-

DCE0151 - RESOLUCAO DE PROBLEMAS E TEXTOS MATEMATICOS - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (19/02/2019 - 19/02/2019)
Problemas x exercícios
Exercícios vs Problemas (21/02/2019 - 21/02/2019)
ainda sobre as diferenças entre exercícios e problemas na perspectiva da metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação por meio da resolução de problemas
Ensino, aprendizagem e avaliação em matemática por meio de problemas (26/02/2019 - 26/02/2019)
Resolução de problemas como metodologia de ensino
A escola da ponte e a resolução de problemas (28/02/2019 - 28/02/2019)
Vídeo e debate: "Aula: Fato ou mito?"
Os desafios da Educação contemporânea (07/03/2019 - 07/03/2019)
Vídeo com a Viviane Mosé (entrevista) A resolução de problemas como possibilidade para enfrentar os desafios contemporâneos
O ensino de matemática via Resolução de Problemas (12/03/2019 - 12/03/2019)
Texto Onuchic
Propostas dos trabalhos em grupo (14/03/2019 - 14/03/2019)
O problema do crescimento bacteriano (19/03/2019 - 21/03/2019)
Análise de livros didáticos (26/03/2019 - 28/03/2019)
Orientação para elaboração dos trabalhos (02/04/2019 - 02/04/2019)
Primeira Avaliação (04/04/2019 - 04/04/2019)
A origem da Resolução de Problemas (Pólya) (09/04/2019 - 09/04/2019)
Os 4 passos de Pólya (A Arte de resolver problemas) (11/04/2019 - 16/04/2019)
Contextos culturais da aprendizagem em matemática (Na vida dez, na escola zero) (18/04/2019 - 09/05/2019)
Estudo e discussão dos artigos selecionados pelos grupos (14/05/2019 - 23/05/2019)
Segunda Avaliação (28/05/2019 - 28/05/2019)
Ensino, aprendizagem e avaliação em matemática por meio de problemas: proposta de ação (30/05/2019 - 13/06/2019)
Terceira Avaliação (18/06/2019 - 18/06/2019)
Resultado final (20/06/2019 - 20/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
19 21 26 28 05 07 12 14 19 21 26 28 02 04 09 11 16 18 23 25 30 02 07 09 14 16 21 23 28 30 04 06 11 13 18 20
1 201394**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
2 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2015900**** 2 0 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
5 2016901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 94
6 2016906**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
7 201491**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 94
8 201496**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 94
9 2015904**** 2 2 0 0 2 2 2 2 0 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 86
10 2016906**** 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 2 0 0 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 14
11 2016906**** 2 2 2 2 2 2 0 2 2 0 2 0 2 0 0 2 2 0 0 2 2 2 0 0 2 2 0 2 0 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 72
12 2016902**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 94
13 2017912**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2 2 0 2 2 2 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
14 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2017900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2017901**** 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 94
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016906**** 7,5 8,5 7,0 7.7 4 AM
2 2016901**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
3 2016900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
4 201394**** 7,5 8,5 7,0 7.7 2 AM
5 2016901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
6 2015904**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
7 2016900**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
8 2016901**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
9 2016906**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
10 2016902**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
11 2017912**** 6,0 8,0 7,0 7.0 12 AM
12 2016902**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
13 201496**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
14 2015900**** 10,0 8,5 8,0 8.8 6 AM
15 2017900**** 10,0 8,5 8,0 8.8 0 AM
16 2016906**** 6,0 6,0 6,0 6.0 6.0 14 EF
17 201491**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
18 2017901**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Uso da resolução de problemas como procedimento de ensino-aprendizagem de Matemáticos; Planejamento de estratégias de resolução.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: A disciplina será pautada pelo exercício de praticar a proposta de ensino, aprendizagem e avaliação da matemática via resolução de problemas por meio de situações vivenciadas em sala de aula e análise de livros didáticos. Bem como a elaboração de uma proposta de ação a partir da perspectiva da resolução de problemas como metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação em matemática.
A teoria relacionada ao tema será fruto do exercício prático e é constituída por livros, artigos científicos, vídeos etc.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: As avaliações estão todas relacionadas ao desenvolvimento de uma proposta de ação a partir da perspectiva da resolução de problemas. Serão três avaliações assim divididas:

1ª Avaliação: apresentação da proposta de ação com apresentação de, pelo menos, um problema efetivo;
2ª Avaliação: apresentação da proposta em vias de finalização para avaliação e reflexão do trabalho de modo coletivo com apontamentos para sua finalização;
3ª Avaliação: apresentação da proposta final de ação.
Horário de atendimento: Segunda-Feira e Quarta-Feira às 14 horas.
Bibliografia: POLYA, G.A. A arte de resolver problemas. São Paulo, Hermann, 1971.

SCHLIEMANN, A.; CARRAHER, T.; CARRAHER, D. Na Vida Dez na Escola Zero. SP, Cortez, 1993.

ONUCHIC, L. R. Ensino-aprendizagem de Matemática através da resolução de problemas. In:
BICUDO, M. A. V. (Org.). Pesquisa em Educação Matemática. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
p.199-220


Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
19/02/2019
19/02/2019
Apresentação da disciplina
21/02/2019
21/02/2019
Exercícios vs Problemas
26/02/2019
26/02/2019
Ensino, aprendizagem e avaliação em matemática por meio de problemas
28/02/2019
28/02/2019
A escola da ponte e a resolução de problemas
07/03/2019
07/03/2019
Os desafios da Educação contemporânea
12/03/2019
12/03/2019
O ensino de matemática via Resolução de Problemas
14/03/2019
14/03/2019
Propostas dos trabalhos em grupo
19/03/2019
21/03/2019
O problema do crescimento bacteriano
26/03/2019
28/03/2019
Análise de livros didáticos
02/04/2019
02/04/2019
Orientação para elaboração dos trabalhos
04/04/2019
04/04/2019
Primeira Avaliação
09/04/2019
09/04/2019
A origem da Resolução de Problemas (Pólya)
11/04/2019
16/04/2019
Os 4 passos de Pólya (A Arte de resolver problemas)
18/04/2019
09/05/2019
Contextos culturais da aprendizagem em matemática (Na vida dez, na escola zero)
14/05/2019
23/05/2019
Estudo e discussão dos artigos selecionados pelos grupos
28/05/2019
28/05/2019
Segunda Avaliação
30/05/2019
13/06/2019
Ensino, aprendizagem e avaliação em matemática por meio de problemas: proposta de ação
18/06/2019
18/06/2019
Terceira Avaliação
20/06/2019
20/06/2019
Resultado final
Avaliações
Data Descrição
04/04/2019 1ª Avaliação
28/05/2019 Apresentação dos artigos escolhidos
18/06/2019 Apresentação da atividade proposta para o ensino via resolução de problemas
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Avaliação das apresentações 07/06/2019
Para amanhã 30/04 29/04/2019
Aula 16/04 15/04/2019
Mudança de Sala 09/04/2019
Pequeno cronograma 01/04/2019
Material digital 07/03/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1100 24/08/2024 20:38