-

MSC021 - DIDÁTICA - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Apresentação professor/aluno; sondagem das motivações dos mestrandos e problematização dos fundamentos da Didática. (22/08/2018 - 22/08/2018)
   A Didática e seus fundamentos (MELO;URBANETZ, 2008, p. 15-64). 
Concepção de Didática e o movimento de constituição de seu objeto de estudo; produção de síntese; paradigma emergente e a prática pedagógica. (29/08/2018 - 29/08/2018)

Concepção de didática nas distintas tendências/abordagens; paradigma emergente e a prática pedagógica.

  O paradigma emergente e a prática pedagógica 
Reflexão sobre os paradigmas da ciência e sua influência na sociedade e na educação.
Caracterização dos paradigmas e das abordagens estudadas por Behrens (2010), mapa conceitual e análise de caso; estrutura prévia do artigo científico. (05/09/2018 - 05/09/2018)
Planejamento didático e organização do trabalho pedagógico: conceito, variáveis; análise de plano de curso e de plano de aula; elaboração do plano de palno de aula. (12/09/2018 - 12/09/2018)
  EBOOK-Encontro com a Didática: tecendo fiso com a educação e a saúde. 
Leitura do ebook: subsidiar na escolha do conteúdo e forma do artigo a ser produzido na disciplina. capítulo 1 e 2, faz parte da unidade II
Aula como manifestação pedagógica: princípios e propriedades teórico-metodológicas; atividade de microaulas. (19/09/2018 - 19/09/2018)
Desenvolvimento de microaulas, conforme campo de atuação dos mestrandos. (26/09/2018 - 26/09/2018)
Desenvolvimento de microaulas, conforme campo de atuação dos mestrandos. (03/10/2018 - 03/10/2018)
Análise da problematização do artigo científico e da revisão de literatura, bem como de sua estrutura e do peródico selecionado para publicação. (10/10/2018 - 10/10/2018)
Proposição de texto complementar para o artigo científico. (17/10/2018 - 17/10/2018)
  Papel do professor no Processo ensino Aprendizagem 
apresenta o papel do professor no processo ensino aprendizagem.
  A didática na forma do professor 
A didática na formação de professores uma análise a partir dos manuais de didática geral
Análise do conteúdo e forma do artigo científico. (24/10/2018 - 24/10/2018)
Finalização da produção e entrega do artigo (31/10/2018 - 31/10/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
22 29 05 12 19 03 10 17 24 31
1 2018100**** 0 0 0 5 0 0 0 0 0 5 10
2 2018100**** 0 0 0 5 0 0 0 0 0 5 10
3 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 5
5 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 5 0 0 5
6 2016100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 5
11 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2018100**** 0 5 0 0 0 0 0 0 5 0 10
14 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018100**** 0 0 5 0 0 0 0 0 0 0 5
16 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
2 2018100**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2018100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
4 2018100**** 9,0 9,8 9,0 9.3 10 AM
5 2018100**** 9,0 9,5 10,0 9.5 5 AM
6 2018100**** 9,0 9,0 10,0 9.3 5 AM
7 2018100**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
8 2016100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
9 2018100**** 10,0 9,3 10,0 9.8 0 AM
10 2018100**** 10,0 9,7 10,0 9.9 0 AM
11 2018100**** 10,0 9,6 10,0 9.9 10 AM
12 2018100**** 9,0 9,2 10,0 9.4 10 AM
13 2018100**** 10,0 9,5 10,0 9.8 0 AM
14 2018100**** 10,0 9,8 10,0 9.9 0 AM
15 2018100**** 10,0 9,4 10,0 9.8 5 AM
16 2018100**** 10,0 9,6 10,0 9.9 5 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: -
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será desenvolvida, por meio de aulas expositivas/dialogadas, atividades em grupo e individual, produção de sínteses, elaboração do plano de aula e produção do artigo científico.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o licenciando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos:
Freqüência mínima de 75% da carga horária;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação;
Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;
Para efeito de registro de notas:
1ª Nota: produção de sínteses e planejamento do artigo científico;
2ª Nota: Elaboração do plano de aula e microaulas;
3ª Nota: Produção de artigo científico e submissão a um periódico.
Horário de atendimento: 14:00/18:00
Bibliografia: Referências Básicas

BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2010.
MELO, Alessandro; URBANETZ, Sandra Terezinha. Fundamentos de Didática. 20 ed. Curitiba: Ibpex, 2008.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas (Org.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.

Referências Complementares
ÁVILA, Cristina Maria; VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Didática e docência na educação superior: implicações para formação de professores (Orgs.). 2 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Prática educativa: entre o essencialismo e a práxis. In: Revista da FAEEBA: educação e contemporaneidade. Salvador: UNEB, n. 42, v. 23, p. 107-117, jul./dez. 2014. Disponível em: <www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/ download/1031/711>. Acessado em: 18 abr. 2016.
BANDEIRA, Hilda Maria Martins; LOPES, Maria do Socorro Leal. Encontro com a Didática: tecendo fios com a educação e a saúde. Curitiba: Appris, 2018.
CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova Didática. (Org.). 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2011. (p.49-55).
DAMIS, Olga Teixeira. Arquitetura da aula: um espaço de relações. In: DALBEN, A. et al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
GIL, Antônio Carlos. Metodologia do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2005. (p.33-41).
LIBÂNEO, José Carlos; ALVES, Nilda (Orgs.). Temas de pedagogia: diálogos entre didática e currículo. São Paulo: Cortez, 2012.
MORIN, EDGAR. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 2012.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de didática. 13 ed. São Paulo: Papirus, 2011.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. A escola mudou. Que mude a formação de professores! (Orgs.). 3 ed. São Paulo: Papirus, 2015.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
22/08/2018
22/08/2018
Apresentação professor/aluno; sondagem das motivações dos mestrandos e problematização dos fundamentos da Didática.
29/08/2018
29/08/2018
Concepção de Didática e o movimento de constituição de seu objeto de estudo; produção de síntese; paradigma emergente e a prática pedagógica.
05/09/2018
05/09/2018
Caracterização dos paradigmas e das abordagens estudadas por Behrens (2010), mapa conceitual e análise de caso; estrutura prévia do artigo científico.
12/09/2018
12/09/2018
Planejamento didático e organização do trabalho pedagógico: conceito, variáveis; análise de plano de curso e de plano de aula; elaboração do plano de palno de aula.
19/09/2018
19/09/2018
Aula como manifestação pedagógica: princípios e propriedades teórico-metodológicas; atividade de microaulas.
26/09/2018
26/09/2018
Desenvolvimento de microaulas, conforme campo de atuação dos mestrandos.
03/10/2018
03/10/2018
Desenvolvimento de microaulas, conforme campo de atuação dos mestrandos.
10/10/2018
10/10/2018
Análise da problematização do artigo científico e da revisão de literatura, bem como de sua estrutura e do peródico selecionado para publicação.
17/10/2018
17/10/2018
Proposição de texto complementar para o artigo científico.
24/10/2018
24/10/2018
Análise do conteúdo e forma do artigo científico.
31/10/2018
31/10/2018
Finalização da produção e entrega do artigo
Avaliações
Data Descrição
05/09/2018 1ª Avaliação
26/09/2018 2ª Avaliação
17/10/2018 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
sobre os artigos 29/11/2018
sobre os artigos 26/11/2018
Sobre aula do dia 26 de setembro 26/09/2018

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1134 05/10/2024 23:08