-

PPGPSI003 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM PSICOLOGIA II - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Aula inicial (16/08/2018 - 16/08/2018)
- Apresentação do Programa de Curso
Introdução à Pesquisa Qualitativa (23/08/2018 - 23/08/2018)
- Produção sobre 'Introdução à Pesquisa Qualitativa'.
Introdução à Pesquisa Qualitativa (30/08/2018 - 30/08/2018)
- Bauer, M. & Gaskell, G. (2004). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes. *CAPÍTULO 1; / - Taylor, S. J. e Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona, Buenos Aires, Mexico: Paidós Básica. *CAPÍTULO 1
Técnicas de coleta de dados: observação e documentos de domínio público (06/09/2018 - 06/09/2018)
- Danna, M. F. e Matos, M. A. (2006). Aprendendo a observar. São Paulo: EDICON. *UNIDADES: 1, 4, 5, 6; / -Taylor, S. J. e Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona, Buenos Aires, Mexico: Paidós Básica. *CAPÍTULO 2; / - Spink, M. J. P, Bigagão, J. I. M, Nascimento, V. L. V, & Cordeiro, M. P. (Org.) (2014). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Pesquisas Sociais. *CAPÍTULOS 6, 10.
Técnicas de coleta de dados: entrevista. Etnografia (13/09/2018 - 13/09/2018)
- Taylor, S. J. e Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona, Buenos Aires, Mexico: Paidós Básica. CAPÍTULO 4 - Bauer, M. & Gaskell, G. (2004). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes. CAPÍTULO 3; / - Spink, M. J. P, Bigagão, J. I. M, Nascimento, V. L. V, & Cordeiro, M. P. (Org.) (2014). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Pesquisas Sociais. CAPÍTULO 3; / - Hammersley, M. e Atkinson, P. (1994). Etnografía: métodos de investigación. Barcelona, Buenos Aires, Mexico: Paidós Básica. CAPÍTULO 1
Técnicas de análise de dados: orientações gerais, Análise de Conteúdo, Mapas Dialógicos (20/09/2018 - 20/09/2018)
- Taylor, S. J. e Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona, Buenos Aires, Mexico: Paidós Básica. CAPÍTULO 6; / - Bardin, L. (2011). Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70. Segunda Parte, CAPÍTULOS: I, II e IV; Terceira Parte, CAPÍTULOS I, II, III e IV.; / - Caregnato, R. C. A. e Mutti, R. (2006). Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto contexto Enfermagem, 15(4), 679-684.; / - Spink, M. J. P, Bigagão, J. I. M, Nascimento, V. L. V, & Cordeiro, M. P. (Org.) (2014). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Pesquisas Sociais. CAPÍTULO 12
Técnicas de análise de dados: Análise Argumentativa e Análise de Discurso (27/09/2018 - 27/09/2018)
- Bauer, M. & Gaskell, G. (2004). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes. CAPÍTULOS 9, 10.
Técnicas de coleta e análise de dados (04/10/2018 - 04/10/2018)
- Produção sobre 'técnicas de coleta e análise de dados'.
Ética em Pesquisa (11/10/2018 - 11/10/2018)
- Spink, M. J. P, Bigagão, J. I. M, Nascimento, V. L. V, & Cordeiro, M. P. (Org.) (2014). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Pesquisas Sociais. CAPÍTULO 2; / - Hammersley, M. e Atkinson, P. (1994). Etnografía: métodos de investigación. Barcelona, Buenos Aires, Mexico: Paidós Básica. CAPÍTULO 10
Supervisão (18/10/2018 - 18/10/2018)
Supervisão para projetos
Apresentação dos Projetos (25/10/2018 - 25/10/2018)
- Apresentação dos Projetos
Probabilidade, amostragem e distribuição (01/11/2018 - 01/11/2018)
- Probabilidade, amostragem e distribuição.
Teste de hipótese (08/11/2018 - 08/11/2018)
- Teste de hipótese.
Lógica dos testes de hipóteses (22/11/2018 - 22/11/2018)
- Lógica dos testes de hipóteses.
Nível de significância (29/11/2018 - 29/11/2018)
- Nível de significância.
Hipóteses subjacentes ao uso dos testes estatísticos (06/12/2018 - 06/12/2018)
- Hipóteses subjacentes ao uso dos testes estatísticos
Intervalo de confiança e erro padrão (13/12/2018 - 13/12/2018)
- Intervalo de confiança e erro padrão.
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
16 23 30 06 13 20 27 04 11 18 25 01 08 22 29 06 13
1 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 0 2 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2018100**** 0 0 1 0 0 0 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 7
7 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
8 2018100**** 0 0 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
9 2018100**** 0 0 0 2 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
10 2018100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 6
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2018100**** 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
14 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 8
15 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
17 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 8
18 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
19 2018100**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
20 2018100**** 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
21 2018100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 9,0 10,0 10,0 9.8 8 AM
2 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
3 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
4 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 8 AM
5 2018100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 6 AM
6 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
7 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
8 2018100**** 10,0 9,0 10,0 10,0 9.8 6 AM
9 2018100**** 10,0 9,0 10,0 10,0 9.8 4 AM
10 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
11 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 8 AM
12 2018100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 4 AM
13 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 0 AM
14 2018100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 0 AM
15 2018100**** 10,0 9,0 9,5 10,0 9.6 8 AM
16 2018100**** 10,0 9,0 10,0 10,0 9.8 8 AM
17 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
18 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 3 AM
19 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 8 AM
20 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 4 AM
21 2018100**** 10,0 9,5 10,0 10,0 9.9 7 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Apresenta e discute as principais modalidades e técnicas de análise quantitativa e qualitativa em pesquisa. A matriz quantitativa abrange medidas de tendência central e variabilidade. Testes paramétricos e não paramétricos. Testes de correlação. Testes para comparação de duas médias. Organização de bancos de dados. Introdução à elaboração de medidas. Na matriz qualitativa centra-se na análise de conteúdo, análise de discurso e hermenêutica. Uso de repertórios linguísticos e mapas dialógicos como recurso analítico em pesquisas científicas. Aplicação das análises em documentos, entrevistas, observações, diários e imagens. Considera as vantagens, limitações e implicações do uso dos métodos quantitativos e qualitativos na pesquisa contemporânea em psicologia. Uso de softwares de análises. Prática: Articulação com os projetos de pesquisa.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: No curso será privilegiada a metodologia de ensino fundamentada na discussão e apresentação de textos previamente indicados para leitura. Além disto, serão realizadas aulas expositivas dialogadas e realização de atividades individuais e grupais.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Ocorrerá de forma continuada durante o período da disciplina. Consistirá na pontualidade, frequência e participação nas aulas ao longo do semestre. As notas serão atribuídas por meio da realização das atividades propostas como discussão e apresentação de textos previamente indicados para leitura ao longo do curso, construção de projeto de pesquisa construído com o foco na problematização de uma das temáticas abordadas no programa.
Horário de atendimento: 8h-12h
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. 21ª Ed. Lisboa: Edições 70.
Bauer, M. & Gaskell, G. (2004). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Um manual prático. Petrópolis: Vozes.
Camargo B. V, & Justo, A. M. (2013). IRAMUTEQ: um software gratuito para análise de dados textuais. Temas em Psicologia, 21(2), 513-518.
Danna, M. F. e Matos, M. A. (2006). Aprendendo a observar. São Paulo: EDICON.
Gomes, R., & Minayo, M. C. S. (1994). A análise de dados em pesquisa qualitativa. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Gondim, S. M.G, & Bendassolli, P. F. (2014). Uma crítica da utilização da análise de conteúdo qualitativa em psicologia. Psicologia em Estudo, 19(2), 191-199.
González Rey, F. (2005). Pesquisa qualitativa e subjetividade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Hammersley, M. e Atkinson, P. (1994). Etnografía: métodos de investigación. Barcelona, Buenos Aires, Mexico: Paidós Básica.
Kahhale, E. M. P, & Esper, E. M. B. (2014). Novas possibilidades metodológicas: a quebra dos paradigmas qualitativo e quantitativo em psicologia. Psicologia & Sociedade, 26(spe2), 70-83.
Minayo, M. C. S, Assis, S. G, & Souza E. R. (Org.). (2005). Avaliação por triangulação de métodos: abordagem de programas sociais. Rio de Janeiro: Fiocruz.
Spink, M. J. P, Bigagão, J. I. M, Nascimento, V. L. V, & Cordeiro, M. P. (Org.) (2014). A produção de informação na pesquisa social: compartilhando ferramentas. Rio de Janeiro: Pesquisas Sociais.
Taylor, S. J. e Bogdan, R. (1987). Introducción a los métodos cualitativos de investigación. Barcelona, Buenos Aires, Mexico: Paidós Básica.
Willig, C. (2013). Introducing qualitative research in psychology. McGraw-Hill Education (UK).

Cumming, G., & Calin-Jageman, R. (2016). Introduction to the new statistics: Estimation, open science, and beyond. New York: Routledge.
Field, A. (2009). Descobrindo a Estatística Usando o SPSS. Porto Alegre: Penso.
Hair Jr., J. F., Black, W. C. Babin, B. J., Anderson, R. E. & Tatham, R. L. (2009). Análise Multivariada de dados. Porto Alegre: Bookman.
Wheelan, C. (2016). Estatística: o que é, para que serve, como funciona. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
16/08/2018
16/08/2018
Aula inicial
23/08/2018
23/08/2018
Introdução à Pesquisa Qualitativa
30/08/2018
30/08/2018
Introdução à Pesquisa Qualitativa
06/09/2018
06/09/2018
Técnicas de coleta de dados: observação e documentos de domínio público
13/09/2018
13/09/2018
Técnicas de coleta de dados: entrevista. Etnografia
20/09/2018
20/09/2018
Técnicas de análise de dados: orientações gerais, Análise de Conteúdo, Mapas Dialógicos
27/09/2018
27/09/2018
Técnicas de análise de dados: Análise Argumentativa e Análise de Discurso
04/10/2018
04/10/2018
Técnicas de coleta e análise de dados
11/10/2018
11/10/2018
Ética em Pesquisa
18/10/2018
18/10/2018
Supervisão
25/10/2018
25/10/2018
Apresentação dos Projetos
01/11/2018
01/11/2018
Probabilidade, amostragem e distribuição
08/11/2018
08/11/2018
Teste de hipótese
22/11/2018
22/11/2018
Lógica dos testes de hipóteses
29/11/2018
29/11/2018
Nível de significância
06/12/2018
06/12/2018
Hipóteses subjacentes ao uso dos testes estatísticos
13/12/2018
13/12/2018
Intervalo de confiança e erro padrão
Avaliações
Data Descrição
25/10/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1077 19/05/2024 05:29