica ampliada e PTS (05/10/2018 - 05/10/2018)
Gestão da Clínica: matriciamento,clinica ampliada e PTS (12/10/2018 - 12/10/2018)
Clinica Ampliada (19/10/2018 - 19/10/2018)
Clinica Ampliada (26/10/2018 - 26/10/2018)
Clinica Ampliada (02/11/2018 - 02/11/2018)
Grupos (09/11/2018 - 09/11/2018)
Grupos (16/11/2018 - 16/11/2018)
Saúde Mental de Criança e Adolescente (23/11/2018 - 23/11/2018)
Devolutiva para UBS (30/11/2018 - 30/11/2018)
Fechamento da disciplina (07/12/2018 - 07/12/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
10 17 24 31 14 21 28 05 26 09 16 23 30 07
1 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 201495**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 201495**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
4 2015903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão teórica de grandes temas da psicologia na contemporaneidade, relacionando-os às especificidades dos campos de atuação dos Estágios em Psicologia (conforme a ênfase escolhida pelo aluno).
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A metodologia buscará a construção de um espaço de aprendizagem através de diálogos e espaços de troca de conhecimento entre professores e estudantes. As aulas envolveram atividades de campo, filmes, exposição dialogada, roda de conversas, discussões sobre textos, . A leitura prévia dos textos propostos consistirá um quesito obrigatório para o desenvolvimento satisfatório da disciplina, presença, envolvimento e participação.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação do estudante ocorre através da avaliação formativa e certificativa. Considerando a avaliação formativa através do seguintes critérios e domínios: pontualidade e assuidade, participação e implicação na sala de aula, responsabilidade, capacidade de escuta, respeito a diferentes pontos de vista, evidências nas argumentações, integração com a professora e demais estudantes. Consitituem dimensões da avaliação do processo ensino aprendizagem: avaliação coginitiva, comunicativa e atitudinal. Dessa forma o objetiva é permtir que a avaliação não normativa ou coercitiva mas estimular o aluno no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem a partir das seguintes dimensões:aprender a ser, aprender a aprender, aprender a fazer e aprender a conviver. Como métodos de avaliação iremos utilizar. Como métodos de avaliação iremos utilizar: comunidade de aprendizagem I: avaliação oral e avaliação escrita subjetiva , comunidade de aprendizagem II: relatório parcial e avaliação objetiva; comunidade de aprendizagem III: relatório final
Horário de atendimento:
Bibliografia: BARROS,R.B. Grupo: a afirmação de um simulacro. Editora UFRGS. Porto Alegre,2009.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento a demanda espontânea. Brasília,2013.

CARVALHO,S.R;CUNHA,G.T. A gestão da atenção na saúde: elementos para se pensar a mudança da organização na saúde. Editora FIOCRUZ. Rio de Janeiro. 2009.

BRASIL, Ministério da Saúde. Guia prático de matriciamento em saúde mental. Ministério da Saúde.2011.

FRANCO,T.B. O uso do fluxograma descritor e o projeto terapêutico para análise dos serviços de saúde, em apoio ao planejamento: o caso de Luz (MG). In MERHY,E. FRANCO,T.B. Por uma composição técnica do trabalho centrada no campo relacional e nas tecnologias leves. São Paulo, HUCITEC, 2013.

DELORY-MOMBERGER,C. Formação e socialização: os atiles autobiográficos de projeto. Educação e Pesquisa. São Paulo,v.32,n.2,p.359-371,2006

RIBEIRO,E.L;TANAKA,O.Y. Atenção a saúde mental de crianças e adolescentes no SUS. São Paulo, HUCITEC, 2010
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
10/08/2018
10/08/2018
Apresentação da Disciplina
17/08/2018
17/08/2018
Inserção Comunitária/Territorialização
24/08/2018
24/08/2018
Inserção Comunitária/Territorialização
31/08/2018
31/08/2018
A inserção do Psicologo na ABS
07/09/2018
07/09/2018
A inserção do Psicologo na ABS
14/09/2018
14/09/2018
Política Nacional da ABS
21/09/2018
21/09/2018
Política Nacional da ABS
28/09/2018
28/09/2018
Política Nacional da ABS
05/10/2018
05/10/2018
Gestão da Clínica: matriciamento,clinica ampliada e PTS
12/10/2018
12/10/2018
Gestão da Clínica: matriciamento,clinica ampliada e PTS
19/10/2018
19/10/2018
Clinica Ampliada
26/10/2018
26/10/2018
Clinica Ampliada
02/11/2018
02/11/2018
Clinica Ampliada
09/11/2018
09/11/2018
Grupos
16/11/2018
16/11/2018
Grupos
23/11/2018
23/11/2018
Saúde Mental de Criança e Adolescente
30/11/2018
30/11/2018
Devolutiva para UBS
07/12/2018
07/12/2018
Fechamento da disciplina
Avaliações
Data Descrição
07/09/2018 1ª Avaliação
02/10/2018 2ª Avaliação
06/11/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb05.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 13:09