-

CMR0349 - PSICOPATOLOGIA II - Turma: 01 (2019.1)

Tópicos Aulas
Leitura do Capítulo 1 do Livro Psicopatologia da Infância e da Adolescência de Dumas e elaboração de resenha a ser entregue no dia 25.02 (18/02/2019 - 18/02/2019)
Aula expositiva dialogada sobre o limite tênue entre “normal” e “patológico” . Definição da metodologia e critério avaliativo. Entrega da resenha do Capítulo I (25/02/2019 - 25/02/2019)
Não Haverá Aula - Feriado de carnaval (04/03/2019)
Apresentação da ementa, definição do cronograma de atividades e dos grupos de trabalho, sorteio das temáticas dos grupos: Capítulo 2: Deficiência intelectual Capítulo 3: Espectro autista Capítulo 8: Transtornos do humor Capítulo 9: Transtornos de ansiedade Capítulo 10: Transtornos de alimentação Aula expositiva dialogada sobre processo avaliativo na infância e adolescência (11/03/2019 - 11/03/2019)

Relação dos grupos de trabalho para elaboração de artigo:

Grupo 1: Retardo mental ou deficiência intelectual

1- Ana Virginia

2- Débora Magalhaes

3- Rafaela Brenda

4- Amadeu Pereira

5- Mariana

6- Nayane

Grupo 2: Espectro autista

1- Francisca Maria Isabel

2- Sara Leita

3- Rafaela Pinheiro

4- Marcos Antônio

5- Elaine Soares

6- Wanessa Raquel

Grupo 3: Transtornos do humor

1- Fabiane

2- Francisca Daniele

3- Thainara

4- Lhana Letticia

5- Willyam

6- Amanda

7- Lucas Silva

Grupo 4- Tanstornos de ansiedade

1- Maria Gabriela

2- Alana Vasconcelos

3- Thais Coutinho

4- Marcelly Barros

5- Leticia Louzeiro

6- Edivaldo Leal

Grupo 5- Transtornos de alimentação

1- Erick Daniel

2- Pedro Victor

3- Nychollas

3- Mateus 

4- Lhays Melo

5- Gabriela Lira

Concurso THE – Trabalho em grupo para pesquisa da temática para elaboração do artigo crítico sobre psicopatologia na infância e adolescência. Cada grupo trabalhará a temática sorteada. (18/03/2019 - 18/03/2019)
Aula expositiva dialogada continuação sobre processo avaliativo na infância e adolescência e transtornos do comportamento na infância (25/03/2019 - 25/03/2019)
Aula expositiva dialogada sobre transtornos do comportamento na infância (Capítulo 6: TDAH e Capítulo 7: Transtorno de comportamento – TND e TC) Aula expositiva dialogada sobre apego e desenvolvimento infantil (01/04/2019 - 01/04/2019)
Trabalho em grupo e discussão das temáticas dos artigos dos grupos: dúvidas e considerações esclarecidas com o professor (essencial trazer o esboço do artigo) - Grupos 1 e 2 (08/04/2019 - 08/04/2019)
Trabalho em grupo e discussão das temáticas dos artigos dos grupos: dúvidas e considerações esclarecidas com o professor (essencial trazer o esboço do artigo) – Grupos 3 e 4 (15/04/2019 - 15/04/2019)
Trabalho em grupo e discussão das temáticas dos artigos dos grupos: dúvidas e considerações esclarecidas com o professor (essencial trazer o esboço do artigo) – Grupo 5 e supervisão final dos demais grupos (22/04/2019 - 22/04/2019)
Apresentação e discussão do artigo sobre Deficiência intelectual (29/04/2019 - 29/04/2019)
Apresentação e discussão do artigo sobre Espectro autista (06/05/2019 - 06/05/2019)
Apresentação e discussão do artigo sobre Transtornos de humor (13/05/2019 - 13/05/2019)
Apresentação e discussão do artigo sobre Transtornos de ansiedade (20/05/2019 - 20/05/2019)
Apresentação e discussão do artigo sobre Transtornos da alimentação (27/05/2019 - 27/05/2019)
Roda de conversa acerca do limite tênue entre um comportamento saudável do que começa a colocar em risco o desenvolvimento saudável, assim como dos critérios e aspectos essenciais a serem considerados (03/06/2019 - 03/06/2019)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (10/06/2019)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (17/06/2019)
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos (24/06/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN Total
18 25 11 18 25 01 08 15 22 29 06 13 20 27 03
1 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 4
2 2016903**** 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 8
3 2015903**** 0 4 0 0 2 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 14
4 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 4
6 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2016903**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
9 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
10 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
11 2016902**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
12 2016902**** 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
13 2016902**** 0 4 0 0 0 0 4 4 0 2 0 0 0 0 0 14
14 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
16 2016903**** 0 0 0 0 2 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 6
17 2016901**** 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4
18 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 8
19 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 4 4 0 0 0 0 0 0 8
20 2016903**** 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 0 0 4
21 2016903**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 6
22 2016902**** 0 0 0 0 2 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
23 2016903**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
24 2016901**** 0 0 4 0 0 0 0 0 4 0 0 4 0 0 0 12
25 2016902**** 0 4 0 0 0 0 0 4 0 4 0 0 0 0 0 12
26 2016901**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
27 201495**** 0 0 4 0 2 0 4 0 0 0 4 4 4 4 4 30
28 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
29 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2016900**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2016902**** 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0 0 0 0 0 0 4
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
2 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
3 2016903**** 9,0 9,0 9,0 9.0 0 AM
4 2016903**** 9,0 9,0 9,0 9.0 8 AM
5 2016902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 14 AM
6 2016902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
7 201495**** 0,0 0,0 0,0 0.0 30 RF
8 2016903**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
9 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
10 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
11 2016902**** 9,8 9,8 9,8 9.8 4 AM
12 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 12 AM
13 2016903**** 9,0 9,0 9,0 9.0 6 AM
14 2015903**** 9,8 9,8 9,8 9.8 14 AM
15 2016902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
16 2016903**** 9,0 9,0 9,0 9.0 4 AM
17 2016903**** 9,8 9,8 9,8 9.8 4 AM
18 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
19 2016902**** 9,8 9,8 9,8 9.8 4 AM
20 2016903**** 9,0 9,0 9,0 9.0 2 AM
21 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
22 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
23 2016903**** 10,0 10,0 10,0 10.0 0 AM
24 2016903**** 9,8 9,8 9,8 9.8 4 AM
25 2016902**** 9,0 9,0 9,0 9.0 2 AM
26 2016901**** 9,0 9,0 9,0 9.0 12 AM
27 2016902**** 10,0 10,0 10,0 10.0 4 AM
28 2016901**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
29 2016900**** 10,0 10,0 10,0 10.0 8 AM
30 2016903**** 9,0 9,0 9,0 9.0 6 AM
31 2016902**** 9,8 9,8 9,8 9.8 4 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: Estudo da psicopatologia infantil: caracterização, sintomatologia e tratamento. Transtornos neuróticos, transtornos psicóticos. Diferentes enquadres diagnósticos. Nosologia.
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: 1 - EMENTA
Estudo da psicopatologia infantil: caracterização, sintomatologia e tratamento. Transtornos neuróticos e psicóticos. Diferentes enquadres diagnósticos. Nosologia.

2 – OBJETIVOS
Geral:
• Conhecer os fundamentos teóricos básicos para a atuação do psicólogo na área da psicopatologia infantil.
Específicos:
• Avaliar de forma ética e crítica “o normal e o patológico” na infância
• Conhecer os princípios básicos da avaliação psicopatológica infantil
• Identificar os principais transtornos psicopatológicos infantis

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade I – Panorama geral dos transtornos infantis
1.1. O normal e o patológico
1.2. Critérios de avaliação
1.3. Transtornos psicopatológicos: categorias, dimensões e construção social

Unidade II – Principais síndromes psicopatológicas na infância
1.1. Espectro autista
1.2. Transtornos por comportamento perturbador
1.3. Transtornos de humor
1.4. Transtornos de ansiedade

4 – PROCEDIMENTO DE ENSINO
Rodas de conversa, aulas expositivas dialogadas, seminários, trabalhos em grupo, estudos de caso.

Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: SISTEMÁTICA DE AVALIAÇÃO
A avaliação se dará de maneira contínua, através da participação em sala de aula, trabalhos em grupo, seminários e avaliação escrita, pontualidade e assiduidade.
Horário de atendimento:
Bibliografia: • Básica:
DUMAS, JE. (2011). Psicopatologia da infância e da adolescência. (3ª Ed). Porto Alegre: ARTMED.
MARCELLI, D. Manual de psicopatologia da infância de Ajuriaguerra. 5.ed. Porto Alegre, ARTMED, 1998.
MANNONI, M. A criança, sua "doença" e os outros. 3ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
SOIFER, R. Psiquiatria infantil operativa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.

• Complementar:
CABALLO, VE; e SIMÓN, MA. (2005). Manual de Psicologia Clínica e Infantil do Adolescente. Transtornos Específicos. São Paulo: Santos
CABALLO, VE. e SIMÓN, MA. (2005). Manual de Psicologia Clínica e Infantil do Adolescente. Transtornos Gerais. São Paulo: Santos.
DOLTO, F. Seminário de psicanálise de crianças. RJ: Zahar, 1985.
FREUD, Ana. O ego e os mecanismos de defesa. Rio de Janeiro: Biblioteca Universal Popular, 1968.
FREUD, S. Obras Completas. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
JERUSALINSKY, A. Psicanálise do autismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
MAHLER, M. As psicoses infantis e outros estudos. Porto Alegre: Artes Médicas. 1983.

http://www.afaga.com.br/biblioteca/CamargosW.pdf#page=27
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
18/02/2019
18/02/2019
Leitura do Capítulo 1 do Livro Psicopatologia da Infância e da Adolescência de Dumas e elaboração de resenha a ser entregue no dia 25.02
25/02/2019
25/02/2019
Aula expositiva dialogada sobre o limite tênue entre “normal” e “patológico” . Definição da metodologia e critério avaliativo. Entrega da resenha do Capítulo I
04/03/2019
04/03/2019
Não Haverá Aula - Feriado de carnaval
11/03/2019
11/03/2019
Apresentação da ementa, definição do cronograma de atividades e dos grupos de trabalho, sorteio das temáticas dos grupos: Capítulo 2: Deficiência intelectual Capítulo 3: Espectro autista Capítulo 8: Transtornos do humor Capítulo 9: Transtornos de ansiedade Capítulo 10: Transtornos de alimentação Aula expositiva dialogada sobre processo avaliativo na infância e adolescência
18/03/2019
18/03/2019
Concurso THE – Trabalho em grupo para pesquisa da temática para elaboração do artigo crítico sobre psicopatologia na infância e adolescência. Cada grupo trabalhará a temática sorteada.
25/03/2019
25/03/2019
Aula expositiva dialogada continuação sobre processo avaliativo na infância e adolescência e transtornos do comportamento na infância
01/04/2019
01/04/2019
Aula expositiva dialogada sobre transtornos do comportamento na infância (Capítulo 6: TDAH e Capítulo 7: Transtorno de comportamento – TND e TC) Aula expositiva dialogada sobre apego e desenvolvimento infantil
08/04/2019
08/04/2019
Trabalho em grupo e discussão das temáticas dos artigos dos grupos: dúvidas e considerações esclarecidas com o professor (essencial trazer o esboço do artigo) - Grupos 1 e 2
15/04/2019
15/04/2019
Trabalho em grupo e discussão das temáticas dos artigos dos grupos: dúvidas e considerações esclarecidas com o professor (essencial trazer o esboço do artigo) – Grupos 3 e 4
22/04/2019
22/04/2019
Trabalho em grupo e discussão das temáticas dos artigos dos grupos: dúvidas e considerações esclarecidas com o professor (essencial trazer o esboço do artigo) – Grupo 5 e supervisão final dos demais grupos
29/04/2019
29/04/2019
Apresentação e discussão do artigo sobre Deficiência intelectual
06/05/2019
06/05/2019
Apresentação e discussão do artigo sobre Espectro autista
13/05/2019
13/05/2019
Apresentação e discussão do artigo sobre Transtornos de humor
20/05/2019
20/05/2019
Apresentação e discussão do artigo sobre Transtornos de ansiedade
27/05/2019
27/05/2019
Apresentação e discussão do artigo sobre Transtornos da alimentação
03/06/2019
03/06/2019
Roda de conversa acerca do limite tênue entre um comportamento saudável do que começa a colocar em risco o desenvolvimento saudável, assim como dos critérios e aspectos essenciais a serem considerados
10/06/2019
10/06/2019
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
17/06/2019
17/06/2019
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
24/06/2019
24/06/2019
Não Haverá Aula - Conteúdo programático e carga horária concluídos
Avaliações
Data Descrição
25/03/2019 1ª Avaliação
29/04/2019 2ª Avaliação
03/06/2019 3ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
: Visualizar

Título

Data
Resenha do Capitulo 1 - data limite para entrega: 25.03.2019 12/03/2019
Grupos de trabalho para produção de artigo desenvolvendo o senso crítico sobre psicopatologia infanto-juvenil 12/03/2019
PSICOPATOLOGIA II 15/02/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb04.ufpi.br.sigaa vSIGAA_3.12.1075 16/05/2024 06:10