Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
O desenvolvimento do processo pedagógico proposto no CEEO- Rede Cegonha dar-se-á por meio da problematização da prática tendo como sustentação o diálogo, a articulação entre educação, saúde e trabalho. Assim, a metodologia proposta procura estabelecer relações entre teoria e prática, ensino e trabalho, de modo a permitir ao aluno uma reflexão crítica visando à transformação de sua realidade. Para tanto a metodologia empregada na disciplina será através de: aulas expositivo-dialogadas, roda de diálogo, grupo de discussão, discussão de casos clínicos e estudo dirigido. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A avaliação será realizada com base em uma perspectiva processual comprometida com o processo de aprender-ensinar de todos os envolvidos. Será orientada pelos princípios da avaliação formativa, com uso diversificado de instrumentos ou atividades e ações avaliativas com compromisso de permanente diálogo entre estudantes e professores. Avaliação formativa (0-2) Serão observadas situações em que a (o) estudante assumirá a regulação de seu aprendizado; a identificação de erros e levantamento de dúvidas, ao confrontar suas respostas com a de seus colegas; ao ter acesso a outras fontes de informação, como textos e outros. Desse modo, a(o) estudante, por intermédio das atividades curriculares, será incentivado a praticar, em diferentes momentos da disciplina, a autoavaliação, compreensão de suas próprias competências e de como aprender, recorrendo ao professor, quando não atingir seus objetivos (BRASIL, 2003). A avaliação formativa se constituirá em um forte auxílio para o aluno desenvolver sua autonomia. Serão avaliadas atitudes durante as atividades propostas, bem como assiduidade, pontualidade, liderança, trabalho em equipe. Avaliação somativa (0-8) A avaliação somativa tem como referência normas e exigências acordadas, pela Instituição de Ensino, que permitirão a comparação dos resultados alcançados pelos alunos e a sua conceituação. Os resultados serão analisados a partir das competências a serem adquiridas pelos alunos em cada disciplina ou eixos temáticos. Será utilizada a elaboração do Processo de Enfermagem e Prova nara a avaliação somativa, com peso de 4 pontos cada. A partir do processo avaliativo, será emitida uma nota de 0 a 10 de seu desempenho naquele segmento de acordo com a resolução nº 227/14 da PREX/UFPI.
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| ORSHAN, S. A. Enfermagem na Saúde das Mulheres, das Mães e dos Recém Nascidos. O Cuidado ao longo da Vida. Porto Alegre: Artmed, 2010.1151 p. RICCI, S. S. Enfermagem Materno Neonatal e Saúde da Mulher. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2008. 712p. LIEFER, GLORIA. ENFERMAGEM OBSTETRICA. 11 Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. BRASIL. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente. 2ª edição. Brasília : Ministério da Saúde, 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama 2. ed. ? Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2013. BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos da Atenção Básica : Saúde das Mulheres / Ministério da Saúde, Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa ? Brasília : Ministério da Saúde, 2016. BRASIL. Ministério da Saúde. Manual dos comitês de mortalidade materna. 3. ed. ? Brasília : Editora do Ministério da Saúde, 2009. SOUZA, KV; CAETANO, LC. Saúde das Mulheres &n Enfermagem. Belo Horizonte: Traço Atual, 2017.
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