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011 CTF - FILOSOFIA - Turma: MI 2 (2019.0)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (28/02/2019 - 28/02/2019)
Teoria do conhecimento (07/03/2019 - 07/03/2019)
Filosofia pré-socrática / Sofista: a arte de argumentar (14/03/2019 - 14/03/2019)
Método Socrático / Platão: o mundo das ideias (21/03/2019 - 21/03/2019)
Cavernas contemporâneas (28/03/2019 - 28/03/2019)
Atividade Avaliativa (04/04/2019 - 04/04/2019)
Filosofia de Aristóteles (11/04/2019 - 11/04/2019)
Europa cristianizada: fé e razão (18/04/2019 - 18/04/2019)
Avaliação Bimestral (25/04/2019 - 25/04/2019)
Racionalismo cartesiano /Empirismo britânico (02/05/2019 - 02/05/2019)
O criticismo de Kant / Idealismo dialético de Hegel/Positivismo de Comte / Materialismo de Marx (09/05/2019 - 09/05/2019)
A crise da razão/ Schopenhauer /Razão e fé de Kierkegaard / o critério da vida de Nietzsche (16/05/2019 - 16/05/2019)
Fenomenologia de Husserl / Pragmatismo e neopragmatismo / Filosofia analítica (23/05/2019 - 23/05/2019)
xx (30/05/2019 - 30/05/2019)
Atividade avaliativa (06/06/2019 - 06/06/2019)
Teoria crítica na escola de Frankfurt / Habermas: racionalidade comunicativa / Pós-modernidade (10/06/2019 - 10/06/2019)
Reposição do dia 30/05/2019 - (Paralisação)
Foucault: verdade e poder /Derrida: desconstrucionismo / Deleuze: criação de conceitos (13/06/2019 - 13/06/2019)
Feriado (20/06/2019 - 20/06/2019)
Avaliação Bimestral (27/06/2019 - 27/06/2019)
O que é liberdade para alguns filósofos (01/08/2019 - 01/08/2019)
Mito, tragedia e filosofia ( O mito de Édipo) (08/08/2019 - 08/08/2019)
Liberdade incondicional e livre-arbítrio? determinismo positivista (15/08/2019 - 15/08/2019)
Liberdade wm Espinosa e uma perspectiva racionalista sobre liberdade (22/08/2019 - 22/08/2019)
Fenomenologia e a liberdade situada (29/08/2019 - 29/08/2019)
Alain: uma perspectiva racionalista (05/09/2019 - 05/09/2019)
A liberdade para Merleau-Ponty (12/09/2019 - 12/09/2019)
Felicidade e autonomia de escolha (19/09/2019 - 19/09/2019)
Avaliação Bimestral (26/09/2019 - 26/09/2019)
Paralisação (03/10/2019 - 03/10/2019)
Direitos Humanos e Noção de justiça (10/10/2019 - 10/10/2019)
Jurisnaturalismo e positivismo jurídico (17/10/2019 - 17/10/2019)
Declaração Universal dos Direitos Humanos/ Democracia e Direitos Humanos (24/10/2019 - 24/10/2019)
Jornada Acadêmica (31/10/2019 - 31/10/2019)
Atenas no período clássico/ Sofistas e a retórica (07/11/2019 - 07/11/2019)
Teoria política de Platão e Aristóteles (14/11/2019 - 14/11/2019)
Política e Religião: Patrística e Escolástica - Atividade (21/11/2019 - 21/11/2019)
Avaliação Bimestral (28/11/2019 - 28/11/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN AGO SET OUT NOV Total
28 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 06 10 13 20 27 01 08 15 22 29 05 12 19 26 10 17 24 07 14 21 28
1 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018301**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018300**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018301**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
10 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
11 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
12 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
17 2018300**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 1 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
18 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2018301**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Unid. 6 Unid. 7 Unid. 8 Unid. 9 Unid. 10 Unid. 11 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018300**** 8,0 7,0 6,0 8,5 7,0 10,0 5,0 6,0 7.2 2 AM
2 2018300**** 8,5 5,0 9,3 4,5 7,5 9,5 6,0 9,0 7.5 2 AM
3 2018300**** 9,0 5,0 3,9 8,5 9,5 8,7 5,0 8,0 7.2 2 AM
4 2018300**** 7,3 7,0 9,0 8,0 7,0 8,0 9,0 8,0 8.0 6 AM
5 2018300**** 5,0 4,0 5,0 3,5 6,5 7,0 6,0 6,0 8,0 6.2 5 AM
6 2018300**** 8,0 3,0 8,7 8,0 8,0 7,7 7,0 8,0 7.4 1 AM
7 2018300**** 8,3 5,0 6,5 3,0 9,0 8,5 3,5 5,0 9,0 7.2 1 AM
8 2018300**** 9,0 4,0 10,0 4,5 10,0 6,0 7,0 10,0 7.6 0 AM
9 2018301**** 7,5 3,0 7,7 7,0 8,0 8,0 5,0 7,0 6.7 0 AM
10 2018300**** 8,5 7,0 9,8 8,5 9,5 7,7 9,0 9,0 8.7 0 AM
11 2018300**** 9,0 4,0 10,0 4,0 10,0 7,0 6,0 9,0 7.4 0 AM
12 2018300**** 8,3 4,0 8,1 4,0 9,0 5,5 5,0 7,0 6.5 0 AM
13 2018300**** 9,5 8,0 9,9 5,5 9,5 10,0 8,0 8,0 8.6 0 AM
14 2018301**** 8,5 4,0 9,0 8,5 7,0 10,0 8,0 8,0 8.0 1 AM
15 2018300**** 9,0 4,0 8,9 4,5 9,0 5,7 9,0 9,0 7.4 2 AM
16 2018300**** 7,5 5,0 6,0 5,0 6,0 7,0 6,5 8,0 5,0 6.5 0 AM
17 2018300**** 7,5 4,0 8,4 5,5 8,0 8,2 8,0 7,0 7.1 0 AM
18 2018300**** 9,0 1,0 9,5 4,5 8,0 8,0 9,0 9,0 7.3 1 AM
19 2018301**** 8,5 4,0 5,4 4,0 5,5 7,5 5,0 5,0 8,0 6.2 2 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: FILOSOFIA
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas;
• Realização de investigações temáticas em sala de aula.
• Leituras de textos para posteriores comentários
Tendo em vista os objetivos propostos na Diretriz Curricular de Filosofia, as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter filosófico - ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos estar caminhando em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Uma avaliação qualitativa levando em consideração as participações discursivas do(a) aluno(a);
• As contribuições nas discussões temáticas;
• Questionamento durante exposições dialogadas;
• Respostas aos Roteiros de Estudos;
• Avaliação Simples na qual serão cobrados os conteúdos do bimestre e que o aluno(a) deverá responder as questões propostas de forma subjetiva e objetiva
A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto avaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasse;
-Testes escritos;
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade
Horário de atendimento:
Bibliografia: 1. Livro didático escolhido pelo PNLD 2018:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, Filosofando: Introdução à Filosofia, volume único / Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins.. - 6 ed. - São Paulo: Moderna, 2016.


2. Referências para o(a) professor(a)

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.
______. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio. Vol III – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
GALLO, Sívio & KOHAN, Walter Omar. Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2ed. São Paulo: Cortez, 2009.
KOHAN, Walter O, GALLO, Sílvio & RIBEIRO, Álvaro. Filosofia na Escola Pública. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em Sala de Aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas-SP: Autores Associados, 2009.
SILVEIRA, Renê J. T,; GOTO, Roberto (Orgs.). Filosofia no Ensino Médio: temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/02/2019
28/02/2019
Apresentação da disciplina
07/03/2019
07/03/2019
Teoria do conhecimento
14/03/2019
14/03/2019
Filosofia pré-socrática / Sofista: a arte de argumentar
21/03/2019
21/03/2019
Método Socrático / Platão: o mundo das ideias
28/03/2019
28/03/2019
Cavernas contemporâneas
04/04/2019
04/04/2019
Atividade Avaliativa
11/04/2019
11/04/2019
Filosofia de Aristóteles
18/04/2019
18/04/2019
Europa cristianizada: fé e razão
25/04/2019
25/04/2019
Avaliação Bimestral
02/05/2019
02/05/2019
Racionalismo cartesiano /Empirismo britânico
09/05/2019
09/05/2019
O criticismo de Kant / Idealismo dialético de Hegel/Positivismo de Comte / Materialismo de Marx
16/05/2019
16/05/2019
A crise da razão/ Schopenhauer /Razão e fé de Kierkegaard / o critério da vida de Nietzsche
23/05/2019
23/05/2019
Fenomenologia de Husserl / Pragmatismo e neopragmatismo / Filosofia analítica
30/05/2019
30/05/2019
xx
06/06/2019
06/06/2019
Atividade avaliativa
10/06/2019
10/06/2019
Teoria crítica na escola de Frankfurt / Habermas: racionalidade comunicativa / Pós-modernidade
13/06/2019
13/06/2019
Foucault: verdade e poder /Derrida: desconstrucionismo / Deleuze: criação de conceitos
20/06/2019
20/06/2019
Feriado
27/06/2019
27/06/2019
Avaliação Bimestral
01/08/2019
01/08/2019
O que é liberdade para alguns filósofos
08/08/2019
08/08/2019
Mito, tragedia e filosofia ( O mito de Édipo)
15/08/2019
15/08/2019
Liberdade incondicional e livre-arbítrio? determinismo positivista
22/08/2019
22/08/2019
Liberdade wm Espinosa e uma perspectiva racionalista sobre liberdade
29/08/2019
29/08/2019
Fenomenologia e a liberdade situada
05/09/2019
05/09/2019
Alain: uma perspectiva racionalista
12/09/2019
12/09/2019
A liberdade para Merleau-Ponty
19/09/2019
19/09/2019
Felicidade e autonomia de escolha
26/09/2019
26/09/2019
Avaliação Bimestral
03/10/2019
03/10/2019
Paralisação
10/10/2019
10/10/2019
Direitos Humanos e Noção de justiça
17/10/2019
17/10/2019
Jurisnaturalismo e positivismo jurídico
24/10/2019
24/10/2019
Declaração Universal dos Direitos Humanos/ Democracia e Direitos Humanos
31/10/2019
31/10/2019
Jornada Acadêmica
07/11/2019
07/11/2019
Atenas no período clássico/ Sofistas e a retórica
14/11/2019
14/11/2019
Teoria política de Platão e Aristóteles
21/11/2019
21/11/2019
Política e Religião: Patrística e Escolástica - Atividade
28/11/2019
28/11/2019
Avaliação Bimestral
Avaliações
Data Descrição
04/04/2019 1ª Avaliação
25/04/2019 2ª Avaliação
06/06/2019 3ª Avaliação
27/06/2019 4ª Avaliação
06/09/2019 5ª Avaliação
26/09/2019 6ª Avaliação
07/11/2019 7ª Avaliação
28/11/2019 8ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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