Metodologia: |
O conhecimento da disciplina ocorrerá mediante a proposta pedagógica que pressupõe a ativa participação do aluno em todas as atividades, possibilitando o confronto teoria e prática a fim de oportunizar o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva do aluno diante do conhecimento. Serão utilizados como procedimentos de ensino-aprendizagem: aula expositivas dialogadas, discussões, análises de textos, Estudos de caso, trabalhos individuais e em grupo, e socializações. Como recursos didáticos serão utilizados slides, textos, livros e outros materiais que possam contribuir para a contextualização dos assuntos estudados, bem como os aspectos da comunidade em que o aluno se insere, os conteúdos serão abordados de forma a problematizar os estudos das diversas disciplinas visando à formação de um olhar científico-acadêmico interdisciplinar e crítico. |
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
A sistemática de avaliação adotada nesta considera os principais referenciais para avaliação serão: a participação e desempenho do aluno nas atividades individuais e coletivas, a pontualidade, a entrega, a organização e apresentação dos trabalhos solicitados, além da frequência mínima obrigatória de 75% da carga horária da disciplina. Serão realizadas no mínimo 3 ( três ) avaliações durante o período letivo, de caráter individual, podendo haver trabalhos individuais e em grupo. As avaliações levarão em conta o conjunto de aspectos que compõe o desempenho dos alunos numa perspectiva holística abrangendo a perspectiva quantitativa e qualitativa. |
Bibliografia:
| BRANDÃO, H. P.; BAHRY, C. P. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005. BRANDÃO, H. P., BORGES-ANDRADE, J. E. Causas e efeitos da expressão de competências no trabalho: para entender melhor a noção de competência. Revista de Administração Mackenzie, v. 8, n. 3, p. 32-49, 2007. DUTRA, J. Competências: conceitos e instrumentos para Gestão de Pessoas na Empresa Moderna. São Paulo: Atlas, 2005. LE BOTERF, R. Desenvolvendo a competência dos profissionais. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2003. LEITE, I. C. B; GODOY, A. S.; ANTONELLO, C. S.; O Aprendizado da Função Gerencial: os gerentes como atores e autores do seu processo de desenvolvimento. Revista Aletheia: Canoas - RS, v. 23, n. jan./jun, p. 27-41, 2006. |