Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O curso terá como princípio básico a pratica reflexiva-crítica e será desenvolvido por meio de reflexões, discussões e atividades que possibilitem a articulação teórico-prática privilegiando o diálogo e o respeito mútuo.<br />Na operacionalização da disciplina serão desenvolvidas durantes as aulas, orientação quanto as atividades de participação, investigação reflexão, descrição, registro, ação e socialização do trabalho de campo.<br />Haverá momentos de leituras, aulas expositivas dialogada, debates acerca das ações desenvolvidas em sala de aula que irão subsidiar as atividades que serão realizadas na escola da Educação Básica - campo de atuação do aluno da disciplina - que subsidiarão a análise e discussão do fenômeno educativo; observação e caracterização da escola, fora da escola , dentro da escola e fora da sala de aula e dentro da escola e da sala de aula Trabalho individual e em grupo para estudos, discussões e produção de textos;<br />Também acontecerão momentos para orientações gerais e individuais que servirão para esclarecimento de dúvidas pertinentes ao estágio, encaminhamentos relacionados à elaboração do produto educacional e do artigo científico.<br /> |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da aprendizagem será efetivado conforme dispositivos legais dessa IES. Desse modo, o Pós-Graduando será avaliado individualmente e em grupo, observando os seguintes aspectos: <br /> Frequência mínima de 75% da carga horária;<br /> Assiduidade, interesse, participação e responsabilidade na realização e entrega dos trabalhos;<br /> Qualidade dos trabalhos produzidos e autoavaliação;<br /> Para efeito de registro de notas:<br />1ª Nota: Elaboração do produto Educacional;<br />2ª Nota: Produção de artigo.<br /> |
Horário de atendimento:
| Sábado/ manhã e Quarta/tarde |
Bibliografia:
| PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógico)<br />LIMA, Maria Socorro Lucena... [et al]. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e a ação docente. 4. ed., Fortaleza: Edições Demócrito Rocha.<br />PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. 5. ed. Campinas Papirus, 2000. (Coleção magistério: formação e trabalho pedagógicos<br /> |