Metodologia de Ensino e Avaliação
Metodologia: |
OBJETIVOS GERAL: Proporcionar um embasamento teórico-conceitual da Epidemiologia como área de investigação em Saúde Coletiva. Específicos: Resgatar os fundamentos/conceitos-chave da epidemiologia; Discutir criticamente os delineamentos de Estudos Epidemiológicos; Preparar o aluno para ler e entender artigos e textos Epidemiológicos. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Noções Gerais Causalidade Medidas em Saúde - Indicadores Magnitude de associações Bias e confundimento Validade / Confiabilidade / Sensibilidade / Especificidade / Valor Preditivo Estudos Epidemiológicos Ensaio clínico randomizado Estudo de coorte Estudo caso-controle Estudo transversal Estudo ecológico METODOLOGIA Aulas expositivas e dialogadas a partir de suporte de bibliografia recomendada; realização de seminários com discussão das temáticas. RECURSOS DIDÁTICOS Quadro branco, pincéis para quadro branco, apagadores, DataShow, notebook, retroprojetor, papel almaço ou A4.
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Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem: |
AVALIAÇÃO O processo de avaliação se baseará na participação dos alunos nas discussões, apresentação dos seminários de sua responsabilidade e presença às aulas. A avaliação ocorrerá de modo processual e permanente, considerando-se os aspectos qualitativos e quantitativos. O rendimento acadêmico será feito através da apuração da frequência às atividades didáticas e da avaliação do aproveitamento escolar. Estará(ão) aprovado(s) por média o(s) aluno(s) que alcançar(em) nota final igual ou superior a 7,0 (sete). Para aqueles com nota inferior a 4,0 (quatro) não haverá Exame Final, estando o(s) mesmo(s) reprovado(s) por nota. Para aqueles com nota entre 4,0 e 6,9 haverá o Exame Final. Para este a média final a ser alcançada será 6,0 (seis), sendo realizada a média da nota do Exame Final com a nota obtida durante a Disciplina. Para a aprovação na disciplina se exige nota final igual ou superior à 7,0 (sete). Para a aprovação no Exame Final se exige nota final igual ou superior à 6,0 (seis). Entretanto, ficará registrado no Histórico Escolar conceitos de AM (aprovado por média) ou EF (aprovado exame final). Serão realizadas: uma avaliação escrita (zero a dez pontos); avaliação qualitativa da participação em sala de aula (zero a dez pontos); e uma avaliação da exposição dos textos (zero a dez pontos) O aluno com excesso de faltas (freqüência inferior a 75% da carga horária da disciplina) estará automaticamente reprovado, sendo desligado da disciplina no semestre ao atingir esse índice independente de qualquer aviso precedente sobre o fato, ficando registrado em seu histórico o conceito RF (Reprovado por falta).
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Horário de atendimento:
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Bibliografia:
| Bonita R, Beaglehole R, Kjellström T. Basic Epidemiology. 2nd Edition. Geneva: World Health Organization, 2006.
Gordis L. Epidemiology. 4th Edition. Philadelphia: W. B. Saunders Co., 2008.
Bhopal RS. Concepts of Epidemiology: an integrated introduction to the ideas, theories, principles and methods of epidemiology. Oxford: Oxford University Press, 2002.
Rothman KJ & Greenland, S. Modern Epidemiology. Ed. Lippincot Williams & Wilkins, 1998.
Henneckens CH & Buring JE. Basic Concepts. Definition and Background. Epidemiology in Medicine. Boston/Toronto: Little, Brown & Co., 1987.
Medronho, RA et al. Epidemiologia. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Atheneu, 2008.
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