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ENJ0052 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE E PARTICIPAÇÃO POPULAR - Turma: 01 (2018.1)

Tópicos Aulas
Educação em saúde: conceitos, objetivos e abordagens pedagógicas (16/06/2018 - 16/06/2018)

Métodos e ambientes instrucionais

   Educação em saúde e na saúde 
  Aula 1 
Interface entre educação em saúde, promoção da saúde e participação popular (16/06/2018 - 16/06/2018)
    
Inicia em 16/06/2018 às 0h 0 e finaliza em 11/08/2018 às 23h 59
Participação popular como controle social do Sistema Único de Saúde (23/06/2018 - 23/06/2018)
A educação popular no processo de trabalho em saúde (30/06/2018 - 30/06/2018)
Território, lugar de história e memória (07/07/2018 - 07/07/2018)
O território, o processo saúde-doença e as práticas de cuidado (14/07/2018 - 14/07/2018)
Apresentação dos trabalhos propostos (11/08/2018 - 11/08/2018)

Apresentação dos projetos de intervenção e resolução de casos.

Frequências da Turma
# Matrícula JUN JUL AGO Total
16 23 30 07 14 21 28 04 11
1 2017200**** 0 0 0 0 0 2 0 0 0 2
2 2017200**** 4 0 0 0 0 2 0 0 0 6
3 2017200**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2017200**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 4
5 2017200**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2017200**** 8 8 8 8 0 8 8 8 8 64
7 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2017200**** 4 0 0 0 0 0 0 0 2 6
9 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2
10 2017200**** 4 0 0 0 0 0 0 0 2 6
11 2017200**** 4 0 0 0 0 2 0 0 0 6
12 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2017200**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 4
14 2017200**** 2 0 0 0 0 0 0 0 2 4
15 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2017200**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 2
17 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017200**** 0 0 0 0 0 2 0 0 2 4
19 2017200**** 2 0 0 0 0 2 0 0 0 4
20 2017200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2017200**** 9,8 9,0 9.4 2 AM
2 2017200**** 9,8 9,2 9.5 2 AM
3 2017200**** 9,1 9,0 9.1 4 AM
4 2017200**** 9,8 9,5 9.7 4 AM
5 2017200**** 0,0 0,0 0.0 30 RF
6 2017200**** 7,6 8,7 8.1 0 AM
7 2017200**** 7,6 8,7 8.1 6 AM
8 2017200**** 9,1 9,0 9.1 2 AM
9 2017200**** 7,6 8,7 8.1 6 AM
10 2017200**** 9,1 9,0 9.1 6 AM
11 2017200**** 7,6 8,7 8.1 0 AM
12 2017200**** 7,6 8,7 8.1 4 AM
13 2017200**** 7,6 8,7 8.1 4 AM
14 2017200**** 9,8 9,2 9.5 0 AM
15 2017200**** 9,8 9,0 9.4 2 AM
16 2017200**** 9,8 9,2 9.5 0 AM
17 2017200**** 9,8 9,0 9.4 4 AM
18 2017200**** 9,8 9,5 9.7 4 AM
19 2017200**** 9,1 9,0 9.1 0 AM
20 2017200**** 9,8 9,2 9.5 6 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Concepções vigentes de educação em saúde nas organizações sociais no Brasil. A prática pedagógica em saúde. Prática pedagógica participativa em saúde. Interface entre educação em saúde, promoção da saúde e participação popular: desafios e possibilidades. Estratégias de educação em saúde como geradoras do espaço para o exercício da cidadania na busca da qualidade de vida. Educação em saúde e a participação popular.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Técnicas Educacionais
A disciplina será desenvolvida mediante estudos teóricos e práticos, nos quais os alunos participarão ativamente das discussões sobre educação em saúde e participação popular.

Recursos Didáticos
Projetor multimídia; notebook, apontador a laser, textos de apoio (artigos científicos), quadro branco e pincel.

Atividades práticas
As atividades práticas serão realizadas em sala de aula e na comunidade, envolvendo a elaboração de projetos de intervenção.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Conforme estabelece a Resolução no. 217/16, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX, estará aprovado(a) na disciplina, o(a) aluno(a) que obtiver frequência nas aulas igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária da disciplina e média igual ou superior a 7,0 (sete). Assim, a média do(a) aluno(a) será calculada da seguinte forma:

Média = A1 + A2
_______________
2

A1 – Desenvolvimento de projeto de intervenção.
A2 – Uso da problematização em resolução de casos.
Horário de atendimento: 8-12; 14-18h
Bibliografia: Básica:
ARAÚJO, M.A.N. (org). Educação em saúde na comunidade: elementos pedagógicos de uma prática interdisciplinar. Salvador: EDUNEB, 2012. 202p.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. Departamento de Apoio à Gestão Participativa. Caderno de educação popular e saúde, Brasília: Ministério da Saúde, 2007. 160 p.
______. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa. II Caderno de educação popular em saúde. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 224 p.
PINHEIRO, R.; CECCIM, R.B.; MATTOS, R.A. Ensinar Saúde: a integralidade e o SUS nos cursos de graduação na área da saúde. Rio de Janeiro: CEPESC:IMS/UERJ:ABRASCO, 2011.
Complementar:
ARAGÃO, J.M.N. et al. O uso do Facebook na aprendizagem em saúde: percepções de adolescentes escolares. Rev Bras Enferm, v. 71, n.2, p. 265-271, 2018.
BASTABLE, S.B. O enfermeiro como educador. Princípios de ensino-aprendizagem para a prática de enfermagem. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FALKENBERG, M.B. et al. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n.3, p.847-852, 2014.
FERREIRA, V.F.; LOPES, M.M.B. Educação em saúde: desafios para uma prática inovadora. Rev enferm UFPE on line, v. 7(esp), p.5834-6, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
GURGEL, S.S. et al . Educational games: didactic resources utilized at teaching health education classes. Rev Min Enferm, v.21e, p. 1016, 2017.
JAHN, A.C. et al. Educação popular em saúde: metodologia potencializadora das ações do enfermeiro. Rev Enferm UFSM, v. 2, n. 3, p. 547-552, 2012.
MACHADO, A.L.G. et al. Círculo de cultura como intervenção educativa para promoção da saúde de idosos hipertensos. Cienc Cuid Saúde, v.16, n.1, p.1-6, 2017.
MIRANDA, F.S.; ROCHA, D.G. O uso do Facebook na promoção da saúde: uma revisão bibliográfica sobre empoderamento e participação popular. Reciis – Rev Eletron Comun Inf Inov Saúde. v. 12, n.2, p. 232-43, 2018.
OLIVEIRA, L.C. Popular participation in health education initiatives: challenges for primary healthcare professionals. Interface (Botucatu). v.18, Supl 2, p.1389-1400, 2014.
PRADO, E.V.; SARMENTO, D.S.; COSTA, L.J.A. O DIÁLOGO COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE PARTICIPAÇÃO POPULAR NO SUS. Rev. APS. v.18, n. 4, p. 424 – 429, 2015.
VILLARDI, ML, CYRINO, EG, and BERBEL, NAN. A metodologia da problematização no ensino em saúde: suas etapas e possibilidades. In: A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, pp. 45-52. Disponível em: http://books.scielo.org/id/dgjm7/pdf/villardi-9788579836626-05.pdf
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/06/2018
16/06/2018
Interface entre educação em saúde, promoção da saúde e participação popular
16/06/2018
16/06/2018
Educação em saúde: conceitos, objetivos e abordagens pedagógicas
23/06/2018
23/06/2018
Participação popular como controle social do Sistema Único de Saúde
30/06/2018
30/06/2018
A educação popular no processo de trabalho em saúde
07/07/2018
07/07/2018
Território, lugar de história e memória
14/07/2018
14/07/2018
O território, o processo saúde-doença e as práticas de cuidado
11/08/2018
11/08/2018
Apresentação dos trabalhos propostos
Avaliações
Data Descrição
14/07/2018 1ª Avaliação
11/08/2018 2ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Notas da disciplina disponíveis 17/09/2018
Notas dos projetos de intervenção 09/09/2018
Notas do projeto de intervenção 15/08/2018
Envio da terceira etapa do projeto de intervenção 09/08/2018
Atividade (11 de agosto) 26/07/2018
Envio da etapa 2 do projeto de intervenção 17/07/2018
Devolutiva dos projetos de intervenção educativa (Etapa 1) 04/07/2018
Encerramento do prazo para envio da primeira etapa do projeto de intervenção 29/06/2018
Orientações para elaboração do Projeto de Intervenção 17/06/2018
Boas-vindas! 15/06/2018

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