VICTOR EULALIO SOUSA CAMPELO

DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

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victor eulalio sousa campelo

MDE - DEPARTAMENTO DE MEDICINA ESPECIALIZADA/CCS

PPGS003 - SEMINÁRIO DE PROJETO - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
TICs em Turismo (18/02/2019 - 14/05/2019)

Aulas expositivas e leituras de artigos internacionais

   Livro Agências do Futuro 
Prova Individual (27/05/2019 - 27/05/2019)

Prova teórica da disciplina, individual

ENTREGA DA SEGUNDA AVALIAÇÃO (28/05/2019 - 28/05/2019)

Os alunos que estão matriculados em Marketing Turístico deverão entregar o Plano de Marketing entregue ao professor Vinicius para mim neste dia (irei avaliar, técnicas de comunicação, os 4 Ps com a parte do uso das tecnologias, além das entratégias comunicacionais que serão utilizados no Plano de Marketing)

Os alunos que NÃO ESTÃO MATRICULADOS EM MKT TURÍSTICO, deverão me entregar neste mesmo dia um plano de uma StartUp relacionados com TICs e Turismo (podem variar de áreas e ações, mas sempre vinculados ao Turismo, Lazer ou Hospitalidade).

AULA - ORIENTAÇÃO DOS TRABALHOS (28/05/2019 - 03/06/2019)

14H NA SALA 717

ARTIGO EM DUPLA - data da entrega (04/06/2019 - 04/06/2019)

O artigo deverá ser enviado via SIGAA no formato em Word (com os nomes dos componentes), apenas 1 aluno da dupla envia o trabalho no formato de tarefa do SIGAA que será aberto em Junho de 2019.

Diretrizes para Autores

Características do artigo

I. Tema diretamente relacionado ao TICs, turismo, Comunicação (para quem faz a disciplina de Marketing é obrigatório o tema de Marketing do Artigo).

II. Tema relevante para o conhecimento teórico do turismo.

III. Tema ou abordagem inovadora em relação à literatura existente (leituras obrigatórias de 3 livros e artigos internacionais).

IV. Método de pesquisa com certo rigor científico (ver como exemplo outros artigos para ver que tipo de abordagem metodológica eles fizeram e utilizaram nas pesquisas deles).

V. Ter no máximo de 10 mil palavras (incluindo resumos, referências e todos demais elementos textuais)

VI. Nas referências ter no mínimo 3 livros citados e 7 artigos citados (preferencialmente artigos internacionais e de revistas científicas). Não serão aceitas citações de wikipedia e nem de dicionários!


Preparação do artigo

O arquivo principal do artigo deve ser enviado em formato Word (.doc/.docx) ou Writer (.odt) com tamanho máximo de até 2 Mb.

Devem ser tomadas todas as providências possíveis para assegurar a não identificação do(s) autor(es) durante o processo de avaliação:

Inserir o nome dos autores no manuscrito.

 

Os artigos devem obrigatoriamente conter os seguintes elementos:

I. Título: apresentado em português, inglês e espanhol.

II. Resumo: Deve conter, no máximo, 200 palavras e obrigatoriamente incluir ao menos os seguintes itens: Objetivo da pesquisa; Método/técnicas de pesquisa; Principais resultados

III. Palavras-chave: lista de 3 a 5 termos. Deve-se preferencialmente utilizar termos do Tesauro Brasileiro de Turismo (http://www2.eca.usp.br/tesauroturismo/).

IV. Referencial Teórico

V. Procedimentos Metodológicos ou Metodologia

VI. Resultados e Discussões ou Análises

VII. Considerações Finais

VIII. Referências: lista completa e exclusiva das obras citadas ao longo do texto.

 

Formatação

Fonte Calibri 12 e citação direta Calibri 10, parágrafos espaçamento normal, sem espaçamento entre os parágrafos ZERO. Algumas normas de formatação devem ser obrigatoriamente observadas:

I. Citações longas, com mais de 3 linhas, devem aparecer em parágrafos exclusivos com recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 10.

II. Os títulos das seções do manuscrito devem ser numerados sequencialmente.

III. Tabelas, quadros e figuras devem ser numeradas, receber título próprio e ser mencionadas no texto.

IV. Tabelas, quadros e fórmulas devem ser apresentados em formato editável.

V. Gráficos e diagramas devem ser preferencialmente elaborados em fundo branco e utilizar fonte Calibri, normal, tamanho 10, preta.

VI. Todas as imagens devem ser apresentadas em definição suficiente para perfeita visualização com zoom de 100%.

VII. Textos presentes em imagens devem ser legíveis.

VIII. Notas de rodapé devem ser utilizadas apenas se forem imprescindíveis, com fonte tamanho 9.

Norma específica de formatação, sugere-se a norma da American Psychological Association (APA). Conforme apresentado a seguir.


Citações e referências

As citações ao longo do texto e a lista de referências das obras citadas constante ao final do texto devem seguir a 6ª edição das normas da American Psychological Association (APA).

Para auxílio na tarefa de formatação das citações e referências, recomenda-se o uso de um software de gestão de referências (ex.: Mendeley e Endnote). Além disso, existem vários manuais de padronização APA disponíveis na internet. Dois manuais recomendados são:

Expressões em inglês constantes na norma da APA devem ser traduzidas para o português [ex. “Fyall and Leask (2007)” deve ser traduzido para “Fyall e Leask (2007)”].

As citações no corpo do texto devem seguir o sistema autor/ano. Citações diretas devem indicar também o número da(s) página(s). Exemplos:

  • Beni (1998) ou (Beni, 1998)
  • Fyall e Leask (2007) ou (Fyall & Leask, 2007)
  • Ritchie e Crouch (2000, p. 6) ou (Ritchie & Crouch, 2000, p. 6)
  • Ballantyne, Packer e Falk (2011) ou (Ballantyne, Packer, & Falk, 2011)
  • Gössling, Hall, Ekström, Engeset e Aall (2012) ou (Gössling, Hall, Ekström, Engeset, & Aall, 2012)

Na primeira vez em que aparecer no texto, citações de obras com mais de três autores devem apresentar todos os sobrenomes. Nas citações subsequentes deve ser apresentado apenas o sobrenome do primeiro autor, seguido de et al. Exemplo:

  • (Ballantyne et al., 2011)
  • (Gössling et al., 2012)

A lista de referências deve ser apresentada no final do texto em ordem alfabética de autor, de acordo com norma APA. Exemplos:

Ballantyne, R., Packer, J., & Falk, J. (2011). Visitors’ learning for environmental sustainability: Testing short- and long-term impacts of wildlife tourism experiences using structural equation modelling. Tourism Management, 32(6), 1243–1252.

Beni, M. C. (1998). Análise Estrutural do Turismo. São Paulo: SENAC.

Fyall, A., & Leask, A. (2007). Destination marketing: Future issues – strategic challenges. Tourism and Hospitality Research, 7(1), 50-63

Gössling, S., Hall, C. M., Ekström, F., Engeset, A. B., & Aall, C. (2012). Transition management: a tool for implementing sustainable tourism scenarios? Journal of Sustainable Tourism, 20(6), 899–916.

Ritchie, J.R.B., & Crouch, G. (2000). The competitive destination: A sustainability perspective. Tourism Management, 21(1), 1-7.

  Como fazer Artigos.pdf 
VEJAM AS DICAS DESSE TEXTO
    
Inicia em 03/06/2019 às 18h 10 e finaliza em 04/06/2019 às 22h 1
Introdução à disciplina (22/08/2018 - 22/08/2018)

- Proposta da disciplina

 Apresentação da Unidade 1

- Aspectos da formação de professores do Ensino Superior

 

Funcionamento dos encontros

- Trabalhando com o Simpósio

 

Encaminhamentos do processo avaliativo

Formação do Professor Universitário (29/08/2018 - 19/09/2018)

Formação do Professor universitário

  • Legislação
  • Concepções
Não Haverá Aula (12/09/2018)

Apresentação e entrega dos resumos simples relativo ao tema

Formação do Professor Universitário (19/09/2018 - 19/09/2018)

Trabalho em equipes - preparando o Simpósio

A formação do professor universitário (26/09/2018 - 26/09/2018)

Simpósio

Apresentação oral e escrita dos trabalhos 

Preparação do simposio e ensaio (03/10/2018 - 10/10/2018)
Currículo: concepções iniciais (24/10/2018 - 24/10/2018)
Temas e conteúdos para o ensino de geografia (31/10/2018 - 31/10/2018)
Evento para os mestrandos (07/11/2018 - 07/11/2018)
PPC de Geografia - UFPI (07/11/2018 - 07/11/2018)
Metodologias e o curriculo de geografia (14/11/2018 - 14/11/2018)
A BNCC para o ensino fundamental (21/11/2018 - 21/11/2018)
Orientações para o uso de metodologias voltadas ao ensino de Geografia (28/11/2018 - 05/12/2018)
Apresentação dos trabalhos no Liceu Piauiense 10/12 (12/12/2018 - 12/12/2018)
Orientação sobre o funcionamento da disciplina (18/08/2018 - 18/08/2018)
Orientação de leitura sobre o tema do projeto (25/08/2018 - 08/09/2018)
Orientação para reelaboração do projeto (15/09/2018 - 06/10/2018)
Orientação d eleitura para metodologia (13/10/2018 - 27/10/2018)
Reelaboração do projeto (03/11/2018 - 17/11/2018)
Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT NOV DEZ Total
18 25 01 08 15 22 29 06 13 03 10 17 01 08
1 2018100**** 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 9,5 9.5 2 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Discussão e orientação do instrumental teórico-metodológico complementar ao projeto de pesquisa à elaboração da dissertação.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Leitura dirigida de textos selecionados, discussão com o professor sobre os conteúdos dos textos para reforçar o projeto de pesquisa.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: Reelaboração do projeto de pesquisa para submeter ao comitê de ética.
Horário de atendimento:
Bibliografia:
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/08/2018
18/08/2018
Orientação sobre o funcionamento da disciplina
25/08/2018
08/09/2018
Orientação de leitura sobre o tema do projeto
15/09/2018
06/10/2018
Orientação para reelaboração do projeto
13/10/2018
27/10/2018
Orientação d eleitura para metodologia
03/11/2018
17/11/2018
Reelaboração do projeto
Avaliações
Data Descrição
17/12/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1350 09/07/2025 04:27