Metodologia: |
Os conteúdos serão desenvolvidos por intermédio de aulas expositivas dialogadas, seminários de leitura, interpretação e discussão de textos e artigos científicos, estudos de caso, estudos dirigidos, apresentação de filmes (vídeos) e, aulas práticas com demonstração e treino de técnicas específicas. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
De acordo com o estabelecido na Resolução No 177/2012 CEPEX, serão realizadas 3 avaliações: 1a Avaliação: Prova Teórica + Prova Prática + Atividades desenvolvidas em sala de aula; 2a Avaliação: Prova Teórica + Prova Prática + Atividades desenvolvidas em sala de aula; 3a Avaliação: Seminário sobre aparelhos mecanoterapicos Os alunos que obtiverem a média aritmética dessas 3 avaliações a nota mínima 7,0 estarão aprovados. Os alunos que obtiverem a média aritmética entre 4,0 e 6,9 realizarão a avaliação final da disciplina. |
Bibliografia:
| BÁSICA: BIENFAIT, M. Fáscias e Pompages: Estudo e Tratamento do Esqueleto Fibroso. 2 ed. São Paulo : Summus, 1999. BROWN. Massagem Terapêutica: Introdução e prática. São Paulo: Manole, 2000. KISNER, C; COLBY, L.A. Exercícios Terapêuticos: fundamentos e técnicas. 5. ed. Barueri, SP: Manole, 2009. COMPLEMENTAR: BUTLER, D. S. Mobilização do Sistema Nervoso. São Paulo: Manole, 2003. DOMENICO, G.; WOOD, E. C. Técnicas de Massagem de Beard. 4. ed. São Paulo: Manole, 2008. DOUGLAS, C. R. Tratado de Fisiologia em Fisioterapia. 2. ed. São Paulo: Tecmedd, 2004. QUEF, B.; PAILHOUS, P. Osteopatia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. STARKEY, C. Recursos Terapêuticos em Fisioterapia. Barueri: Manole, 2001. |