Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
Aulas expositivas e práticas, proporcionando a fixação do conhecimento através da resolução de exercícios relacionados, em sala e em laboratório. Adquirido o conhecimento necessário, será realizado um trabalho prático envolvendo os conceitos desenvolvidos durante a disciplina. Este será contabilizado como componente avaliativo ao final da disciplina. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Critérios: O aluno deve compreender e dominar os conceitos apresentados, sabendo identificar situações em que os mesmos estão ou possam ser utilizados, bem como reproduzir o seu funcionamento através de exercícios simulados Instrumentos: Considerando os critérios de avaliação do Curso Técnico em Informática, a avaliação será é formada por: A1, A2, A3, A4. Para A1 e A2 são exercícios simulados que compreendem a nota. Para A3, os alunos deverão: organizar-se em equipes e documentar o projeto; e apresentar o trabalho aos demais colegas. Para A4 será implementado o projeto desenvolvido em A3, adequando as peculiaridades do projeto para um problema real; o mesmo será apresentado ao final da disciplina. Cada atividade valerá 10,0 (dez) pontos. Ao final, será calculada a média aritmética da disciplina.
|
Horário de atendimento:
| Segunda a Sexta - feira das 8:00h às 12:00h |
Bibliografia:
| BARON, R. A.; SHANE, S. A. Empreendedorismo: uma visão do processo. São Paulo: Thomson Learning, 2007
BIZZOTTO, C. E. Plano de negócios para empreendimentos inovadores. São Paulo: Atlas, 2008.
ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócio. Brasília: SEBRAE, 2007. (disponível internet)
BIRLEY, S.; MUZYKA, D. F. Dominando os desafios do empreendedor. São Paulo: MAKRON Books, 2001.
DOLABELA, F. O segredo de Luísa. SãoPaulo: Cultura, 1999.
DORNELAS, JC. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
DRUKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. São Paulo: Editora Pioneira, 1994.
DEGEN, R. O empreendedor ? Empreender como opção de carreira. São Paulo: Pearson, 2009. |