• Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.
  • Esta turma ainda não possui um plano cadastrado.

-

MET0007 - AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM - Turma: 01 (2018.2)

Tópicos Aulas
Avaliação da aprendizagem no contexto histórico (28/11/2018 - 28/11/2018)
Paradigmas educativos (29/11/2018 - 29/11/2018)
Conceitos básicos em avaliação - Testar - Medir- Avaliar (05/12/2018 - 05/12/2018)
Atividades diversificadas por meio de relatos de experiências (06/12/2018 - 06/12/2018)

Prezados (as),


Segue material para leitura. Destaquem os pontos relevantes dos textos, em anexo.


Atenciosamente,

   Texto 1 
  Texto 2 
Concepções de educação, ensino, aprendizagem e avaliação (12/12/2018 - 12/12/2018)
Atividades avaliativas (13/12/2018 - 13/12/2018)
Avaliação e objetivos de ensino (19/12/2018 - 19/12/2018)
Princípios, características, tipos e funções da avaliação (20/12/2018 - 20/12/2018)
Avaliação da aprendizagem no contexto da legislação educacional brasileira (26/12/2018 - 26/12/2018)
critérios para avaliar (27/12/2018 - 27/12/2018)
Instrumentos avaliativos (02/01/2019 - 02/01/2019)
Processo avaliativo na educação básica e educação superior (03/01/2019 - 03/01/2019)
Desafios e alternativas do processo de avaliação da aprendizagem (09/01/2019 - 09/01/2019)
Avaliação da Aprendizagem por meio de Teste (10/01/2019 - 10/01/2019)
Produção escrita, oficina pedagógica e trabalho em grupo (16/01/2019 - 16/01/2019)
Avaliação e Ética (17/01/2019 - 17/01/2019)
Avaliação tendo por referência questões problematizadoras (23/01/2019 - 23/01/2019)
Avaliação interna e externa à luz da Lei do SINAES (24/01/2019 - 24/01/2019)
Inicío dos Seminários avaliativos (30/01/2019 - 30/01/2019)
Seminários - conclusão (31/01/2019 - 31/01/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula NOV DEZ JAN Total
28 29 05 06 12 13 19 20 26 27 02 03 09 10 16 17 23 24 30 31
1 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018200**** 4 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
3 2018200**** 4 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
4 2018200**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
5 2018200**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
6 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018200**** 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
9 2018200**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
10 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018200**** 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018200**** 4 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 12
15 2018200**** 4 4 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 16
16 2018200**** 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
17 2018200**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2018200**** 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
19 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5 7 0 0 0 0 0 12
20 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2018200**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
22 2018200**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
23 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2018200**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
25 2018200**** 4 4 4 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 16
26 2018200**** 4 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
27 2018200**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
28 2018200**** 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
29 2018200**** 4 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 8
30 2018200**** 4 4 4 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 8 4 4 4 8 4 108
31 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2018200**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
33 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
34 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2018200**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
2 2018200**** 8,0 8,5 8,0 8.2 0 AM
3 2018200**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
4 2018200**** 8,0 7,0 7,0 7.3 0 AM
5 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
6 2018200**** 8,0 8,5 9,0 8.5 0 AM
7 2018200**** 8,0 9,0 9,0 8.7 0 AM
8 2018200**** 7,0 7,0 9,0 7.7 0 AM
9 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2018200**** 7,0 7,5 8,0 7.5 0 AM
11 2018200**** 7,0 7,5 8,0 7.5 0 AM
12 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
13 2018200**** 8,0 9,0 8,5 8.5 0 AM
14 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
15 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
16 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
17 2018200**** 9,0 9,0 10,0 9.3 0 AM
18 2018200**** 7,0 7,0 8,5 7.5 0 AM
19 2018200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 0 RN
20 2018200**** 0,0 0,0 0,0 0.0 60 RF
21 2018200**** 10,0 10,0 9,0 9.7 0 AM
22 2018200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
23 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
25 2018200**** 9,0 9,0 9,5 9.2 0 AM
26 2018200**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
27 2018200**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
28 2018200**** 8,5 9,0 8,5 8.7 0 AM
29 2018200**** 9,0 9,5 10,0 9.5 0 AM
30 2018200**** 8,0 8,5 8,0 8.2 0 AM
31 2018200**** 8,0 8,0 8,0 8.0 0 AM
32 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
33 2018200**** 8,5 8,0 9,0 8.5 12 AM
34 2018200**** 9,0 9,0 10,0 9.3 4 AM
35 2018200**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Paradigmas de avaliação da aprendizagem. LDB e avaliação. Práticas avaliativas no ensino superior. Critérios, instrumentos e técnicas de avaliação para o ensino superior.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: O desenvolvimento da disciplina envolverá diferentes momentos de formação, privilegiando a articulação teoria-prática, utilizando-se de metodologias ativas de modo que propicie à reflexão crítica, com vistas à sistematização de práticas avaliativas de caráter reflexivo. Neste sentido, as atividades a serem desenvolvidas estão organizadas em etapas inter- relacionadas, tais como:
a) Leitura, sistematização e discussão de livros e textos, estudos individuais e em grupo, relatos de experiências.
b) Realização de seminário, visando proporcionar aos alunos consistência teórica acerca da prática avaliativa.
c) Oficina pedagógica para elaboração de instrumentos para avaliar a aprendizagem,
d) E outras estratégias tais como: Estudo de caso, aula expositiva dialogada, juri simulado, dramatização, filme, lista de discussão, mapa conceitual, pesquisa na escola.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais dessa IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos:
 Frequência mínima de 75% das aulas;
 Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala;
 Qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional e autoavaliação;
 Pesquisa de campo, seminário;
 Produção escrita, oficina pedagógica e atividades individuais e em grupo;


PARA REGISTRO DE NOTAS SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES INSTRUMENTOS:
1. Atividade individual - prova
2. Atividade em grupo.
3. Oficina pedagógica.
Horário de atendimento:
Bibliografia: HAYDT, Regina C. A avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo, Ática, 1995.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 20. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliacao. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007. 152p.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 20ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
SANT’ANNA, Ilza Martins. Por que avaliar?: Como avaliar?: Critérios e instrumentos. 3ª Edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
VILLAS BOAS, Benigna Mª de F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004.
VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: concepção dialética – libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo. Libertad. 2005.
DALBEN, Ângela I. L de F. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas, SP: Papirus, 2004.
DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação educacional em três atos. São Paulo: Editora SENAC, 1999.
HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
MELCHIOR, Maria Celina. Sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. Porto Alegre: Premier, 2001. 101p.
MORETTO, Vasco Pedro. Prova – um momento privilegiado de estudo – não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

OUTRAS REFERÊNCIAS:

GESSINGER, R. M.; GRILLO, M. C.; FREITAS, A. L. S. Critérios de avaliação a serviço da aprendizagem. In: ______. Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/11/2018
28/11/2018
Avaliação da aprendizagem no contexto histórico
29/11/2018
29/11/2018
Paradigmas educativos
05/12/2018
05/12/2018
Conceitos básicos em avaliação - Testar - Medir- Avaliar
06/12/2018
06/12/2018
Atividades diversificadas por meio de relatos de experiências
12/12/2018
12/12/2018
Concepções de educação, ensino, aprendizagem e avaliação
13/12/2018
13/12/2018
Atividades avaliativas
19/12/2018
19/12/2018
Avaliação e objetivos de ensino
20/12/2018
20/12/2018
Princípios, características, tipos e funções da avaliação
26/12/2018
26/12/2018
Avaliação da aprendizagem no contexto da legislação educacional brasileira
27/12/2018
27/12/2018
critérios para avaliar
02/01/2019
02/01/2019
Instrumentos avaliativos
03/01/2019
03/01/2019
Processo avaliativo na educação básica e educação superior
09/01/2019
09/01/2019
Desafios e alternativas do processo de avaliação da aprendizagem
10/01/2019
10/01/2019
Avaliação da Aprendizagem por meio de Teste
16/01/2019
16/01/2019
Produção escrita, oficina pedagógica e trabalho em grupo
17/01/2019
17/01/2019
Avaliação e Ética
23/01/2019
23/01/2019
Avaliação tendo por referência questões problematizadoras
24/01/2019
24/01/2019
Avaliação interna e externa à luz da Lei do SINAES
30/01/2019
30/01/2019
Inicío dos Seminários avaliativos
31/01/2019
31/01/2019
Seminários - conclusão
Avaliações
Data Descrição
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1088 22/07/2024 11:14