Metodologia: |
Aulas expositivas dialogadas, grupos de discussão, seminários, trabalhos individuais e/ou em grupos; Aulas práticas em laboratório de anatomia humana, utilizando peças cadavéricas humanas e modelos anatômicos artificiais e preenchimento de roteiro de estudo prático. As aulas práticas de anatomia serão realizadas de acordo com as condições e disponibilidade das peças e do laboratório no Campus Ministro Reis Veloso, em Parnaíba.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
Serão realizadas três avaliações, por meio de provas teóricas e/ou práticas, seminários, grupos de discussão, trabalhos individuais ou em grupo, sendo que ao final da disciplina, apenas três notas serão registradas, estando aprovado o aluno com média aritmética igual ou superior a 7,0 nas verificações parciais; As datas das avaliações serão agendadas previamente e não serão adiadas ou antecipadas sem motivos de força maior; O aluno que não obtiver média mínima de 7,0, porém superior ou igual a 4,0, poderá realizar exame final abrangendo todo o conteúdo programático da disciplina; O aluno que não atingir média mínima de 4,0 nas verificações parciais estará reprovado, não podendo realizar exame final; Após o exame final, estará aprovado o aluno com média igual ou superior a 6,0, resultante da média das provas parciais e da nota de exame final; O aluno que faltar às avaliações ou exame final deverá requerer, ao professor da disciplina, prova de segunda chamada, num prazo máximo de 03 (três) dias úteis, através da coordenação de Psicicologia, num prazo de três dias úteis, justificando o motivo da falta através de documento com valor judicial (atestado médico, certificado, declaração, etc.); Os motivos que justificam ausência do aluno as avaliações são: doença, óbito ou doença de familiar direto, puerpério, audiência judicial, missão oficial, representação da UFPI, do Município ou Estado em congresso, reunião oficial ou evento cultural; Não são justificativas aceitáveis para falta: viagens de lazer ou por motivos pessoais, datas comemorativas pessoais ou familiares, atraso ou desconhecimento do conteúdo, atividades de outras disciplinas, dentre outras; O aluno também será avaliado qualitativamente, através da pontualidade, da participação efetiva nas aulas teóricas e práticas, do interesse, do comportamento e do relacionamento com os colegas e professor.
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Bibliografia:
| Dângelo JG, Fattini CA. Anatomia humana sistêmica e segmentar. 3ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2007 Moore KL. Anatomia orientada para a clínica. 5ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. Spencer AP. Anatomia humana básica. 2ª ed. São Paulo: Manole, 1991. Sobotta J, Becher H. Atlas de anatomia humana. 21ª ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2000 |