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011 CTF - FILOSOFIA - Turma: MA 1 (2019.0)

Tópicos Aulas
Definição de Filosofia (28/02/2019 - 28/02/2019)
Dinâmica: Filosofar é preciso! Atividade de autoconhecimento: Quem sou eu?
A experiência filosófica (07/03/2019 - 07/03/2019)
Filosofia de vida Processo do filosofar
Reflexão filosófica (14/03/2019 - 14/03/2019)
O exemplo de Sócrates
O Processo do filosofar (21/03/2019 - 21/03/2019)
Aprender a viver - Texto reflexivo (28/03/2019 - 28/03/2019)
Atividade avaliativa (04/04/2019 - 04/04/2019)
A filosofia nasceu no Ocidente (11/04/2019 - 11/04/2019)
Período pré-socratico (18/04/2019 - 18/04/2019)
Avaliação Bimestral (25/04/2019 - 25/04/2019)
A consciência mítica/ mitologia grega (02/05/2019 - 02/05/2019)
Primeiros filósofos: Heráclito e Parmêndes (09/05/2019 - 09/05/2019)
O mundo humano dos símbolos/A cultura como construção humana (16/05/2019 - 16/05/2019)
Diversidade cultural (23/05/2019 - 23/05/2019)
O que é linguagem?/A linguagem verbal (06/06/2019 - 06/06/2019)
Funções da linguagem/ Linguagem pensamento e cultura (10/06/2019 - 10/06/2019)
Reposição do dia 30/05/2019 (paralisação)
Revisão( Capítulo 2,3 e 4) (13/06/2019 - 13/06/2019)
Avaliação Bimestral (27/06/2019 - 27/06/2019)
Trabalho: por que o ser humano trabalha? (01/08/2019 - 01/08/2019)
Musica : Construção de Chico Buarque
Trabalho: humanização ou tortura?/ Concepções sobre o trabalho (08/08/2019 - 08/08/2019)
Alienação do trabalho/ Critica a sociedade administrativa (15/08/2019 - 15/08/2019)
Sociedade de consumo/ Da fabrica ao escritório (22/08/2019 - 22/08/2019)
Sociedade pós-moderna: o hipercosumismo/ Uma civilização do lazer (29/08/2019 - 29/08/2019)
Taylorismo: o trabalho em migalhas (05/09/2019 - 05/09/2019)
O trabalho alienado (12/09/2019 - 12/09/2019)
Atividade de revisão (19/09/2019 - 19/09/2019)
Avaliação Bimestral (26/09/2019 - 26/09/2019)
O ato de conhecer: as teorias da verdade (10/10/2019 - 10/10/2019)
Ideologia: as ilusões do conhecimento (17/10/2019 - 17/10/2019)
A felicidade: tipos de amor (24/10/2019 - 24/10/2019)
Jornada Academica (31/10/2019 - 31/10/2019)
Conhecimento e verdade Sponville (06/11/2019 - 06/11/2019)
Reposição dia 04/10 - Paralisação
A felicidade para Aristóteles (07/11/2019 - 07/11/2019)
Texto : Aristóteles - a felicidade / A solução da antinomia do gosto: do individuo ao sujeito (12/11/2019 - 12/11/2019)
Substituição aula de Matemática (8:20 - 9:10)
Conceito de estética: a diferença do belo e do feio (14/11/2019 - 14/11/2019)
A questão do gosto e a compreensão dos sentidos - Atividade (21/11/2019 - 21/11/2019)
Avaliação Bimestral (28/11/2019 - 28/11/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN AGO SET OUT NOV Total
28 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 06 10 13 20 27 01 08 15 22 29 05 12 19 26 10 17 24 06 07 12
1 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 3
2 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2019300**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
4 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2019300**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
11 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
13 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
19 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
21 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2019300**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
23 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
24 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
25 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
26 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
27 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
28 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
29 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
30 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
31 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
32 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
33 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
34 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
35 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
36 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
37 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 1
38 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
39 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
40 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
41 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
42 2019300**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
43 2019300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Unid. 6 Unid. 7 Unid. 8 Unid. 9 Unid. 10 Unid. 11 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018300**** 6,5 8,0 5,0 7,4 5,0 5,4 9,0 8,0 6.9 1 AM
2 2019300**** 2,5 7,0 4,4 7,8 10,0 6,5 5,7 8,0 7,0 7.5 1 AM
3 2019300**** 4,0 7,0 5,0 6,2 8,4 7,0 6,3 8,0 9,0 7.3 1 AM
4 2019300**** 6,0 7,0 8,6 7,2 6,0 9,3 6,0 8,0 7.3 0 AM
5 2019300**** 6,0 4,5 5,0 4,6 6,0 4,0 5,3 8,0 8,0 6.1 0 AM
6 2019300**** 5,5 8,0 7,3 8,0 8,5 5,3 9,0 8,0 7.5 0 AM
7 2019300**** 9,5 9,0 7,5 8,9 10,0 5,3 6,5 8,0 8.2 0 AM
8 2019300**** 6,0 6,5 8,9 5,2 9,0 7,3 9,0 10,0 7.8 0 AM
9 2019300**** 4,5 7,5 4,0 5,0 4,2 6,0 4,6 8,0 5,0 5,0 0,0 0.0 0.0 0 RN
10 2019300**** 9,5 8,5 9,5 8,9 9,0 5,3 9,0 10,0 8.8 0 AM
11 2019300**** 7,0 8,0 9,0 6,9 9,0 8,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
12 2019300**** 4,5 5,0 10,0 9,1 9,0 5,4 7,0 7,0 7.2 0 AM
13 2019300**** 7,0 4,5 7,0 6,4 6,5 7,3 8,0 6,0 6.7 0 AM
14 2019300**** 5,5 4,5 10,0 6,3 9,0 3,2 6,0 9,0 6.7 0 AM
15 2019300**** 8,5 9,0 8,0 6,5 9,5 5,3 9,0 9,0 8.2 0 AM
16 2019300**** 2,0 3,5 2,5 4,3 5,6 4,0 0,8 10,0 10,0 0,0 0.0 0.0 0 RN
17 2019300**** 9,0 3,5 6,3 5,5 9,5 3,9 8,0 8,0 6.8 0 AM
18 2019300**** 7,5 5,5 8,0 5,8 5,5 4,5 8,5 6,0 6.5 0 AM
19 2019300**** 8,5 7,5 9,9 7,6 9,0 5,5 9,5 10,0 8.5 0 AM
20 2019300**** 6,5 6,0 5,0 6,1 2,0 5,3 9,0 8,0 6.1 0 AM
21 2019300**** 8,0 8,0 8,9 7,7 8,5 8,2 10,0 9,0 8.6 1 AM
22 2019300**** 4,5 2,0 4,8 3,4 1,4 4,0 3,1 8,0 5,0 0,0 0.0 0.0 0 RN
23 2019300**** 6,5 4,0 7,5 5,6 5,5 5,5 8,0 5,0 6.0 0 AM
24 2019300**** 7,0 8,5 3,0 7,0 3,0 6,3 8,0 5,0 6.0 2 AM
25 2019300**** 5,0 4,5 1,5 5,8 3,0 4,0 6,3 2,0 1,0 1,0 0,0 0.0 0.0 1 RN
26 2019300**** 5,5 6,5 7,0 5,2 6,0 5,7 9,0 7,0 6.6 0 AM
27 2018300**** 5,0 8,0 5,0 6,3 4,0 6,3 7,5 8,0 6.3 0 AM
28 2019300**** 8,0 6,5 4,3 7,5 6,0 4,9 8,0 6,0 6.5 0 AM
29 2019300**** 5,5 5,0 8,5 4,0 3,4 7,0 3,5 10,0 8,0 6.5 0 AM
30 2019300**** 8,5 5,0 9,0 7,6 4,0 6,9 7,0 7,0 7.0 0 AM
31 2019300**** 7,0 4,5 7,8 5,0 7,0 5,6 7,0 8,0 6.5 0 AM
32 2019300**** 7,0 7,5 4,0 6,6 6,0 6,1 7,0 8,0 6.6 1 AM
33 2019300**** 5,5 4,5 4,1 5,4 6,2 8,5 5,9 6,0 5,0 6.0 1 AM
34 2019300**** 3,0 8,0 5,5 6,8 7,4 2,0 4,5 8,0 6,0 6.0 0 AM
35 2019300**** 9,0 6,5 7,0 8,6 9,0 6,7 9,5 9,0 8.2 0 AM
36 2019300**** 8,0 5,0 3,5 6,9 5,6 3,0 4,9 7,0 2,0 6,0 0,0 0.0 0.0 3 RN
37 2019300**** 3,0 0,5 3,5 2,9 4,2 3,0 4,3 6,0 0,0 5,0 0,0 0.0 0.0 0 RN
38 2019300**** 6,5 8,0 8,5 9,5 8,0 7,0 8,0 10,0 8.3 0 AM
39 2019300**** 9,0 8,0 10,0 9,5 9,5 7,7 6,0 8,0 8.5 0 AM
40 2019300**** 5,0 5,0 6,5 5,6 7,4 6,0 4,9 8,5 8,0 6.9 0 AM
41 2019300**** 5,0 5,0 6,0 3,6 5,6 4,0 4,4 7,5 2,0 5,0 0,0 0.0 0.0 0 RN
42 2019300**** 7,5 4,0 9,0 5,3 6,0 5,9 9,0 9,0 7.0 0 AM
43 2019300**** 8,5 6,5 8,0 5,2 8,5 8,3 7,0 9,0 7.7 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: FILOSOFIA
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas;
• Realização de investigações temáticas em sala de aula.
• Leituras de textos para posteriores comentários
Tendo em vista os objetivos propostos na Diretriz Curricular de Filosofia, as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter filosófico - ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos estar caminhando em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Uma avaliação qualitativa levando em consideração as participações discursivas do(a) aluno(a);
• As contribuições nas discussões temáticas;
• Questionamento durante exposições dialogadas;
• Respostas aos Roteiros de Estudos;
• Avaliação Simples na qual serão cobrados os conteúdos do bimestre e que o aluno(a) deverá responder as questões propostas de forma subjetiva e objetiva
A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto avaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasse;
-Testes escritos;
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade.
Horário de atendimento:
Bibliografia: 1.Livro didático escolhido pelo PNLD 2018:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, Filosofando: Introdução à Filosofia, volume único / Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins.. - 6 ed. - São Paulo: Moderna, 2016.

2.Referências para o(a) professor(a)

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.
______. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio. Vol III – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
GALLO, Sívio & KOHAN, Walter Omar. Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2ed. São Paulo: Cortez, 2009.
KOHAN, Walter O, GALLO, Sílvio & RIBEIRO, Álvaro. Filosofia na Escola Pública. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em Sala de Aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas-SP: Autores Associados, 2009.
SILVEIRA, Renê J. T,; GOTO, Roberto (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/02/2019
28/02/2019
Definição de Filosofia
07/03/2019
07/03/2019
A experiência filosófica
14/03/2019
14/03/2019
Reflexão filosófica
21/03/2019
21/03/2019
O Processo do filosofar
28/03/2019
28/03/2019
Aprender a viver - Texto reflexivo
04/04/2019
04/04/2019
Atividade avaliativa
11/04/2019
11/04/2019
A filosofia nasceu no Ocidente
18/04/2019
18/04/2019
Período pré-socratico
25/04/2019
25/04/2019
Avaliação Bimestral
02/05/2019
02/05/2019
A consciência mítica/ mitologia grega
09/05/2019
09/05/2019
Primeiros filósofos: Heráclito e Parmêndes
16/05/2019
16/05/2019
O mundo humano dos símbolos/A cultura como construção humana
23/05/2019
23/05/2019
Diversidade cultural
06/06/2019
06/06/2019
O que é linguagem?/A linguagem verbal
10/06/2019
10/06/2019
Funções da linguagem/ Linguagem pensamento e cultura
13/06/2019
13/06/2019
Revisão( Capítulo 2,3 e 4)
27/06/2019
27/06/2019
Avaliação Bimestral
01/08/2019
01/08/2019
Trabalho: por que o ser humano trabalha?
08/08/2019
08/08/2019
Trabalho: humanização ou tortura?/ Concepções sobre o trabalho
15/08/2019
15/08/2019
Alienação do trabalho/ Critica a sociedade administrativa
22/08/2019
22/08/2019
Sociedade de consumo/ Da fabrica ao escritório
29/08/2019
29/08/2019
Sociedade pós-moderna: o hipercosumismo/ Uma civilização do lazer
05/09/2019
05/09/2019
Taylorismo: o trabalho em migalhas
12/09/2019
12/09/2019
O trabalho alienado
19/09/2019
19/09/2019
Atividade de revisão
26/09/2019
26/09/2019
Avaliação Bimestral
10/10/2019
10/10/2019
O ato de conhecer: as teorias da verdade
17/10/2019
17/10/2019
Ideologia: as ilusões do conhecimento
24/10/2019
24/10/2019
A felicidade: tipos de amor
31/10/2019
31/10/2019
Jornada Academica
06/11/2019
06/11/2019
Conhecimento e verdade Sponville
07/11/2019
07/11/2019
A felicidade para Aristóteles
12/11/2019
12/11/2019
Texto : Aristóteles - a felicidade / A solução da antinomia do gosto: do individuo ao sujeito
14/11/2019
14/11/2019
Conceito de estética: a diferença do belo e do feio
21/11/2019
21/11/2019
A questão do gosto e a compreensão dos sentidos - Atividade
28/11/2019
28/11/2019
Avaliação Bimestral
Avaliações
Data Descrição
04/04/2019 1ª Avaliação
25/04/2019 2ª Avaliação
23/05/2019 3ª Avaliação
27/05/2019 4ª Avaliação
29/08/2019 5ª Avaliação
26/09/2019 6ª Avaliação
24/10/2019 7ª Avaliação
28/11/2019 8ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma
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Título

Data
Conteúdos Exame Final 09/12/2019
Conteúdos Recuperação 04/12/2019

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb06.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1074 06/05/2024 22:58