Metodologia: |
O desenvolvimento da disciplina envolverá diferentes momentos de formação, privilegiando a articulação teoria-prática, utilizando-se de metodologias ativas de modo que propicie à reflexão crítica, com vistas à sistematização de práticas avaliativas de caráter reflexivo. Neste sentido, as atividades a serem desenvolvidas estão organizadas em etapas inter- relacionadas, tais como: a) Leitura, sistematização e discussão de livros e textos, estudos individuais e em grupo, relatos de experiências. b) Realização de seminário, visando proporcionar aos alunos consistência teórica acerca da prática avaliativa. c) Oficina pedagógica para elaboração de instrumentos para avaliar a aprendizagem, d) E outras estratégias tais como: Estudo de caso, aula expositiva dialogada, juri simulado, dramatização, filme, lista de discussão, mapa conceitual, pesquisa na escola.
|
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
O processo de avaliação da disciplina será efetivado conforme disposições legais dessa IES e incluirá a observação dos seguintes aspectos: Frequência mínima de 75% das aulas; Assiduidade, pontualidade, responsabilidade, interesse, participação e compromisso pelas atividades propostas e desenvolvidas em sala; Qualidade dos trabalhos produzidos, postura profissional e autoavaliação; Pesquisa de campo, seminário; Produção escrita, oficina pedagógica e atividades individuais e em grupo;
PARA REGISTRO DE NOTAS SERÃO UTILIZADOS OS SEGUINTES INSTRUMENTOS: 1. Atividade individual - prova 2. Atividade em grupo. 3. Oficina pedagógica. |
Bibliografia:
| HAYDT, Regina C. A avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo, Ática, 1995. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 20. Ed. São Paulo: Cortez, 2009. HOFFMANN, Jussara. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliacao. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2007. 152p. HOFFMANN, Jussara. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 20ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2015. SANTANNA, Ilza Martins. Por que avaliar?: Como avaliar?: Critérios e instrumentos. 3ª Edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. VILLAS BOAS, Benigna Mª de F. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 2004. VASCONCELLOS, Celso dos S. Avaliação: concepção dialética libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo. Libertad. 2005. DALBEN, Ângela I. L de F. Conselhos de classe e avaliação: perspectivas na gestão pedagógica da escola. Campinas, SP: Papirus, 2004. DEPRESBITERIS, Lea. Avaliação educacional em três atos. São Paulo: Editora SENAC, 1999. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001. MELCHIOR, Maria Celina. Sucesso escolar através da avaliação e da recuperação. Porto Alegre: Premier, 2001. 101p. MORETTO, Vasco Pedro. Prova um momento privilegiado de estudo não um acerto de contas. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
OUTRAS REFERÊNCIAS:
GESSINGER, R. M.; GRILLO, M. C.; FREITAS, A. L. S. Critérios de avaliação a serviço da aprendizagem. In: ______. Por que falar ainda em avaliação? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.
|