JOSE EDUARDO SAMPAIO BORGES

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CAFS

Ir ao Menu Principal

jose eduardo sampaio borges

AFO - COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO/CAFS

PPGCOM004 - ENSINO ORIENTADO (ESTÁGIO DE DOCÊNCIA) - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Aula 1 (15/08/2018 - 15/08/2018)
Apresentação da disciplina. O processo ensino-aprendizagem e a prática pedagógica: visão panorâmica.
   Plano de Curso - Ensino Orientado - 2018.02 
Plano de Curso
  Texto 1 - Aula 1 
Texto a ser lido em sala.
  Texto 2 - Aula 1 
Texto a ser lido em sala
Aula 2 (22/08/2018 - 22/08/2018)
O processo ensino-aprendizagem e a prática pedagógica: visão panorâmica. Planejamento, execução, avaliação: visão geral.
Aula 3 (05/09/2018 - 05/09/2018)
Planejamento de ensino. A organização do trabalho docente. Estratégias de ensino. Seminários.
  Planilha avaliação das apresentações 05.09 
A planilha será utilizada para avaliar as apresentações que ocorrerão na aula de 05.09.18
Aula 4 (12/09/2018 - 12/09/2018)
Planejamento de ensino. A organização do trabalho docente. Estratégias de ensino.
  Texto 1 - Aula 4 
Texto para estímulo à reflexão sobre a importância do planejamento.
Aula 5 (19/09/2018 - 19/09/2018)
Plano de ensino. Plano de aula. Exposições.
Aula 6 (26/09/2018 - 26/09/2018)

Aula: modalidades. Aula expositiva. Diferentes formas de avaliação.

  Modelo de plano de curso/disciplina 
Modelo do PPGCOM para elaboração do plano de curso a ser apresentado na aula de 10/10.
Aula 7 (10/10/2018 - 10/10/2018)
Aula 8 (17/10/2018 - 17/10/2018)

Discussão dos planos de curso/disciplina.

Aula 9 (24/10/2018 - 24/10/2018)

Aula simulada. Avaliação. Encerramento da disciplina.

Frequências da Turma
# Matrícula AGO SET OUT Total
15 22 12 19 26 10 17 24
1 2018100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4
2 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018100**** 0 0 0 4 0 0 2 0 6
4 2018100**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4
5 2018100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4
6 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4
7 2018100**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018100**** 4 0 0 0 2 0 0 0 6
9 2018100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4
10 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4
11 2018100**** 0 4 0 0 2 1 0 0 7
12 2018100**** 0 0 0 0 4 0 0 0 4
13 2018100**** 4 0 2 0 0 0 0 0 6
14 2018100**** 0 0 0 4 0 0 0 0 4
15 2018100**** 0 0 0 0 0 4 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018100**** 8,7 8.7 0 AM
2 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
3 2018100**** 8,3 8.3 0 AM
4 2018100**** 8,5 8.5 0 AM
5 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
6 2018100**** 8,4 8.4 0 AM
7 2018100**** 8,7 8.7 0 AM
8 2018100**** 8,8 8.8 0 AM
9 2018100**** 8,3 8.3 0 AM
10 2018100**** 8,7 8.7 0 AM
11 2018100**** 8,5 8.5 0 AM
12 2018100**** 8,5 8.5 0 AM
13 2018100**** 8,5 8.5 0 AM
14 2018100**** 7,8 7.8 0 AM
15 2018100**** 8,8 8.8 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Exercício de atividade pedagógica em disciplina dos Cursos de Graduação em Comunicação. Planejamento e desenvolvimento de programas, envolvendo aulas práticas e suas técnicas, visando estimular capacidades didáticas, ampliar a integração entre o mestrado e a graduação e possibilitar ao estudante a experiência prática no ensino universitário, que é um dos campos de atuação profissional conseqüentes à formação pósgraduada.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: - Aulas expositivas e dialogadas.<br />- Leitura de textos.<br />- Atividades práticas. Seminários e debates.<br />- Análise de casos.<br /><br />A disciplina será desenvolvida por meio de atividades que possibilitem a articulação teórico-prática, propiciando a reflexão sobre a prática docente, estimulando o aluno a construir uma proposta de ação pedagógica crítica, considerando as condições pessoais e profissionais na realidade em que está inserido. Assim, será necessária a leitura dos textos indicados, a realização das atividades sugeridas, os encontros em sala de aula e a participação efetiva nas discussões.<br />
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O desempenho do aluno será avaliado individualmente, considerando-se os seguintes critérios: frequência às aulas, participação nas discussões e qualidade dos trabalhos (conteúdo, redação e apresentação).<br /><br />- Avaliação qualitativa: frequência e participação nas discussões propostas ....... 1 ponto<br />- Plano de curso e plano de aula ........................................................................... 4 pontos<br />- Aula simulada/prática docente ............................................................................ 5 pontos<br />
Horário de atendimento: Terça 14h.
Bibliografia: BIBLIOGRAFIA BÁSICA:<br /><br />Gil, Antonio Carlos. Metodologia do ensino superior. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.<br /><br /><br />BIBLIOGRAFIA:<br /><br /><br />DIAZ BORDENAVE, J.; PEREIRA, Adair M. Como incentivar a participação ativa dos alunos. In: ______. Estratégias de ensino-aprendizagem. 30. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010, p.133-181.<br /><br />GARRIDO, Pimenta; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.<br /><br />MORETTO, V. P. Prova: um momento privilegiado de estudo, não um acerto de contas. 8. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008, p.85-137. <br />MASSETO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo : Summus, 2003.<br />MASSETO, Marcos (Org.). Docência na universidade. 2. ed. Campinas: Papirus, 1998.<br />PARRENOUD, Philipe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.<br />UFPI. Universidade Federal do Piauí. Projeto Pedagógico do Curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo. Teresina: mimeo, 2005.<br /><br />______. Normas de funcionamento dos cursos de Graduação da Universidade Federal do Piauí. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CEPEX, Teresina, 2012. <br />VASCONCELOS, Lúcia M. Carvalho. A formação do professor do ensino superior. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2000.<br />VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Técnicas de ensino: por que não?. Campinas: Papirus, 1991.<br />VIELLA, M. dos Anjos L. Das intenções aos objetivos educativos. In: CASTANHO, S.; CASTANHO, M. E. (orgs.) Temas e textos em metodologia do ensino superior. 5. ed. Campinas-SP: 2008, p. 113-123.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
15/08/2018
15/08/2018
Aula 1
22/08/2018
22/08/2018
Aula 2
05/09/2018
05/09/2018
Aula 3
12/09/2018
12/09/2018
Aula 4
19/09/2018
19/09/2018
Aula 5
26/09/2018
26/09/2018
Aula 6
10/10/2018
10/10/2018
Aula 7
17/10/2018
17/10/2018
Aula 8
24/10/2018
24/10/2018
Aula 9
Avaliações
Data Descrição
12/09/2018 1ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1397 17/09/2025 12:59