Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
A disciplina será desenvolvida mediante aulas expositivas dialogadas, com uso de recursos didáticos, seminários, grupos de discussão, estudos de casos, estudos dirigidos, grupos de verbalização e de observação (GV/GO) e outras métodos de aprendizagem. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O acompanhamento será feito continuamente pelo professor, para verificar o crescimento do aluno, durante todo o desenvolvimento dos conteúdos da área de conhecimento, orientando-o nas suas dificuldades e dúvidas, e buscando aprofundar a sua motivação em todo o processo ensino/aprendizagem, numa perspectiva de avaliação formativa. A participação do aluno será avaliada a partir da aplicação dos métodos de ensino, levando em conta não somente os aspectos quantitativos, mas fundamentalmente os aspectos qualitativos que denotem compreensão, clareza de ideias, objetividade, criatividade, coerência intrínseca, visão crítica, relevância e pertinência aos conteúdos abordados, considerando, ainda, a pontualidade, o envolvimento com e a assiduidade aos eventos educativos. A avaliação teórica do aluno será realizada consoante regimento interno do CTBJ e ainda o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem, que regulamenta a verificação do rendimento do aluno, utilizando para cada crédito de 15 horas/aulas do componente curricular do Módulo um instrumento de avaliação com registro de notas de 0 (zero) a 10,0 (dez). Esta disciplina possuirá quatro (4) notas. Nas quais ocorrerão por meio de testes escritos, seminários e discussão de casos clínicos. A 1ª AVALIAÇÃO Prova escrita: 10,0; a 2ª AVALIAÇÃO Prova escrita: 10,0; a 3ª AVALIAÇÃO Seminário: 10,0; 4ª AVALIAÇÃO Caso clínico: 10,0. A nota final do aluno será obtida através da média aritmética das quatro avaliações. Será aprovado o aluno que obtiver média ≥ 6,0 e frequência mínima de 75% nas aulas. |
Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| BÁSICA:
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa. Brasília: Ministério da Saúde, 2007. CARVALHO FILHO, E.T.; PAPALÉO NETTO, M. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora Atheneu, 2005. DIOGO, M.J.D.; DUARTE, Y.A.O. Atendimento domiciliar: um enfoque gerontológico. São Paulo: Atheneu, 2005. ELIOPOULOS, C. Enfermagem Gerontológica. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2011. FIGUEIREDO, N.M.A.; TONINI, T. Gerontologia: atuação da enfermagem no processo de envelhecimento. 2ª ed. Rio de Janeiro: Yendis, 2012. FREITAS, E.V. et al. Tratado de geriatria e gerontologia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.
COMPLEMENTAR:
BRASILEIRO, M. S. E.; FREITAS, M. I. F. Enfermagem na saúde do idoso. Goiânia-GO: AB, 2005. KIKUCHI, E.L.; JACOB FILHO, W. Geriatria e gerontologia básicas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. SCHOR, N. Guia de Geriatria e Gerontologia. São Paulo: Manole, 2005. VIEIRA, J. L. Estatuto do Idoso: legislação complementar. 4. ed. EDIPRO, 2013. |