• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 22:30. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.

-

010 CTF - SOCIOLOGIA - Turma: MI 2 (2019.0)

Tópicos Aulas
Apresentação da Disciplina (28/02/2019 - 28/02/2019)
O capitalismo e a formação do pensamento clássico (07/03/2019 - 07/03/2019)
Émile Durkheim: coesão e fato social (14/03/2019 - 14/03/2019)
Max Weber: ação social e tipos ideias (21/03/2019 - 21/03/2019)
Karl Marx: trabalho e classes sociais (28/03/2019 - 28/03/2019)
Atividade Avaliativa (04/04/2019 - 04/04/2019)
Aspectos estruturais e conjunturais da sociologia (11/04/2019 - 11/04/2019)
Atividade: Você já pensou nisto? (18/04/2019 - 18/04/2019)
Avaliação Bimestral (25/04/2019 - 25/04/2019)
O trabalho em Durkheim, Weber e Marx /Força de trabalho e alienação (02/05/2019 - 02/05/2019)
Taylorismo e fordismo (09/05/2019 - 09/05/2019)
Toyotismo e o neoliberalismo / novas modalidades de trabalho (16/05/2019 - 16/05/2019)
Atividade Avaliativa (23/05/2019 - 23/05/2019)
xx (30/05/2019 - 30/05/2019)
A divisão da sociedade em Durkheim / a estratificação social em Weber (06/06/2019 - 06/06/2019)
As classes sociais em Marx / as classes e os estratos sociais no século XX (10/06/2019 - 10/06/2019)
Reposição do dia 31/05/2019
A dinâmica das classes médias (13/06/2019 - 13/06/2019)
Feriado (20/06/2019 - 20/06/2019)
Avaliação Bimestral (27/06/2019 - 27/06/2019)
Sociologia Brasileira: formação do Brasil (01/08/2019 - 01/08/2019)
A geração 1930 (08/08/2019 - 08/08/2019)
A escravidão e a questão racial (15/08/2019 - 15/08/2019)
Subdesenvolvimento e dependência econômica (22/08/2019 - 22/08/2019)
Precarização do trabalho no Brasil (29/08/2019 - 29/08/2019)
A industria cultural (05/09/2019 - 05/09/2019)
A revolução Informacional (12/09/2019 - 12/09/2019)
Valorização e financeirização do capital (19/09/2019 - 19/09/2019)
Avaliação Bimestral (26/09/2019 - 26/09/2019)
Paralisação (03/10/2019 - 03/10/2019)
O poder das religiões (10/10/2019 - 10/10/2019)
O papel social da educação (17/10/2019 - 17/10/2019)
O poder na mídia na sociedade (24/10/2019 - 24/10/2019)
Jornada Acadêmica (31/10/2019 - 31/10/2019)
A questão de gênero na escola (07/11/2019 - 07/11/2019)
Direitos humanos é direito de bandido? - Atividade (21/11/2019 - 21/11/2019)
Avaliação Bimestral (28/11/2019 - 28/11/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula FEV MAR ABR MAI JUN AGO SET OUT NOV Total
28 07 14 21 28 04 11 18 25 02 09 16 23 06 10 13 20 27 01 08 15 22 29 05 12 19 26 10 17 24 07 14 21 28
1 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018301**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018300**** 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 1 0 0 0 0 0 1 0 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6
4 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
5 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
8 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018301**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
10 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
12 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
13 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
14 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
15 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
17 2018300**** 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 1 1 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 5
18 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
19 2018301**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 2
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Unid. 6 Unid. 7 Unid. 8 Unid. 9 Unid. 10 Unid. 11 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018300**** 8,0 6,8 6,0 6,9 8,0 9,0 5,0 6,0 7.0 2 AM
2 2018300**** 6,0 3,9 5,0 6,1 6,3 7,0 6,6 6,0 8,0 6.5 5 AM
3 2018300**** 8,0 8,9 9,8 7,9 9,5 8,0 9,0 9,0 8.8 0 AM
4 2018300**** 9,0 9,0 9,5 5,1 8,0 7,0 9,0 8,0 8.1 1 AM
5 2018300**** 9,0 8,0 5,9 5,1 8,5 7,8 5,0 8,0 7.2 2 AM
6 2018300**** 6,5 6,8 8,4 5,7 8,0 9,0 8,0 7,0 7.5 0 AM
7 2018300**** 9,0 6,4 10,0 4,2 10,0 7,0 7,0 10,0 8.0 0 AM
8 2018301**** 8,0 3,9 7,7 5,0 9,0 9,0 5,0 7,0 6.9 0 AM
9 2018300**** 8,8 8,0 6,5 4,1 7,5 5,0 5,0 9,0 6.8 1 AM
10 2018300**** 8,0 6,8 10,0 5,3 10,0 4,0 6,0 9,0 7.5 0 AM
11 2018300**** 7,3 4,2 8,1 6,3 9,0 6,0 5,0 7,0 6.7 1 AM
12 2018300**** 7,3 8,0 9,0 6,1 8,0 8,0 9,0 8,0 8.0 6 AM
13 2018300**** 9,5 8,1 9,9 6,4 9,5 5,6 8,0 6,0 7.9 0 AM
14 2018301**** 6,5 3,7 9,0 6,0 8,0 10,0 8,0 7,0 7.3 1 AM
15 2018300**** 10,0 7,8 8,2 4,4 10,0 8,0 9,0 9,0 8.3 2 AM
16 2018300**** 7,5 6,3 5,7 6,1 7,0 6,6 8,0 5,0 6.6 0 AM
17 2018300**** 8,5 8,6 9,3 5,1 8,5 7,0 6,0 9,0 7.8 2 AM
18 2018301**** 8,5 6,9 5,4 2,8 4,7 7,5 6,0 5,0 7,0 6.3 2 AM
19 2018300**** 7,0 7,1 8,7 5,0 7,0 9,0 7,0 7,0 7.3 0 AM

Nenhum item foi encontrado

Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: SOCIOLOGIA
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: • Aulas expositivas dialogadas;
• Realização de investigações temáticas em sala de aula.
• Leituras de textos para posteriores comentários
Tendo em vista os objetivos propostos na Diretriz Curricular de Sociologia, as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter filosófico - ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos estar caminhando em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Uma avaliação qualitativa levando em consideração as participações discursivas do(a) aluno(a);
• As contribuições nas discussões temáticas;
• Questionamento durante exposições dialogadas;
• Respostas aos Roteiros de Estudos;
• Avaliação Simples na qual serão cobrados os conteúdos do bimestre e que o aluno(a) deverá responder as questões propostas de forma subjetiva e objetiva
A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto avaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasse;
-Testes escritos;
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade
Horário de atendimento:
Bibliografia: 1. Livro didático escolhido pelo PNLD 2018:

MACHADO, Igor José de Renó. Sociologia hoje : ensino médio, volume único / Igor José de Renó Machado, Henrique Amorim, Celso Rocha de Barros. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.

2. Referências para o(a) professor(a)

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.
______. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio. Vol III – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de Sociologia - Guia Prático da Linguagem Sociológica. Rio de
Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1995.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2010. 2ª edição.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
28/02/2019
28/02/2019
Apresentação da Disciplina
07/03/2019
07/03/2019
O capitalismo e a formação do pensamento clássico
14/03/2019
14/03/2019
Émile Durkheim: coesão e fato social
21/03/2019
21/03/2019
Max Weber: ação social e tipos ideias
28/03/2019
28/03/2019
Karl Marx: trabalho e classes sociais
04/04/2019
04/04/2019
Atividade Avaliativa
11/04/2019
11/04/2019
Aspectos estruturais e conjunturais da sociologia
18/04/2019
18/04/2019
Atividade: Você já pensou nisto?
25/04/2019
25/04/2019
Avaliação Bimestral
02/05/2019
02/05/2019
O trabalho em Durkheim, Weber e Marx /Força de trabalho e alienação
09/05/2019
09/05/2019
Taylorismo e fordismo
16/05/2019
16/05/2019
Toyotismo e o neoliberalismo / novas modalidades de trabalho
23/05/2019
23/05/2019
Atividade Avaliativa
30/05/2019
30/05/2019
xx
06/06/2019
06/06/2019
A divisão da sociedade em Durkheim / a estratificação social em Weber
10/06/2019
10/06/2019
As classes sociais em Marx / as classes e os estratos sociais no século XX
13/06/2019
13/06/2019
A dinâmica das classes médias
20/06/2019
20/06/2019
Feriado
27/06/2019
27/06/2019
Avaliação Bimestral
01/08/2019
01/08/2019
Sociologia Brasileira: formação do Brasil
08/08/2019
08/08/2019
A geração 1930
15/08/2019
15/08/2019
A escravidão e a questão racial
22/08/2019
22/08/2019
Subdesenvolvimento e dependência econômica
29/08/2019
29/08/2019
Precarização do trabalho no Brasil
05/09/2019
05/09/2019
A industria cultural
12/09/2019
12/09/2019
A revolução Informacional
19/09/2019
19/09/2019
Valorização e financeirização do capital
26/09/2019
26/09/2019
Avaliação Bimestral
03/10/2019
03/10/2019
Paralisação
10/10/2019
10/10/2019
O poder das religiões
17/10/2019
17/10/2019
O papel social da educação
24/10/2019
24/10/2019
O poder na mídia na sociedade
31/10/2019
31/10/2019
Jornada Acadêmica
07/11/2019
07/11/2019
A questão de gênero na escola
21/11/2019
21/11/2019
Direitos humanos é direito de bandido? - Atividade
28/11/2019
28/11/2019
Avaliação Bimestral
Avaliações
Data Descrição
04/04/2019 1ª Avaliação
25/04/2019 2ª Avaliação
24/05/2019 3ª Avaliação
27/06/2019 4ª Avaliação
29/08/2019 5ª Avaliação
26/09/2019 6ª Avaliação
24/10/2019 7ª Avaliação
28/11/2019 8ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

Nenhum item foi encontrado

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | sigjb03.ufpi.br.instancia1 vSIGAA_3.12.1121 20/09/2024 22:20