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011 CTF - FILOSOFIA - Turma: MI 3 (2019.0)

Tópicos Aulas
Apresentação da disciplina (01/03/2019 - 01/03/2019)
Por que estudar lógica? (08/03/2019 - 08/03/2019)
Começando pelas falácias (15/03/2019 - 15/03/2019)
Fundamentos da argumentação: Termo e proposição (22/03/2019 - 22/03/2019)
Quadro de oposições (29/03/2019 - 29/03/2019)
Atividade Avaliativa (05/04/2019 - 05/04/2019)
regras do silogismo (12/04/2019 - 12/04/2019)
Feriado (19/04/2019 - 19/04/2019)
Avaliação Bimestral (26/04/2019 - 26/04/2019)
A reflexão da ética grega/ Ética helenista (03/05/2019 - 03/05/2019)
Concepções éticas medievais / Moral iluminista / Utilitarismo ético (10/05/2019 - 10/05/2019)
A autenticidade em Heidegger / éticas contemporâneas / Ética da responsabilidade (17/05/2019 - 17/05/2019)
Aprender autonomia / Teoria de Piaget (24/05/2019 - 24/05/2019)
Atividade Avaliativa (31/05/2019 - 31/05/2019)
Teoria de Kohlberg (07/06/2019 - 07/06/2019)
Outras tendências da educação moral (14/06/2019 - 14/06/2019)
Avaliação Bimestral (21/06/2019 - 21/06/2019)
Politica, poder e força/ Institucionalização do poder do estado (02/08/2019 - 02/08/2019)
Estado e legitimidade do poder/ Regime democráticos/ Desvios do poder (09/08/2019 - 09/08/2019)
Totalitarismo e autoritarismo/ Vivemos uma democracia? (16/08/2019 - 16/08/2019)
Evento de Informática (23/08/2019 - 23/08/2019)
Feira de Linguagens (30/08/2019 - 30/08/2019)
Democracia Representativa/ Direitos e deveres dos cidadões (06/09/2019 - 06/09/2019)
Democracia e exclusão / Democracia e liberdade (13/09/2019 - 13/09/2019)
Democracia e Religião (20/09/2019 - 20/09/2019)
Avaliação Bimestral (27/09/2019 - 27/09/2019)
Paralisação (04/10/2019 - 04/10/2019)
Características do pensamento moderno/Galileu e o método/ Síntese Newtoniana (11/10/2019 - 11/10/2019)
Método experimental / desenvolvimento das ciência naturais / Crise da ciência (18/10/2019 - 18/10/2019)
Dificuldades metodologias das ciências humanas / Diversidade de métodos/ Antropologia e sociologia (25/10/2019 - 25/10/2019)
Jornada Acadêmica (01/11/2019 - 01/11/2019)
Tendencias naturalistas e humanistas na Psicologia (08/11/2019 - 08/11/2019)
A influência da Religião na ciência (22/11/2019 - 22/11/2019)
Atividade: o poder da ciência (29/11/2019 - 29/11/2019)
Frequências da Turma
# Matrícula MAR ABR MAI JUN AGO SET OUT NOV Total
01 08 15 22 29 05 12 26 03 10 17 24 31 07 14 21 02 09 16 23 30 06 13 20 27 11 18 25 08 22 29
1 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
2 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
3 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
4 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
5 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
6 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
7 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
8 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
9 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
10 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
11 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
12 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
13 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
14 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 2
15 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
16 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
17 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
18 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1
19 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
20 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 1
21 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
22 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
23 2018300**** 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
Notas da Turma
# Matrícula Unid. 1 Unid. 2 Unid. 3 Unid. 4 Unid. 5 Unid. 6 Unid. 7 Unid. 8 Unid. 9 Unid. 10 Unid. 11 Prova Final Resultado Faltas Situação
1 2018300**** 7,5 5,4 8,0 9,7 10,0 9,5 6,5 7,0 8.0 0 AM
2 2018300**** 7,5 4,2 8,0 10,0 7,0 9,0 6,5 7,0 7.5 0 AM
3 2018300**** 9,0 5,7 7,0 8,6 7,0 8,5 6,5 8,0 7.6 0 AM
4 2018300**** 10,0 7,6 7,0 5,5 9,0 10,0 9,0 8,0 8.3 0 AM
5 2018300**** 8,5 7,5 8,5 8,2 8,0 6,2 7,0 5,0 7.4 0 AM
6 2018300**** 8,5 5,5 7,0 5,1 9,0 8,5 7,0 7,0 7.3 0 AM
7 2018300**** 7,0 5,7 8,0 10,0 9,0 8,7 6,5 6,0 7.7 0 AM
8 2018300**** 9,0 4,3 9,0 8,8 9,0 8,5 6,0 2,0 7.1 0 AM
9 2018300**** 7,5 5,8 6,5 8,6 6,0 8,7 7,0 6,0 7.1 0 AM
10 2018300**** 9,5 6,0 6,0 9,1 10,0 9,0 6,0 6,0 7.8 0 AM
11 2018300**** 3,5 6,0 8,0 9,4 4,0 9,5 6,0 4,3 6.4 0 AM
12 2018300**** 7,0 4,5 7,5 8,0 7,0 9,5 7,0 6,0 7.1 1 AM
13 2018300**** 8,5 8,0 5,0 10,0 9,0 8,0 6,0 6,0 7.6 0 AM
14 2018300**** 9,0 5,5 8,5 10,0 8,0 9,7 6,0 2,0 7.4 0 AM
15 2018300**** 4,5 8,0 6,0 7,8 4,0 10,0 6,5 7,0 6.8 2 AM
16 2018300**** 9,5 5,3 8,5 9,2 10,0 9,7 7,0 9,0 8.6 0 AM
17 2018300**** 8,5 6,8 6,0 10,0 10,0 8,7 6,5 9,0 8.3 0 AM
18 2018300**** 9,5 5,5 9,0 9,6 10,0 9,2 7,0 7,0 8.4 0 AM
19 2018300**** 8,0 9,3 8,5 5,2 8,0 9,0 7,0 7,0 7.8 1 AM
20 2018300**** 4,0 5,5 7,0 8,0 8,0 9,5 5,0 7,0 6.8 1 AM
21 2018300**** 7,5 4,5 9,0 8,8 7,0 7,7 5,0 6,0 7.0 0 AM
22 2018300**** 7,5 6,4 6,0 10,0 7,0 7,0 6,5 7,0 7.2 0 AM
23 2018300**** 7,5 5,4 8,0 9,1 6,0 9,5 5,5 7,0 7.4 0 AM

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Plano de Curso

Nesta página é possível visualizar o plano de curso definido pelo docente para esta turma.

Dados da Disciplina
Ementa: FILOSOFIA
Objetivos:
Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: Aulas expositivas dialogadas;
• Realização de investigações temáticas em sala de aula.
• Leituras de textos para posteriores comentários
Tendo em vista os objetivos propostos na Diretriz Curricular de Filosofia, as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter filosófico - ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos estar caminhando em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal.
Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: • Uma avaliação qualitativa levando em consideração as participações discursivas do(a) aluno(a);
• As contribuições nas discussões temáticas;
• Questionamento durante exposições dialogadas;
• Respostas aos Roteiros de Estudos;
• Avaliação Simples na qual serão cobrados os conteúdos do bimestre e que o aluno(a) deverá responder as questões propostas de forma subjetiva e objetiva
A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto avaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extraclasse;
-Testes escritos;
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade
Horário de atendimento:
Bibliografia: 1. Livro didático escolhido pelo PNLD 2018:

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda, Filosofando: Introdução à Filosofia, volume único / Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins.. - 6 ed. - São Paulo: Moderna, 2016.


2. Referências para o(a) professor(a)

BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC, 1999.
______. Secretaria da Educação Básica. Orientações Curriculares Nacionais Para o Ensino Médio. Vol III – Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília: MEC, 2006.
GALLO, Sívio & KOHAN, Walter Omar. Filosofia no Ensino Médio. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. 2ed. São Paulo: Cortez, 2009.
KOHAN, Walter O, GALLO, Sílvio & RIBEIRO, Álvaro. Filosofia na Escola Pública. Petrópolis-RJ: Vozes, 2000.
Cronograma de Aulas

Início

Fim

Descrição
01/03/2019
01/03/2019
Apresentação da disciplina
08/03/2019
08/03/2019
Por que estudar lógica?
15/03/2019
15/03/2019
Começando pelas falácias
22/03/2019
22/03/2019
Fundamentos da argumentação: Termo e proposição
29/03/2019
29/03/2019
Quadro de oposições
05/04/2019
05/04/2019
Atividade Avaliativa
12/04/2019
12/04/2019
regras do silogismo
19/04/2019
19/04/2019
Feriado
26/04/2019
26/04/2019
Avaliação Bimestral
03/05/2019
03/05/2019
A reflexão da ética grega/ Ética helenista
10/05/2019
10/05/2019
Concepções éticas medievais / Moral iluminista / Utilitarismo ético
17/05/2019
17/05/2019
A autenticidade em Heidegger / éticas contemporâneas / Ética da responsabilidade
24/05/2019
24/05/2019
Aprender autonomia / Teoria de Piaget
31/05/2019
31/05/2019
Atividade Avaliativa
07/06/2019
07/06/2019
Teoria de Kohlberg
14/06/2019
14/06/2019
Outras tendências da educação moral
21/06/2019
21/06/2019
Avaliação Bimestral
02/08/2019
02/08/2019
Politica, poder e força/ Institucionalização do poder do estado
09/08/2019
09/08/2019
Estado e legitimidade do poder/ Regime democráticos/ Desvios do poder
16/08/2019
16/08/2019
Totalitarismo e autoritarismo/ Vivemos uma democracia?
23/08/2019
23/08/2019
Evento de Informática
30/08/2019
30/08/2019
Feira de Linguagens
06/09/2019
06/09/2019
Democracia Representativa/ Direitos e deveres dos cidadões
13/09/2019
13/09/2019
Democracia e exclusão / Democracia e liberdade
20/09/2019
20/09/2019
Democracia e Religião
27/09/2019
27/09/2019
Avaliação Bimestral
04/10/2019
04/10/2019
Paralisação
11/10/2019
11/10/2019
Características do pensamento moderno/Galileu e o método/ Síntese Newtoniana
18/10/2019
18/10/2019
Método experimental / desenvolvimento das ciência naturais / Crise da ciência
25/10/2019
25/10/2019
Dificuldades metodologias das ciências humanas / Diversidade de métodos/ Antropologia e sociologia
01/11/2019
01/11/2019
Jornada Acadêmica
08/11/2019
08/11/2019
Tendencias naturalistas e humanistas na Psicologia
22/11/2019
22/11/2019
A influência da Religião na ciência
29/11/2019
29/11/2019
Atividade: o poder da ciência
Avaliações
Data Descrição
05/04/2019 1ª Avaliação
26/04/2019 2ª Avaliação
31/05/2019 3ª Avaliação
21/06/2019 4ª Avaliação
06/09/2019 5ª Avaliação
27/09/2019 6ª Avaliação
25/10/2019 7ª Avaliação
04/12/2019 8ª Avaliação
: Referência consta na biblioteca
Referências Básicas
Tipo de material Descrição
Referências Complementares
Tipo de material Descrição
Notícias da Turma

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