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UNA-SUS/UFPI023 - CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E DAS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE - Turma: 03 (2018.1)

Tópicos Aulas
Área Didática I – Contexto das Políticas Públicas e das Redes de Atenção à Saúde Carga horária: 60 horas Período de oferta: 02 meses + 01 semana TCC Eixo de Conhecimento e saberes = 04 temas organizados em 15h e oferecidos a cada 02 semanas • Políticas Públicas de Saúde no Brasil; • Política Estadual de Saúde; • Modelo Assistencial da Rede de Atenção à Saúde; • Processo e Organização do Trabalho em Saúde. Eixo de Prática = 15h vinculadas ao TCC = 1 semana • Construção do Projeto de Intervenção TCC – Parte I – construção do cenário da prática – contextualização, análise situacional do território, situação problema, objetivos (11/05/2018 - 11/05/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula MAI Total
11 12 18 19
1 2018200**** 0 0 0 0 0
2 2018200**** 0 0 0 0 0
3 2018200**** 0 0 0 0 0
4 2018200**** 0 0 0 0 0
5 2018200**** 0 0 0 0 0
6 2018200**** 0 0 0 0 0
7 2018200**** 0 0 0 0 0
8 2018200**** 0 0 0 0 0
9 2018200**** 0 0 0 0 0
10 2018200**** 0 0 0 0 0
11 2018200**** 0 0 0 0 0
12 2018200**** 16 16 16 16 64
13 2018200**** 0 0 0 0 0
14 2018200**** 0 0 0 0 0
15 2018200**** 0 0 0 0 0
16 2018200**** 0 0 0 0 0
17 2018200**** 0 0 0 0 0
18 2018200**** 0 0 0 0 0
19 2018200**** 0 0 0 0 0
20 2018200**** 0 0 0 0 0
21 2018200**** 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018200**** 7,8 7.8 0 AM
2 2018200**** 8,3 8.3 0 AM
3 2018200**** 7,6 7.6 0 AM
4 2018200**** 8,4 8.4 0 AM
5 2018200**** 8,9 8.9 0 AM
6 2018200**** 8,7 8.7 0 AM
7 2018200**** 9,2 9.2 0 AM
8 2018200**** 7,9 7.9 0 AM
9 2018200**** 8,4 8.4 0 AM
10 2018200**** 8,6 8.6 0 AM
11 2018200**** 7,4 7.4 0 AM
12 2018200**** 9,1 9.1 0 AM
13 2018200**** 8,0 8.0 0 AM
14 2018200**** 8,6 8.6 0 AM
15 2018200**** 4,4 4.4 60 RF
16 2018200**** 8,7 8.7 0 AM
17 2018200**** 8,4 8.4 0 AM
18 2018200**** 7,1 7.1 0 AM
19 2018200**** 7,3 7.3 0 AM
20 2018200**** 7,6 7.6 0 AM
21 2018200**** 8,0 8.0 60 RF

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Políticas Públicas de Saúde no Brasil; Política Estadual de Saúde; Modelo Assistencial da Rede de Atenção à Saúde; Processo e Organização do Trabalho em Saúde.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: As atividades da disciplina serão desenvolvidas de forma a distância através de aulas teóricas e práticas.
O curso dispõe de uma plataforma virtual – a Plataforma será a Moodle 3.1+. – por meio da qual o aluno participa de fóruns, realiza provas, entre outras atividades do gênero. A formação conta, ainda, com uma biblioteca on-line, cujo acervo é composto de Módulos didáticos, Publicações eletrônicas, Referências (textos completos), Livros e Vídeos.
Os recursos didáticos utilizados serão todos aqueles disponíveis na UFPI tais como: data show, computador e equipamentos que sejam necessários às atividades práticas.
O curso será oferecido na modalidade à distância.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: A avaliação escrita e/ou trabalhos teóricos e práticos, atingindo uma média mínima de 6 (seis) pontos por conteúdo, em uma escala de 0 (zero) a 10 (dez);
Horário de atendimento: MANHÃ, TARDE E NOITE
Bibliografia: Bibliografia básica
ALBUQUERQUE, G. A.; GARCIA, C. L.; ALVES, M. J. H.; QUEIROZ, C. M. H. T.; ADAMI, F. Homossexualidade e o direito à saúde: um desafio para as políticas públicas de saúde no Brasil. Saúde em Debate, v. 37, n. 98, p. 516-524, 2013.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Relatório de gestão 2003 à 2006: Política Nacional de Atenção
BUSS, P. M.; PELLEGRINI FILHO, A. A Saúde e seus Determinantes Sociais. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, v. 17, n.1, p.77-93, 2007.
MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v.15, n.5, p.2297-2305, 2010.
MENDES, Eugênio Villaça. As Redes de Atenção á Saúde/ Brasília: Organização Pan-Americana de Saúde,2011.
MENDES, Eugênio Villaça. O Cuidado das Condições Crônicas na Atenção Primária á Saúde: O imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família/ Brasília: Organização Pan- Americana de Saúde, 2012.
POLIGNANO, M. V. História das políticas de saúde no Brasil: uma pequena revisão. Disponível em: <http://www.medicina.ufmg.br/dmps/internato/saude_no_brasil.rtf>. Acesso em: 23 mar. 2015.
REIS, D. O.; ARAÚJO, E. C.; CECÍLIO, L. C. O. Políticas públicas de saúde: Sistema Único de Saúde. Curso de Especialização em Saúde da Família. São Paulo: Universidade Federal de São Paulo. Material de apoio do Curso de Especialização em Saúde da Família. Disponível em: < http://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/2/unidades_conteudos/unidade04/unidade04.pdf >. Acesso em: 23 mar. 2015.
SOUSA, J.C.; MALLMANN, D.G.; GALINDO NETO, N.M.; FREITAS, N.O.; VASCONCELOS, E.M.R, ARAÚJO, E.C. Promoção da saúde da mulher lésbica: cuidados de enfermagem. Rev Gaúcha Enferm. v.35, n.4, p. 108-13, 2014.
SOUTO, K.M.B. A política de atenção integral à saúde da mulher: uma análise de integralidade e gênero. SER Social, v.10, n.22, p.161-182, 2008.
Bibliografia complementar
ARAÚJO, I.A.; QUEIROZ, A.B.A.; MOURA, M.A.V.; PENNA, L.H.G. Representação social da vida sexual da mulher no climatério atendidas em serviços públicos de saúde. Texto Contexto Enferm, v.22, n.1, p. 114-22, 2013.
COELHO, E.A.C.; SILVA, C.T.O.; OLIVEIRA, J.F.; ALMEIDA, M.S. Integralidade do cuidado à saúde da mulher: limites da prática profissional. Esc Anna Nery Rev Enferm, v. 13, n.1, p. 154-160, 2009.
COSTA, A. M. Participação social na conquista das políticas de saúde para mulheres no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v.14, n.4, p.1073-1083, 2009.
COSTA, D.A.C. et al. Assistência multiprofissional à mulher vítima de violência: atuação de profissionais e dificuldades encontradas. Cogitare Enferm. v.18, n.2, p.302-9, 2013.
GADELHA, C. A. G.; COSTA, L. S. Saúde e desenvolvimento no Brasil: avanços e desafios. Rev Saúde Pública;v.46(Supl), p.13-20, 2012.
MARTINELLI, K.G.; SANTOS NETO, E.T.; GAMA, S.G.; OLIVEIRA, A.E. Adequação do processo da assistência pré-natal segundo os critérios do Programa de Humanização do Pré-natal e Nascimento (PHPN) e Rede Cegonha. Rev Bras Ginecol Obstet. v.36, n.2, p.56-64, 2014.
MIRANDA, J.S.; FERREIRA, M.L.S.M.; CORRENTE, J.E. Qualidade de vida em mulheres no climatério atendidas na Atenção Primária. Rev Bras Enferm. v.67, n.5, p.803-9, 2014.
Organização Pan-Americana de Saúde. Inovações nos sistemas logísticos: resultado do laboratório de inovações sobre redes integradas de atenção à baseadas na APS/ Organização Pan- Americana de Saúde; Ministério da Saúde; Conselho Nacional de Secretários de Saúde; Eugênio Villaça Mendes( coord). Brasília. 2011
PAESE, C. R.; AGUIAR, A. A. G. Revisitando os conceitos de formulação, implementação e avaliação de políticas e programas sociais no Brasil. Revista NUPEM, v. 4, n. 6, p.102-12, 2012.
PAIM, J. S.; SILVA, L. M. V. Universalidade, integralidade, equidade e SUS. BIS, Bol. Inst. Saúde (Impr.), v.12, n.2, p.23-45, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
11/05/2018
11/05/2018
Área Didática I – Contexto das Políticas Públicas e das Redes de Atenção à Saúde Carga horária: 60 horas Período de oferta: 02 meses + 01 semana TCC Eixo de Conhecimento e saberes = 04 temas organizados em 15h e oferecidos a cada 02 semanas • Políticas Públicas de Saúde no Brasil; • Política Estadual de Saúde; • Modelo Assistencial da Rede de Atenção à Saúde; • Processo e Organização do Trabalho em Saúde. Eixo de Prática = 15h vinculadas ao TCC = 1 semana • Construção do Projeto de Intervenção TCC – Parte I – construção do cenário da prática – contextualização, análise situacional do território, situação problema, objetivos
Avaliações
Data Descrição
11/05/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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